sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tumulto no DETRAN em Parnaíba é causado por sindicato em busca de reajustes junto a autoescolas


Um tumulto na 1ª CIRETRAN na manhã desta quinta feira (28) em Parnaíba foi causado por representantes do sindicato dos instrutores e trabalhadores de auto escolas do Piauí que tentaram impedir que exames fossem realizados no pátio do DETRAN em Parnaíba, o que revoltou os alunos de auto escolas. Para Francisco Magno que precisa se ausentar do trabalho para realizar os exames, uma paralisação nem sempre é compreendido pelo seu patrão.


Alunos se estressaram e começaram uma discussão que por pouco não partiu para a violência, segundo algumas testemunhas. Policiais militares foram acionados para acalmarem os ânimos, mas o clima continuou tenso com a presença de quatro pessoas ligadas ao sindicato da categoria.
“A nossa data base é desde junho e já fizemos manifestação, convocamos os patrões para negociação e as autoescolas de Parnaíba não comparecem para um acordo e estamos fazendo essa manifestação aqui é por conta do aumento do nosso piso salarial que é R$ 950,00 aumento no ticket saúde e alimentação, já tivemos algumas rodadas de negociações onde apenas seis das 130 autoescolas do Piauí compareceram, onde foram apresentados apenas 7% em aumento para a categoria que hoje perde 42% enquanto pedem 18% de reajuste”. Comenta Gilberto Cardoso presidente dos instrutores e funcionários de autoescolas.
Representantes do sindicato dos instrutores e funcionários de autoescolas

Ainda de acordo com o sindicato dos funcionários de autoescolas os empregados em sua maioria são pressionados a concordar com a empresa com medo de perderem seus empregos. “Muitos empregados temem por seus empregos e por isso não apoiam nossas ideias em público, mas quem não quer ganhar melhor ou ter seus direitos preservados?”. Questionou o representante do sindicato. Por fim, os testes foram realizados e a paralisação, embora comunicada do dia para a noite, deve seguir em todo o Piauí com o DETRAN garantindo não prejudicar os alunos e autoescolas.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Nenhum comentário: