quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Conheça as plantas que afastam o mosquito da dengue e do vírus zika


O verão está próximo e os órgãos de saúde alertam a população para o aumento dos mosquitos Aedes aegypti, conhecidos por transmitir a dengue e o vírus zika. Em entrevista para o Jornal do Piauí desta terça-feira (1º) o professor do curso de agronomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Francisco Leal apresentou algumas alternativas naturais para afastar os insetos das residências.
O professor Francisco Leal é pós-doutor em Horticultura e doutor em Agronomia e dá dicas de como repelir o mosquito da dengue.
O professor Francisco Leal, que é pós-doutor em Horticultura e doutor em Agronomia, atua como pesquisador no Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais, do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, e afirma que duas plantas podem auxiliar no combate ao Aedes aegypti.
A Moringa Oleífera (Moringaceae), cujo extrato mata as larvas do mosquito, e a citronela, que é um repelente natural. "Você pode fazer um extrato com a folha da moringa ou com a semente, que é mais concentrada, depois você coloca na região onde existe foco do mosquito", explicou o professor.
No caso da citronela também é possível fazer um extrato com ação repelente. "Basta bater no liquidificador uma porção de 50 gramas de folha para um litro de água. Depois, você coa retirando o resíduo da folha e passa no piso da casa, na janela ou na porta, a durabilidade de repelência é de 4 a 8 horas", finalizou o especialista.
com informações de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário: