terça-feira, 29 de julho de 2014

Cadela pitbull estéril adota e amamenta filhotes de gata no Piauí


Afeto de cadela com filhotes foi espontâneo, garante o dono do animal.
Cadela teve apenas duas gestações e teve que retirar o útero há três anos.


Cadela Mala faz carinhos nos gatinhos (Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)Cadela Mala faz carinho nos gatinhos (Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)
Há três semanas o empresário Andrei Chaves se viu diante de uma situação inusitada dentro de sua casa em Parnaíba, no Litoral do Piauí. A sua cadela Mala, de 6 anos, estéril e da raça pitbull, adotou dois filhotes de gato que foram encontrados em um terreno baldio.
Segundo Andrei, quando aconteceu a primeira aproximação entre a cadela e os recém-nascidos, a primeira impressão foi de que Mala machucaria os pequenos gatos, mas logo o que poderia ser uma convivência perigosa se tornou uma relação de afeto inesperada.
“Eu nunca tinha visto isso e fiquei com um pouco de medo da reação da Mala, mesmo sabendo que minha cadela é super dócil. Entretanto, me surpreendi porque ela recebeu muito bem os novos moradores. Assim que trouxe os gatinhos para casa, a Mala começou a lambê-los, então eu pegava eles e os levava para outro local, mas ela os seguia. Até que um dia, os gatinhos se aproximaram e ela começou a amamentar”, comentou Andrei.
Mala adotou gatinhos como se fosse seus filhotes (Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)Mala adotou gatinhos como se fossem seus filhotes
(Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)
Para o empresário, a reação de Mala se deu porque ela teve apenas duas gestações e na terceira precisou retirar o útero. Além disso, a cadela perdeu o companheiro.“Há três anos tivemos que retirar o útero dela por conta de uma gestação mal sucedida, a Mala perdeu os filhotes e tivemos que fazer a retirada do útero dela. Além disso, ela perdeu o companheiro há dois meses, que também era da raça pitbull. Depois disso ficou sozinha e por isso adotou os gatinhos”, disse.
Empresário diz que Mala é o xodô da família (Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)Empresário diz que Mala é o xodó da família
(Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal)
O empresário considera a cadela como um membro da família, além disso, ele acredita que os cachorros também sentem solidão. Ele lembrou do comportamento de Mala quando Quias, seu companheiro, faleceu. “A Mala ficava rondando a casa procurando por ele, depois ela começou a cheirar o local onde ele foi enterrado porque fizemos o buraco no quintal. Durante alguns dias ele dormiu em cima do túmulo como se sentisse que ele estava ali”.

Para a médica veterinária Geisa Queiroz, o comportamento de Mala é normal e se deve a uma possível gravidez psicológica. “É comum acontecer este tipo de situação. A cadela pode ter tido uma pseudo gestação devido aos estímulos visuais gerados ao ver os filhotes da gata no momento em que eles estão mamando nela. Estes estímulos acabam levando à produção dos hormônios responsáveis pela produção de leite”, explicou.

Gilcilene AraújoDo G1 PI

Nenhum comentário: