sábado, 26 de julho de 2014

'Hoje eu é quem cuido dela', relata neta que ajuda avó com Alzheimer no PI


Estudante cuida de avó e posta fotos descontraídas nas redes sociais.
'Eu apenas retorno o carinho que ela me deu' diz neta de dona Maria.

Catarina CostaDo G1 PI
  •  
Dona Maria chega a se queixar do 'grude' da neta (Foto: Sacha Aguiar/Arquivo Pessoal)Dona Maria chega a se queixar do 'grude' da neta (Foto: Sacha Aguiar/Arquivo Pessoal)
Considerada a segunda mãe, o papel de avó vai além dos mimos dados aos netos e quando as responsabilidades se invertem? Esta é a vida da estudante de biologia Sacha Aguiar, 23 anos, que cuida da avó com Alzheimer, Maria Madalena, de 90 anos. Para relatar o convívio com velhinha de 'personalidade forte', como a neta mesmo define, a jovem quase que diariamente publica em sua rede social fotos descontraídas e conversas engraçadas delas.
'Nos últimos 10 anos é como olhar uma criança, é o meu bebê', conta neta (Foto: Sacha Aguiar/Arquivo Pessoal)'Me ensina a fazer biquinho', dia a avó (Foto: Sacha
Aguiar/Arquivo Pessoal)
"Nos últimos 10 anos é como olhar uma criança, é o meu bebê! Fui criada pela minha avó, apesar da minha mãe morar conosco e hoje eu é quem cuido dela. Sempre pude contar com a ajuda e conselhos da vó Madalena, agora como ela já não tem tanta memória eu apenas retorno o carinho que sempre me deu", disse emocionada.
A estudante contou dividir a responsabilidade com a mãe, mas como ela trabalha o dia todo às vezes precisa faltar as aulas na universidade para fazer companhia a avó e que aproveita cada momento juntas. "Não vejo como desperdício, pois minha avó é minha prioridade. Ela chega a ser um pouco grossa em alguns momentos, pois este sempre foi o jeito dela, mas eu me divirto", contou.
Em uma das suas postagens, Sacha contou animada que teria mais tempo para passar com a avó Madalena e da resposta ríspida recebida. "Sai da minha cama. Tu tá colocando pra cantar? Vai domir, rezar. Tirou a foto? Me larga menina, deixa de grude", disse a avó. "Ela não diz, mas eu sei que estava com saudade", declarou a neta.
Neta posta fotos inusitadas (Foto: Sacha Aguiar/Arquivo Pessoal)Neta posta fotos inusitadas (Foto: Sacha Aguiar/
Arquivo Pessoal)
Sempre bem humorada, a estudante publicou outro momento em que ensina a avó a tirar selfie fazendo bico. "Vó vamos tirar uma foto fazendo biquinho? E ela diz como é, me ensina", relatou.
Sacha Aguiar comentou que a avó passou o aniversário na terça-feira (22) internada com pneumonia, mas mesmo assim comemorou a data dentro do hospital junto com os tios. "Todo mundo ficou esperando ela ter alta, mas infelizmente tivemos que passar na clínica. São 11 filhos e mais de 50 netos e bisnetos que minha avó consegue reconhecer cada um", declarou.
A jovem disse não ter planejado nada para o dia da avó, celebrado neste sábado (26), mas que cada momento na sua presença lhe dá motivos para festejar.

Nenhum comentário: