sábado, 30 de junho de 2012

Primeira noite de festa no Arraiá de São João da Parnaíba



O XII Arraial de São João da Parnaíba iniciou nesta sexta-feira 29 de junho, dia de São Pedro, com um público estimado em 15 mil pessoas na Praça de Eventos Mandu Ladino, desde a abertura do evento às 18h com a apresentação da Banda Municipal Simplício Dias da Silva, até o Show de encerramento, que ficou por conta da banda Estação do Forró. Desfilaram no arraial as rainhas juninas e os cordões dos bois mirins Campina Verde e Estrela Cadente. A noite teve continuidade com as apresentações das quadrilhas da categoria adulta Balança Mas Não Cai e Arrocha o Nó. A Prefeitura destina uma premiação superior a 170 mil reais para os grupos folclóricos inscritos que apresentarem os melhores espetáculos.

O festival de bumba-meu-boi e quadrilhas de Parnaíba são reconhecidos como um dos melhores do Nordeste, destacando-se pela estrutura montada para acolher o público com arquibancadas e estandes com produtos típicos juninos. A criatividade dos grupos culturais locais é outro fator que ressalta o Arraial de São João da Parnaíba. De acordo com o secretário municipal de cultura, Francisco Dourado, o evento ganha cada vez mais consistência inclusive para receber os grupos culturais que a cada ano tornam-se mais organizados e com estruturas ainda mais profissionais. Sobre a expectativa para a programação dos nove dias de festa, Dourado diz que é de que o público seja crescente em todo o decorrer do arraial.
O público da primeira noite do XII Arraial de São João da Parnaíba encontrou uma estrutura confortável e segura para toda a família acompanhar as apresentações, visitar os stands com artesanato ou ainda degustarem a culinária das festas juninas. Todos os vendedores do evento foram cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura e atendem a padrões de higiene e qualidade em seus cardápios de bebidas e comidas. A Prefeitura disponibiliza também estrutura transporte coletivo e apoio em saúde com ambulâncias e profissionais de pronto-atendimento, bem como mantém a ordem no trânsito com o apoio da Guarda Civil Municipal.


Imagem: Proparnaiba
Na primeira noite do XII Arraial de São João da Parnaíba, que está sendo realizado na Praça Mandu Ladino, o grande número de pessoas compareceram para prestigiar as apresentações de grupos culturais da cidade.

A programação contemplou a apresentação da Banda Municipal, Desfile das Rainhas Juninas Adulto e Mirim 2012; Os grupos de Bumba-Meu-Boi Mirim Campina Verde, Estrela Cadente, as quadrilhas adulto Fogo de Palha, Rei do Sertão, Balança Mas Não Cai, Arrocha o Nó, e por último, o show da banda parnaibana Estação do Forró.

Muito ritmo, ricos figurinos e belas coreografias foram apresentados pelos participantes dos grupos, que realizam um trabalho durante quase todo o ano a espera do mês junino. O secretário de cultura esteve presente no evento juntamente com sua equipe, que tem grande influência e responsabilidade pela organização da festa.
Muitos visitantes compareceram a Praça Mandu Ladino, não só para as apresentações culturais, como também, para apreciar comidas típicas nas barracas, que todos os anos tradicionalmente investem no sabor, alegria e entretenimento.

Casal de noivos da quadrilha Balança Mas Não Cai (Foto: Valdênia Santos)



fonte: Proparnaiba.com

Nenhum comentário :