quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Piauí e encontra gasolina adulterada

2012: Em Teresina, um posto de combustível foi interditado e outro teve amostras de etanol reprovadas em fiscalização.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou sete postos de combustíveis no Piauí, apenas no primeiro semestre de 2012. Destes, três foram interditados por comercializarem produtos fora das especificações exigidas pelo órgão.


Em Teresina, um posto localizado na Vila Operária, zona Norte da cidade, foi interditado em abril por comercializar gasolina fora das normas. Em junho, outro posto, desta vez do Centro, teve amostras de etanol reprovadas.

Foram reprovadas também amostras de combustíveis em postos de Picos (no bairro Canto da Várzea) e Caxingó (no Centro do município), ambos no mês de maio. 

Em Parnaíba, um posto próximo à Rodoviária teve a amostra de gasolina reprovada e outro, no bairro Nova Parnaíba, foi interditado em fevereiro por comercializar etanol fora das especificações. A interdição também foi realizada em um posto localizado no Centro de Piracuruca em abril.


Em 2010, dois postos foram interditados no Estado, também no primeiro semestre: um em União e outro em Teresina. Ambos por comercializar combustível fora das normas.

Segundo a ANP,  a maioria das irregularidades está relacionada ao desrespeito às normas de segurança, não possuir autorização para o exercício da atividade, possuir a bomba medidora com aferição irregular e oferecer produtos fora das especificações.

Veja porcentagens:


Dados de julho de 2012


O programa Gás Legal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, desde sua criação em setembro de 2010, já fiscalizou mais de 7 mil pontos. Além disso, a ANP autuou mais de 2 mil agentes e interditou mais de mil. Mais de 500 municípios ganharam revendas autorizadas.

Jordana Cury

Nenhum comentário: