quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Maré Alta: Mar avança no litoral piauiense e causa prejuízos a comerciantes

fonte ; acesso 343

Maré Alta na Praia do Arrombado
No tarde desta quarta-feira, dia 28/09, por volta das 15 horas teve início uma maré alta no litoral piauiense que causou prejuízos a comerciantes e moradores. A maré alta deixou todos muito preocupados nas praias do Arrombado, Maramar, Macapá e Coqueiro.

A reportagem  percorreu parte do litoral do Piauí e pôde verificar a destruição e os prejuízos causados pela “revolta das águas do mar”.

A visita as praias foi iniciada pelo Arrombado, lá as águas do mar invadiram a área de praia de forma leve, não atingindo os bares. O comerciante Miguel da Silva, proprietário do Bar O Miguel disse “que a maré não foi tão agressiva e que o perigo seria se ela tivesse vindo cavando o chão”.

Na praia do Maramar a maré alta não chegou a causar danos materiais aos donos de bares. No Macapá a maré invadiu as barracas de palha que que ficam em frente ao bar e restaurante Chico Izaura e o quintal de uma residência que fica ao lado do referido bar.

Francisco das Chagas de França, conhecido popularmente por Chico Izaura, de 63 anos, comerciante a 20 anos, disse que “as marés altas já destruíram campo de futebol, chafariz, asfalto, residências e bares desde 1992, falou também que já perdeu 4 bares com as marés e corre o risco de perder o 5º.

Na praia do Coqueiro a maré invadiu a área das barracas de bares dos comerciantes Alberto, Zé Caetano, Gonzaga, Faísca e Carlão. No restaurante Alô Brasil o proprietário Francisco das Chagas Araújo, conhecido popularmente por “Novo”, mandou colocar 300 sacos com areia em frente as barracas para evitar a destruição das mesmas.

Na frente das residências dos empresários Onofre Filho e Virgílio Machado na praia do Coqueiro foram colocados aproximadamente 3 mil sacos com areia para contenção das águas do mar.

Praia do Arrombado




Praia do Maramar




Praia do Macapá









Praia do Coqueiro







Nenhum comentário: