sábado, 31 de maio de 2014

Prefeitura inaugura três unidades de atendimento e tratamento a pessoas em situação de abandono

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, inaugurou nesta sexta-feira três unidades de atendimento da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. A entrega das unidades ocorreu em uma única solenidade realizada no fim desta tarde na casa de acolhimento infanto-juvenil. Participaram da inauguração representantes do poder executivo, legislativo, judiciário, órgãos de segurança e parceiros. 
A secretária Flaviana Veras anunciou com muita satisfação o início dos trabalhos, apresentando sua equipe de cuidadores, psicólogos, assistentes sociais e educadores. Agradeceu o empenho e a parceria de Joselice Nunes, promotora da Vara da Infância e da Juventude, e se comprometeu a oferecer com carinho e dedicação um tratamento digno às pessoas que de alguma forma já foram vítimas de violência ou tiveram seus direitos violados. 
O prefeito Florentino Neto se mostrou orgulhoso com o comprometimento da Sedesc, que viabilizou com muito esforço e recursos próprios do município, a reforma e adequação dos equipamentos direcionados a tão importante prestação de serviços destinadas às pessoas menos favorecidas. A ação vai de encontro ao comprometimento de seu governo com políticas públicas que garantam o direito e assistência aos menos favorecidos.
Parnaíba é a segunda cidade do estado a oferecer o serviço. Até o momento não havia um local apropriado para receber crianças e jovens de até 21 anos com vínculos familiares rompidos encaminhados para o acolhimento por medidas judiciais. 
Outro grande passo foi a inauguração do Centro Pop que receberá pessoas em situação de rua ou andarilhos que necessitem de um acolhimento. Após atendimento no Centro localizado na avenida São Sebastião, adultos poderão ser encaminhados para a terceira unidade inaugurada. Uma Casa de Passagem que oferecerá tratamento digno a quem necessite de hospedagem temporária até definitivo retorno à sua cidade de origem.
                    www.parnaiba.pi.gov.br

MOVIMENTO PARA O BEM DA ILHA


AS CRIANÇAS, A RESEX E O FUTURO....
Qual será a garantia que estas crianças terão no conhecimento das práticas, conservação e conscientização desta Reserva Extrativista?
Qual será o papel de cada um no próximo ano? Será que os GRAVES problemas BIO-PSICO-SOCIAIS que nos afligem anualmente já estarão efetivamente resolvidos? O ensino nas escolas que compõem a Rede de Educação da RESEX Delta do Parnaíba já terá incorporado a sua grade e ao plano de ação uma disciplina que permita a esta geração, realmente difundir , analisar, questionar e tentar minimizar os problemas que nos preocupam? Eles se conhecerão, terão um INTERELACIONAMENTO nas comunidades que compõem a RESEX?Qual terá sido o papel do ICMbio nestas situações? Qual será o Agendamento Social e possíveis soluções dos Gestores Públicos? E as instituições do terceiro setor, qual será o papel delas neste contexto?
São perguntas que exigem questionamentos e soluções urgentes, pois o tempo não para...
Pense nisto.....
E o Movimento Para o Bem da Ilha sabe que tais indagações exigem UNIÂO, RESPEITO, COMPROMISSO E AMOR de todos por nossa RESEX.
Estamos trabalhando pelo desenvolvimento das comunidades que compõem a RESEX. A Associação dos Pescadores tem este compromisso social, de inclusão e quer ouvir a voz de cada um!
Venha, vamos juntos.. Estamos vivendo um novo momento em toda a RESEX Delta do Parnaíba, por quê você sabe, que a Ilha só será efetivamente forte, quando todos estiverm conscientes do seu papel como agentes da CIDADANIA..
Foto de Themistocles Gomes Pereira.

Quase 90% dos fumantes lamentam ter consumido primeiro cigarro

Quase 90% dos fumantes lamentam ter consumido primeiro cigarro

A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado hoje (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado amanhã (31).

A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências.

"Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área de saúde. E tenho receio de ter um câncer de pulmão ou algo assim", lamenta.

De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotina.

Os dados mostram que mais de dois terços dos brasileiros fumantes têm uma opinião negativa em relação ao tabagismo e que 80% deles já tentou parar de fumar.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos fumantes brasileiros não quer fumar, mas está presa pela dependência e apoia o fortalecimento de ações de combate ao tabagismo.

Apesar das dificuldades de largar o cigarro, o engenheiro de sistemas Cleto Praia, 63 anos, mostra que é possível parar.

"Comecei a fumar na adolescência parei e voltei a fumar várias vezes. Agora já tem nove anos que não fumo e não sinto vontade. Pode fumar do meu lado que não me incomodo”, disse.

“Depois que parei de fumar, tudo melhorou. Se eu não tivesse parado estaria morto, eu tinha muitos problemas respiratórios, fumava três maços num só dia e agora caminho duas horas por dia", conta.

O estudo foi coordenado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e desenvolvida em 20 países. No Brasil, foram ouvidas 1.830 pessoas de três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Fonte: Agência Brasil

Mulher é presa pela PF por tráfico internacional de drogas no Galeão

Ela se preparava para deixar o país quando foi identificada e presa. Pena pode variar de 5 a 15 anos de prisão, com possível aumento

Cocaína
Cocaína
Foto: Divulgação

Uma mulher de 46 anos foi presa pela Polícia Federal no final da noite desta quinta (29) tentando embarcar para Amsterdã, na Holanda, com quase dois quilos de cocaína . A apreensão aconteceu no Aeroporto Internacional do Galeão. Ela foi autuada por tráfico internacional de drogas e pode ser condenadas a penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão com aumento de um terço a dois terços.
Quando as bagagens dela foram submetidas a exames de raio X , logo foi identificado que em uma das malas havia material suspeito. A passageira foi identificada e retirada da aeronave. O entorpecente estava escondido dentro de um cilindro metálico.
Natural de Filipinas, a mulher alegou que reside na cidade paquistanesa de Lahore, maior cidade da província de Punjab. É mãe de quatro filhas e seu marido é um pescador. Ela não esclareceu as detalhes de como veio ao Brasil para levar cocaína para a Europa. Em seu passaporte consta que chegou ao Rio de Janeiro no último dia 10 de maio como turista. Há registros de entradas e saídas do Paquistão e Filipinas.
FONTE: G1

HOMEM ASSALTA E TERMINA PRESO PELA A POPULAÇÃO


No fim da tarde dessa sexta feira (30/05) por voltas das 17 horasuma elemento Assaltou uma jovem de 16 anos no bairro Nossa Senhora de Fátima  na Rua Francisco Severiano  aonde ele com um ferro se passando por uma arma de fogo, conseguiu  levar da moça  um celular e sua bolsa populares, que viram a cena correram atrás  do Ladrão por nome de Tulio  Souza de Nascimento de 18 anos, e conseguiram pegar o acusado de ter efetuado o Assalto e logo após dominaram ele e viram que ele tinha um ferro na mão, a população fez justiça com as Próprias mãos  batendo  no elemento a Policia foi acionada para ir ate o local da ocorrência e conseguiu constatar que ali tinha mesmo uma tentativa de Assalto, levando o acusado para a Central de Flagrantes 

PM Intercepta scania após denúncia de ameaça por arma de fogo


A Policia Militar foi acionada para uma ocorrência na tarde desta sexta feira (30) por volta das 16 horas após a denuncia de que um caminhoneiro estaria ameaçando uma pessoa por nome de Welison com uma arma de fogo. Imediatamente duas viaturas da Força Tática foram de encontro a Scania que seguia na BR 343 sentido Buriti dos Lopes.

Após a interceptação a policia revistou dois suspeitos e encontrou uma arma de ar-comprimido, utilizada em torneios de tiros ou em situação de perigo, por assaltantes e criminosos de um modo geral. O pior é que para usar esse tipo de arma não existe restrições.

Após o reconhecimento, a vítima disse que foi ameaçada com a arma, porque o motorista identificado por Valcenir, queria comprar “arrebite” (Droga usada por motoristas para não dormir, o que é proibido por lei), um mototaxista que não foi encontrado, teria ido embora com sessenta reais do acusado, isso teria motivado a ameaça.


Já o motorista Valcenir disse que houve um grande mal entendido e que conheceu o rapaz em outra ocasião, por saber que ele poderia comprar uma catraca usada na lona que protege a carga que ele transporta, sendo que não teve seu dinheiro de volta após ser enganado por Welison. Os dois foram encaminhados para a central de flagrantes de onde foram liberados tendo o caso por encerrado.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

MENTIRAS & PROMESSAS: E A CAMPANHA ELEITORAL JA COMEÇOU

PRINCIPAIS PROMESSAS DO POLITICOS DO PIAUI

           primeira mentira      Eis o "Porto de Luiz Correia"

Incrível como a imprensa piauiense, neste período de pré-campanha eleitoral, ainda gasta espaço para falar de projetos e recursos para o Porto de Luiz Correia., OS Políticos acredita nas promessas  para com o Piauí, teve a desfaçatez de tocar no assunto quando visitou o Estado. Infelizmente o eleitorado se prepara para reeleger outra vez uma porção desses políticos mentirosos que vivem de iludir a população. Em se tratando de Piauí, é revoltante saber que vai se reeleger a maioria desses que vivem pregando um prestígio em Brasília que não possuem. Mas, como diz o ditado, “cada povo tem o representante e o governador que merece”
Vila Olímpica

                               mais uma mentira      Eis a "Vila Olímpica"

Se de um lado já se sabe que é quase impossível o Governo Federal e Estadual dar um Porto de mar para o Piauí e, mesmo assim, muitos políticos ainda defendem essa ideia, por outro lado esquecem que a Vila Olímpica de Parnaíba também seria uma obra estruturante de suma importância (PRA NADA SERVE) para a região, principalmente pelos eventos esportivos que o país sediará em 2016. Mas quem abre a boca em favor da obra? Qual dos deputados e senadores piauienses, que recebem votos dos parnaibanos, se preocupa em defender essa bandeira? Afora o deputado federal Osmar Júnior, todos os demais parece não terem sequer conhecimento de que existe esta obra inacabada do governo federal na cidade. A mesma coisa vale para os Tabuleiros Litorâneos. O silêncio em torno do tema é sepulcral. Mesmo neste período de pré-campanha.


Ainda sobre a Vila Olímpica de Parnaíba façamos justiça ao deputado estadual Deusimar Tererê, que em pronunciamentos na Assembleia Legislativa vem fazendo cobranças a respeito. Ele disse recentemente, por exemplo, que gostaria de desmascarar o deputado Osmar Júnior, sobre uma emenda de 110 milhões de reais que afirmavam existir para a obra e que se resumem agora a 14 milhões. “A obra não sai. Não tem dinheiro e provoco aqui o deputado que tanto falou nisso”, disse o Tererê.

Cargos & contracheques

Voltando aos nossos políticos em geral, as mais ferrenhas batalhas são travadas por eles é quando se trata da indicação de nomes para ocuparem cargos comissionados, quer no Estado ou no governo federal. O Governador  que o diga. Após assumir a administração estadual no início de abril o restante do mês inteiro empregou seu tempo em tentar acomodar os indicados dos políticos da “base aliada”. Pelo menos eram técnicos competentes, com possibilidades de ajudar o governo? Claro que não. Eram parentes e afilhados deles que já não sabem mais viver sem que seja mamando nas tetas de governos. Em Brasília o assunto repete-se. Que grandes políticos temos nós!!! Por isso em Brasília eles não têm a moral de uma galinha perante o governo federal E ESTADUAL.

O SONHO JA VEM A PROMESSA DO TREM ISSO E UMA VERGONHA

Fonte: Blog do Bsilva EDIÇÃO JASSIARA SANTOS

Motoqueiro invade preferencial e deixa dois feridos após colisão


Vítimas aguardando atendimento de urgência
Casal em uma moto é surpreendido com uma colisão por volta das 19h30 de sexta-feira (30/05) no cruzamento das ruas Rodrigues Coimbra com Projetada 39, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.
Cleutomar da Silva Lira, de 29 anos, e Oneide Fontenele, de 33 anos, seguiam pela Rua Rodrigues Coimbra em uma moto Fan de cor vermelha quando outra moto não identificada, que seguia na Projetada 39, atravessou na frente do casal que caiu e ficou ferido com a colisão.
Segundo testemunhas, o condutor da outra moto teve leves escoriações e foi embora em seguida. A moto conduzia por Cleutomar foi retirada do local e teve avarias. O Pelotão De Policiamento de Trânsito (PPTRAN) isolou a área do acidente. Como o Samu não foi atender a ocorrência por estar seguido para outra, o Corpo de Bombeiros Militar prestou os primeiros socorros e conduziu as vítimas ao pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).
Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Homem incomoda o vizinho a pedradas e pede desculpas a facadas


Robert Sousa é acusado de lesão corporal
Após incomodar seu vizinho, Robert de Sousa Meneses, 36 anos, foi até a casa do servidor público Miquéias Carvalho da Silva, 28 anos, e o esfaqueou por volta das 23h de quinta-feira (29/05) em frente a sua casa na Travessa Timbira, bairro Piauí, em Parnaíba.  
Miquéias Silva disse que Robert Sousa estava visivelmente sob efeito de substância entorpecente e atirou pedras contra sua casa, bem como o insultou. Depois dos infortúnios o agressor retornou até a casa do servidor público para pedir desculpas e não tirava mão do bolso. Com o desígnio de resolver a situação, Miquéias ouviu o que o agressor tinha a dizer quando foi surpreendido com duas facadas no pescoço que quase atingiu a jugular. Ele ainda foi atingido no tórax, mas a faca acertou o esterno.
Após a denúncia o acusado se escondeu; mas seu pai, ao saber do ocorrido, chamou a polícia e o entregou. A vítima foi até a delegacia da Central de Flagrantes para prestar depoimento. No entanto, para manutenção da prisão de Robert se fez necessário à inclusão de um laudo de corpo de delito. O posto avançado do IML de Parnaíba está sem plantonista nesta sexta-feira (30/05), mas o médico Charles Pítter se comprometeu em realizar o exame.
Miquéias chegou ao IML às 11h30 e o médico só pode atendê-lo às 17h. Ele estava preocupado porque se o procedimento não fosse feito antes das 24h do ocorrido, Robert seria solto. O servidor público disse que já soube de outras notícias de que Robert já havia lesionado outras pessoas gravemente. Familiares do acusado, inclusive o pai, estiveram na delegacia tentando garantir a permanência de Robert na prisão.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Maria da Penha: homem espanca esposa e é preso em Parnaíba


Homens da Força Tática da Polícia Militar de Parnaíba foram acionados no final da tarde desta sexta-feira (30/05) por volta das 17h30min para atender a uma ocorrência de agressão física contra uma mulher, no Centro da cidade.

De acordo com as informações repassadas pela PM e pela própria vítima, Raimundo Nonato de Carvalho, de 47 anos, agrediu a sua esposa de nome Maria Solidade Rocha da Silva, de 41 anos, após discussão. A mulher sofreu uma lesão no cotovelo esquerdo e apresentava alguns edemas pelo corpo. Segundo ela, várias vezes o seu marido realizou ameaças que iria matá-la. 

“Na hora eu comecei a gritar, chamando pelos vizinhos, mas ninguém me escutou. Várias vezes ele me ameaçou, sendo que todas as vezes que ele bebe é desse jeito”, desabafou dona Maria. 


Os dois são andarilhos e há oito anos vivem juntos, só que segundo Maria Solidade, agora foi o estopim para que a relação entre os dois fosse encerrada. A mulher é natural de Barroquinha-CE e seu marido de Camocim-CE. Ambos moraram no município de Tutoia-MA recentemente, no entanto se mudaram para Parnaíba, que segundo Raimundo é “terra boa de se morar”. 

A guarnição da Força Tática que esteve no local realizando a prisão do acusado era comandada pelo Capitão Bernardo, acompanhado do Sargento Aroldo e do Soldado Willian. Raimundo e a vítima foram conduzidos até a Central de Flagrantes de Parnaíba, localizada no Bairro São Benedito.


Maria Solidade estava abalada com o fato
Por Kairo Amaral

sexta-feira, 30 de maio de 2014

cano estora na cidade de luis correia


Cano de 200mm rompido
 Rua Felipe Fontenele ficou alagada depois do vazamento na rede de abastecimento da Agespisa, fato ocorrido no incio dessa manhã de sexta-feira(30/05), deixando a rua alagada e a cidade de Luis Correia sem água nas torneiras.
Operários da estatal estão trabalhando no sentido de fazer o reparo e retomar o fornecimento de água na cidade.

Colisão de duas motocicletas na rua Itaúna bairro Piauí, deixa dois feridos.


Por volta das 11hs 30 dessa sexta-feira(30/05), na rua Itaúna bairro Piauí, foi registrado uma colisão envolvendo duas motocicletas. As informações são que o condutor de uma moto modelo Bros, ocupada pelo motociclista de nome José Cláudio, seguia pela via de mão única quando foi surpreendido por uma moto modelo YBR, pilotada pela pessoa com o pré-nome de Aldenor, que seguia no sentido contrário quando houve a colisão.
Em consequência do acidente, ambos foram de encontro ao chão e ficaram bastante feridos. Duas ambulâncias com socorristas encaminharam as vítimas ao pronto socorro do Heda. 
Veja fotos encaminhadas via WhatsApp pelo telefone de Igor Rodrigues ao portaldocatita.com
Um dos motociclistas, pilotava a YBR, ficou bastante ferido
 José Claudio, levou uma pancada no rosto
 Foi preciso os socorristas usarem o balão de oxigênio em Aldenor
 Moto envolvida no acidente
 Socorristas do Bombeiro e Samu

Duas ambulâncias socorreram as vítimas
fonte blog do catita

Batido o martelo: São João da Parnaíba não terá participação de Bumba-meu-boi


Quadrilhas Juninas da cidade podem seguir o mesmo caminho
Nesta quinta-feira (29/05) aconteceu uma reunião com os presidentes de ‘bois’ de Parnaíba, estiveram lá treze representantes que argumentaram a real situação dos grupos que visavam participar do concurso junino realizado pela prefeitura municipal de Parnaíba.
Todos os grupos participantes são filiados a Sociedade de Bois na qual Batista Filho é o presidente. Batista como representante dos grupos folclóricos teve inúmeras tentativas de diálogo com o Prefeito Florentino Neto e o Superintendente de Cultura Elder Souza, mas nunca ambos chegaram ao objetivo principal que é a liberação ou não de um patrocínio para que os grupos possam se estruturar e assim participar dos eventos juninos, inclusive do São João da Parnaíba promovido pela prefeitura.

Sem esse entendimento e sem nenhuma resposta por parte do executivo municipal os grupos de ‘bois’ bateram o martelo e não irão participar dos folguedos realizado pela superintendência municipal de cultura. A decisão foi unânime e partiu dos próprios representantes dos grupos. Ainda com esperança ficou acertada se a prefeitura propuser alguma resposta positiva até a próxima terça-feira (03/06) a decisão dos ‘bois’ voltará atrás, caso contrário o São João da Parnaíba não terá participação dos grupos de ‘bois’ e algumas quadrilhas juninas.

Ainda nesta quinta-feira se reuniu as quadrilhas filiadas a Liga Parnaíbana de Quadrilhas Juninas e alguns presidentes também apoiaram a idéia e mais da metade dos grupos de quadrilhas seguirão a idéia dos ‘bois’ e não participaram do evento caso não tenha o patrocínio da prefeitura, a reunião contou com a presença do presidente da entidade Fábio Bevilácua.
Para Luiz Carlos presidente do Boi Campina Verde é impossível manter a cultura sem incentivo e caso não tenha apoio os grupos vão paralisar suas atividades. “Tudo que faz em grupo deste requer gastos, desde a fabricação de fantasias até os pagamentos de profissionais e somos humildes não temos condições de manter o grupo folclórico desses funcionando sem apoio.” comenta o senhor Carlos.
Para a Lucineide representante da Balança Mais não Cai atual vice campeã do festival juninos de quadrilhas da cidade, somente o dinheiro da premiação do concurso não paga as coisas gastas com figurino, cenário, profissionais e outras pendências que os grupos tem.

Ascom

Sociedade de Bois de Parnaíba.

Mulher de 33 anos é autuada por tráfico de drogas.


Deu entrada no plantão noturno da central de flagrantes dessa quinta-feira(29/05) como acusada de tráfico de drogas, a nacional Adriana Vieira Maximiano, de 33 anos, residente no conjunto João Paulo II, bairro Mendonça Clark em Parnaíba.

Em posse de Adriana, o comissariado daquela distrital registrou uma apreensão de 21 pedras de crack prontas para comercialização, além de um pedaço sólido da mesma droga e uma quantia de R$ 15 reais em dinheiro.

O delegado Marco Pereira Basto, motivado na apreensão em flagrante da citada droga, autuou Adriana Maximiano no crime previsto em lei do CPB de tráfico de drogas.

A acusada está recolhida em uma cela provisória da central de flagrantes, de onde aguardará vaga na Penitenciária Mista de Parnaíba. FOTE PORTAL DO CATITA

Colisão com motos deixa saldo de vítimas com suspeita de fratura


No início da noite desta quinta-feira (29/05), por volta das 18h, foi registrado uma colisão no cruzamento das Ruas Osvaldo Cruz e São Francisco, em Parnaíba, onde envolveu duas motocicletas e deixou o saldo de duas vítimas.
Segundo informações de populares as duas motocicletas trafegavam pela Rua Osvaldo Cruz só que em sentido contrário, sendo que a Honda POP 100, de cor preta seguia sentido Rua Ceará, já a Yamaha XTZ, também de cor preta seguia em direção a Avenida Pinheiro Machado. 

Testemunhas relataram que o condutor da POP 100, identificado como Antônio Miranda, de 43 anos que tinha como garupeira a senhora identificada como Nilda Célia ao realizar uma conversão a esquerda foi atingido pela Yamaha XTZ que era conduzida por Kleberson Fernandes, de 26 anos e tinha como garupeira uma mulher identificada como Josélia Gomes. Disseram ainda que a conversão foi realizada sem a devida sinalização e que tanto o condutor quanto a garupeira da Honda POP no momento da colisão não faziam uso de capacete.

Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Sargento J. Sousa, acompanhado do Cabo Chagas e Soldado Ivan, foi a primeira a chegar no local, onde isolou a área e organizou o trânsito enquanto aguardavam a chegada da unidade do SAMU e do PPTran.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU esteve no local prestando atendimento as vítimas, Nilda Célia que teve trauma no joelho direiro e fratura na perna direita, e Antônio Miranda que apresentava um ferimento cortante no pé direito com suspeita de fratura.

As vitimas após receberem os primeiros atendimentos foram levadas ao Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA.

Homens do Pelotão de Policiamento de Trânsito – PPTran, Sargento Amarildo, acompanhado dos Soldados Martinho e Júnior estiveram no local realizando perícia e obtendo maiores informações a respeito do ocorrido. 





Por Gilson Brito e Iris Maria