sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Inep libera resultado do Enem 2012.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na manhã desta sexta-feira, 28 de dezembro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Entre os 5,7 milhões de inscritos, mais de 4 milhões participaram das provas nos dias 3 e 4 de novembro. A abstenção média do ficou em 27,9%.
No primeiro dia do Enem 2012, os participantes responderam as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), no total de 90 questões. No segundo dia, eles fizeram uma redação e responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).
O tema da prova de redação do Enem 2012 foi: "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". As redações foram avaliadas por dois corretores, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Em caso de discrepância superior a 200 pontos, um terceiro corretor ficou encarregado da nota. Persistindo a diferença, uma banca formada por três professores e presidida por um doutor concedeu a nota final, que varia de 0 a 1.000 pontos.
A redação do Enem pode ser zerada se: não atender a proposta solicitada ou não foi escrita no modelo dissertativo-argumentativo; ficar em branco; tiver menos de sete linhas; tiver trechos com cópia da coletânea ou das questões; tiver impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação. Os participantes do Enem poderão ver suas provas de redação pela primeira vez, mas não há possibilidade de recurso.
Como usar a nota do Enem
As notas do Enem 2012 poderão ser usadas para concorrer as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 ou de processos seletivos das instituições de ensino superior, para obter certificado de conclusão do ensino médio, disputar as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) e solicitar financiamento pelo Fies.
As inscrições para o primeiro SiSU de 2013 deverão ser feitas entre 7 e 11 de janeiro, com oferta de 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e institutos e centros federais de educação, ciência e tecnologia. A primeira chamada do SiSU 2013/1 está prevista para 14 de janeiro.
Quem optou no ato de inscrição do Enem 2012 em obter o certificado de conclusão do ensino médio terá que conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do exame nacional e 500 na redação. Aqueles que obtiverem a pontuação necessária terão que procurar a instituição certificadora escolhida para a emissão do certificado.
As regras do ProUni 2013 ainda não foram divulgadas, mas se continuarem as mesmas os interessados em concorrer às bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades particulares precisarão de 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, sem que a redação tenha sido zerada. Além disso, existem os critérios de renda (veja aqui).
O financiamento pelo Fies pode ser solicitado por todos os participantes do Enem 2012 com renda familiar até 20 salários mínimos, sendo que apenas estudantes com renda familiar até 10 salários mínimos podem solicitar o financiamento total da mensalidade. As outras exigências do Fies podem ser consultadas nesta página.
Para mais informações sobre o resultado do Enem 2012, ligue no Ministério da Educação (MEC) no telefone 0800 616161. A ligação é gratuita.
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário: