segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BEBE SEM BRAÇOS E SEM PERNAS PEDE AJUDA

Postado por Gilmar Lopes no dia 29 de outubro de 2012 5
Foto de uma criança sem os membros circula pelas redes sociais e pede para que seja “curtida” e “compartilhada”. Mas será que isso é real ou fotomontagem?
A imagem não é nova e já apareceu no Facebook algumas vezes desde agosto de 2012. Nela podemos ver um bebê que não possui os braços e as pernas. Na mensagem que acompanha a fotografia, há uma pergunta:
Quantas curtidas esse guerreiro merece?
Quantas curtidas esse guerreiro merece?
Quantas curtidas esse guerreiro merece? (Reprodução: Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A foto é real e foi tirada em 2005! O neném que aparece na imagem se chama Carlos Candelario e nasceu em 17 de dezembro de 2004.
Filho do casal de imigrantes mexicanos Abraão Candelario e Francisca Herrera, Carlos nasceu com a síndrome Tetra-amelia, uma falha rara em um gene na fase embrionária que causa a não formação dos quatro membros do bebê.
Carlos Candelario - Bebê sem braços e pernas!
Carlos Candelario – Bebê sem braços e pernas! (reprodução: Arquivo Pessoal)
Em fevereiro de 2006, os pais do Carlitos moveram uma ação contra a Ag-Mart Produce Inc. – uma usina produtora de tomate localizada na cidade de Immokalee, na Flórida – por acreditarem que o uso de pesticidas em excesso tenha causado os defeitos congênitos graves em seu filho. Francisca Herrera afirma que trabalhou para a Usina em 2004, antes e depois de Carlos nascer. Ela e outros trabalhadores testemunharam que a empresa pulverizava agrotóxicos e pesticidas enquanto eles trabalhavam nos campos.
Carlos Candelario - Bebê sem braços e pernas!
Carlos Candelario aos 3 anos de idade! (foto: Reprodução)
Dois anos depois, em 2008, a família do bebê finalmente viu o processo que havia movido contra a empresa encerrado! Apesar de não terem sidos revelados valores, o porta-voz da Ag-Mart afirmou que ambas as partes chegaram a um acordo e que foi paga uma indenização “significativa” para os Candelarios.

Caso Semelhante

Há um tempinho, publicamos a história de outro rapaz que, apesar de ter nascido com Tetra-amelia, tem uma vida normal e, inclusive, dá palestras motivacionais no mundo todo. Nick Vujicic é um australiano fundador de uma ONG chamada Life Without Limbs (em português: Vida sem Membros). Saiba um pouco mais sobre Vujicic aqui no E-farsas.

Conclusão

A foto é real. O bebê se chama Carlos Candelario e já está com 8 anos de idade. Agora é você é quem decide se quer (ou se precisa) compartilhar ou curtir esse tipo de imagem nas redes sociais.

Nenhum comentário: