sexta-feira, 30 de maio de 2014

Batido o martelo: São João da Parnaíba não terá participação de Bumba-meu-boi


Quadrilhas Juninas da cidade podem seguir o mesmo caminho
Nesta quinta-feira (29/05) aconteceu uma reunião com os presidentes de ‘bois’ de Parnaíba, estiveram lá treze representantes que argumentaram a real situação dos grupos que visavam participar do concurso junino realizado pela prefeitura municipal de Parnaíba.
Todos os grupos participantes são filiados a Sociedade de Bois na qual Batista Filho é o presidente. Batista como representante dos grupos folclóricos teve inúmeras tentativas de diálogo com o Prefeito Florentino Neto e o Superintendente de Cultura Elder Souza, mas nunca ambos chegaram ao objetivo principal que é a liberação ou não de um patrocínio para que os grupos possam se estruturar e assim participar dos eventos juninos, inclusive do São João da Parnaíba promovido pela prefeitura.

Sem esse entendimento e sem nenhuma resposta por parte do executivo municipal os grupos de ‘bois’ bateram o martelo e não irão participar dos folguedos realizado pela superintendência municipal de cultura. A decisão foi unânime e partiu dos próprios representantes dos grupos. Ainda com esperança ficou acertada se a prefeitura propuser alguma resposta positiva até a próxima terça-feira (03/06) a decisão dos ‘bois’ voltará atrás, caso contrário o São João da Parnaíba não terá participação dos grupos de ‘bois’ e algumas quadrilhas juninas.

Ainda nesta quinta-feira se reuniu as quadrilhas filiadas a Liga Parnaíbana de Quadrilhas Juninas e alguns presidentes também apoiaram a idéia e mais da metade dos grupos de quadrilhas seguirão a idéia dos ‘bois’ e não participaram do evento caso não tenha o patrocínio da prefeitura, a reunião contou com a presença do presidente da entidade Fábio Bevilácua.
Para Luiz Carlos presidente do Boi Campina Verde é impossível manter a cultura sem incentivo e caso não tenha apoio os grupos vão paralisar suas atividades. “Tudo que faz em grupo deste requer gastos, desde a fabricação de fantasias até os pagamentos de profissionais e somos humildes não temos condições de manter o grupo folclórico desses funcionando sem apoio.” comenta o senhor Carlos.
Para a Lucineide representante da Balança Mais não Cai atual vice campeã do festival juninos de quadrilhas da cidade, somente o dinheiro da premiação do concurso não paga as coisas gastas com figurino, cenário, profissionais e outras pendências que os grupos tem.

Ascom

Sociedade de Bois de Parnaíba.

Nenhum comentário: