sábado, 30 de junho de 2012

Marcha das Vadias reúne multidão em Teresina

O início foi na Praça da Liberdade, de onde a passeata seguiu pela avenida Frei Serafim

 Marcha das Vadias reúne multidão nas ruas de Teresina

Marcha percorreu as principais ruas da capital (Foto Divulgação)
A Marcha das Vadias, versão local de movimento mundial iniciado no Canadá, para protestar contra a violência contra as mulheres, reuniu centenas de pessoas no final da tarde de sexta-feira no Centro de Teresina.

O início foi na Praça da Liberdade, de onde a passeata seguiu pela avenida Frei Serafim e ruas David Caldas e Coelho Rodrigues. É a primeira vez que Teresina recebe a marcha, evento realizado desde 2011 em vários países, inclusive no Brasil.

"As pessoas precisam ficar atentas aos altos índices de violência contra a mulher, especialmente em Teresina.

Segundo os dados do Mapa da Violência de 2012, nossa capital aparece em 9º lugar entre as capitais com maiores taxas de mortalidade feminina", disse a presidente do Grupo Matizes, Marinalva Santana.
O nome "Marcha das Vadias" originou-se a partir do comentário de um oficial de Toronto, no Canadá, que orientou as mulheres a não se vestirem de maneira vulgar, como "vadias", para evitar o estupro.

Dessa forma, o movimento protesta contra a crença de que as mulheres são estimuladores do crime, além de defender o fim da discriminação contra as mulheres nas mais diversas formas.

Nenhum comentário: