terça-feira, 31 de março de 2015

Redução da maioridade penal para 16 anos pode ser votada ainda nesta terça-feira (31) no Brasil


vai não vai 

 Depois de uma longa discussão e de várias tentativas de obstrução por 41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão.
Com o encerramento de discussão, a PEC poderia ser colocada imediatamente em votação, mas o presidente da CCJ, deputado Arthur Lira (PP-AL), preferiu abrir espaço para debater a proposta antes de colocá-la em votação.
Inscreveram-se novamente, para debater a admissibilidade da redução da maioridade penal, 26 deputados que integram a CCJ.
"Nós não colocaremos a matéria em votação hoje, não dará tempo", reconheceu o presidente da CCJ, Arthur Lira antes da aprovação do requerimento de encerramento de discussão. Ele informou que a apreciação será retomada hoje (31) diretamente com a votação da PEC.
A PEC principal sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos está tramitando na Câmara há mais de 20 anos. A ela foram apensadas mais 38 propostas sobre o mesmo tema.
Se a admissibilidade da PEC for aprovada pela CCJ, será criada uma comissão especial que irá analisar o mérito da matéria. Só depois de muita discussão é que a proposta terá seu parecer votado pela comissão e, depois, pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação.
Caso seja aprovada pelos deputados, a PEC será encaminha à apreciação do Senado. Se for modificada pelos senadores, terá que retornar à Câmara para novas deliberações. Para uma PEC ser aprovada, são necessários os votos de, no mínimo, 308 dos 513 deputados da Câmara, nos dois turnos de votação.
Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), caso o texto seja admitido na comissão e comece a tramitar na Câmara, o STF (Supremo Tribunal Federal) vai ter que interferir, sinalizando que o PT deve recorrer ao Judiciário para suspender a discussão.
— O STF poderá e deverá sustar o andamento dessa proposta de emenda à constituição. Se essa PEC avançar, ele pode e deve ser trancada por um mandado de segurança do STF. Nem nós, constituintes secundários, podemos alterar o que o constituinte originário estabeleceu.


FONTE: R 7 

policial militar em Luzilândia mata suspeito de crime

Os dois homens acusados de assassinar o cabo da Polícia Militar, Cunha, na noite desta segunda-feira (30) em Luzilândia foram mortos, pela polícia, na manhã de hoje (31) na zona rural de Batalha durante troca de tiros.

Antonio Francisco Silva Cardoso, vulgo “knor”, de 19 anos, e Jorge Luiz da Silva Lima Costa, 17 anos, foram mortos durante perseguição e troca de tiros contra a polícia. A dupla foi encontrada através de investigações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar e denúncias em um matagal da zona rural do município de Batalha.

Imagem: GP1Dois acusados foram mortos durante troca de tiros(Imagem:GP1)Dois acusados foram mortos durante troca de tiros
De acordo com o Coronel Carlos Augusto, a Polícia Militar entrou em operação em todo o Estado para buscar os acusados. 

“Logo após o assassinato do policial, o serviço de inteligência da policia entrou em ação, além disso, também houve uma investigação para saber por onde esses suspeitos andavam. Em toda região que eles passavam, a gente recebia informações. Iniciamos uma operação não só na região, mas em todo o Estado e nas divisas”, contou.

Imagem: GP!Acusados foram mortos em Batalha(Imagem:GP!)Acusados foram mortos em Batalha
O Coronel completou que ao serem abordados pela polícia, os acusados reagiram e houve troca de tiros. "Eles abriram fogo contra os policiais e acabarm sendo mortos na troca de tiros", disse.

Ainda segundo o Carlos Augusto, a dupla fazia ameaças ao policial que investigava o tráfico de drogas na região. “Os dois eram suspeitos de tráfico de drogas e o policial Cunha investigava eles, eles o ameaçaram, mas o policial seguiu em frente com as investigações”, relatou.

Imagem: GP1Um dos acusados mortos durante troca de tiros(Imagem:GP1)Um dos acusados mortos durante troca de tiros
Os corpos dos acusados serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresina.

Fotos enviadas via WhatsApp de um grupo ao portaldocatita.com/divulgação
 Em confronto com a policia militar do Piauí, dois dos acusados pela morte do cabo Cunha, assassinado covardemente na noite desta segunda-feira(30), na cidade de Luzilândia, foram baleados e mortos durante uma operação que contou com mais de 100 policiais militares.
 As informações repassadas ao portal são que os bandidos foram cercados no meio ao mato nas proximidades da região do município de Morro do Chapéu, e durante o tiroteio acabaram sendo atingidos com uma rajada de balas.
 Os corpos foram levados para o hospital de Luzilândia de onde seriam removidos para o IML de Teresina.
 A policia ainda faz buscas para localizar um 3º envolvido no assassinato.
 Ainda não foi informado o verdadeiro motivo que resultou na morte do policial

 Unidades da PM em Luzilândia
Um grande público acompanhava de perto a chegada dos corpos.


Cabo Cunha está sendo velado na cidade de Luzilândia

O sepultamento do cabo estava previsto ao final da tarde de hoje.

Carro-forte capota várias vezes em descida de serra no Ceará


O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), na descida da Serra de Alcântaras, estrada que dá acessoa à cidade de Coreaú (CE 240 - Iraudo Cristino). Informação iniciais apontam que o carro-forte faltou freio e capotou por várias vezes. O motorista sofreu várias fraturas e foi socorrido para o hospital Santa Casa de Sobral. O carro-forte estava abastecido. Policiais Civis da cidade de Coreaú estiveram no local do acidente, dando apoio aos guardas do carro-forte. O fato aconteceu por volta das 15 horas.
    Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

Menor sofre acidente e um parente o deixa e leva a moto para casa



Na tarde deste sábado (28) um acidente no “quadrilodromo” de Parnaíba no Bairro Canta Galo movimentou uma equipe de socorro do SAMU e agentes de trânsito do PPtran da Policia Militar, após um jovem menor de idade colidir de moto em um automóvel que manobrava no estacionamento.

Na colisão o menor se feriu bastante e foi socorrido e levado para o hospital. O automóvel ficou com partes de sua dianteira danificada, mas o condutor não se feriu. Segundo populares um homem chegou logo que o acidente ocorreu e seria tio ou pai do menor, porem, ele simplesmente juntou a moto e foi embora, deixando o menor a depender de terceiros.


O jovem que não teve o nome revelado contou com ajuda de um grupo de pessoas que acionaram o socorro e a policia. O proprietário do carro filmou a placa da moto e repassou a policia que tomara as devidas providências junto ao proprietário da moto que não agiu de maneira Correta. No local a policia ainda flagrou um grupo de amigos com carros rebaixados e multou todos pela ilegalidade.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Policial Militar é executado a tiros em LUZILÂNDIA



O Policial Militar, Raimundo Nonato Cunha da Silva, mais conhecido como soldado Cunha foi morto com pelo menos três tiros, de acordo com as primeiras informações, o militar estava jantando em um estabelecimento comercial no bairro Corôa, quando dois homens em uma moto modelo twistter de cor preta e sem capacetes, chegaram e disparando diversas vezes contra o soldado que chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Gerson Castelo Branco, mas não resistiu e acabou morrendo.


As informações dão conta que o PM ainda tentou corre mais foi alvejado nas costas pelos criminosos. O crime aconteceu por volta das 20:15 desta segunda feira (30/03) em Luzilândia.

A Polícia daquele município está toda voltada para capturar a dupla de criminosos que teria fugido para o estado do Maranhão na citada moto. 

As autoridades policiais de São Bernardo já foram acionadas e estão também na perseguição dos criminosos.

Curiosos estavam Aglomerados em frente ao hospital Gerson Castelo Branco, onde foi constatada a morte do PM. Um veículo do IML será deslocado de Teresina para buscar o corpo da vitima para realizar a autópsia.


JB direto de Luzilândia para o Portal PHB em Nota 

segunda-feira, 30 de março de 2015

ARTIGO Fernando Gomes: As flores do mal e o sistema de poder estabelecido


A eleição municipal de 2012 foi caracterizada pela disputa entre as forças políticas de um passado recente da Parnaíba. Duas forças antagônicas (?) que historicamente se alternaram no poder. Uma produto da outra. Até parece que é tudo ensaiado ou não?! Há, estrategicamente, um pacto que os mantêm em polos distintos e que são inalcançáveis por “qualquer um”. O “sistema” trata de eliminar os atrevidos!
Esses grupos que polarizaram a eleição de 2012 marcaram suas campanhas sem uma discussão de futuro. O discurso do “medo ao retorno” e da “continuidade da inércia”, foram a pauta.  Talvez isso explique a marca do atual governo municipal: medíocre, apático e desleal.
Medíocre por que vilaniza os servidores municipais e prioriza o inchaço dos cargos em comissão sem concurso público, dando o tom da qualidade dos serviços prestados ao cidadão e de quebra não apresenta um projeto de futuro, tampouco cuida bem do presente (remendos/improvisos parece a marca);
Apático por caracterizar-se enquanto um projeto marcado pelo desperdício do capital político obtido pelo prefeito com uma vitória eleitoral significativa e emblemática em 2012, pois dele se esperava o rompimento com o modelo tradicional, no entanto seu governo é amorfo e insípido;
Desleal por não dar respostas às políticas integradas de bem-estar social, em especial sofre a população mais desprovida de favoráveis condições socioeconômicas e educativas.
A política de alianças para manutenção do poder foi e é a tônica. É o poder pelo poder!
Um bom governo deve partir de uma conjunção entre o passado individual (do candidato) e o passado coletivo (desesperança social). Baudelaire em “As flores do mal” fala dessa necessidade de se exercitar a relação da correspondência. Uma relação viril, mas honesta. Olho no olho e não só entre os seres humanos (e, mais não só entre a cúpula), mas com as coisas, o ambiente e os outros seres vivos.
“As flores do mal”  foi escrito há mais de 150 anos pelo poeta francês Charles Baudelaire. Publicado em 25 de Junho de 1857, mostrava o lado podre e miserável da sociedade parisiense. A obra causou grande polêmica, tendo sido apreendida na época pelas autoridades francesas, que a consideraram imoral. A sua poesia inquietante  e pesada marcou a literatura ocidental com poemas que revelam as profundezas da alma humana.
O que falta ao governo local seria esse contato com o passado almejado pelas correspondências de Baudelaire? Praticar e ser adepto do respeito e boa convivência, entre tudo e todos? Reconhecer os anseios e demandas sociais, além dos escritos e discursos proferidos? Ação, atitude concreta? Reavaliar as práticas atuais com o rompimento de certos costumes tradicionais? Sem se precipitar, mas sem perder a hora!
O Prefeito tem, parcimoniosamente, tentado restabelecer uma civilidade básica no trato com as lideranças e com os partidos de oposição. E, certamente vai buscar nesses próximos dois anos recompor sua base com vista à reeleição. “Ajeitar” aquele descontente, “maquiar” uma rua, uma praça, fazem parte do “plano”. Passar disso, porém, e mexer nos fundamentos do sistema de poder petebista-petista, nem sinal.
Precisamos compreender que é o sistema de poder estabelecido em Parnaíba que deve ser avaliado, mais do que o desempenho do prefeito. Mas o balanço é negativo para ambos, e preocupante para a cidade –principalmente para os que precisam e querem ter uma vida digna.
Poder-se-ia relatar quais os benefícios desta gestão? Quem se beneficia dela? Parece que apenas a máquina com suas gratificações mantêm o governo. E o mal que isso causa? Quantos profissionais com suas famílias ficam à mercê de uma nomeação temporária, às vezes insignificante e até humilhante?
Não se conhece uma obra estruturante com a digital deste governo. Qual o futuro que hoje se faz?
O transporte coletivo é um caos, crianças sem creches, saúde caótica, obras paralisadas, desemprego e insegurança. A violência se alastra e o crack destrói uma geração inteira, apesar de o gestor prometer na campanha de 2012 que iria combater a epidemia dessa droga, dois anos depois, nada mudou!
Fazendo uso de um poder emprestado, o governo não irradia luz própria. É incapaz de retribuir ao cidadão um eficiente serviço de saúde, de educação, de cuidado com o meio ambiente, de cuidado com as pessoas, está privado do contato com o objeto distante: a boa prática política. A expectativa sugerida pelo encanto desta, recheada de promessas e mistérios, termina frustrada.
Autofágico é o governo que não consegue dar respostas às ações mais elementares. Presunçoso não se faz de rogado ao julgar-se probo e comprometido. Porém, na verdade, seu fruto sedimenta a condenável prática dominante. Pensemos: “A verdadeira revolução acontece quando mudam os papéis e não apenas os autores” (Gilbert Cesbron).

 (*) Fernando Gomes, sociólogo, eleitor, cidadão e contribuinte parnaibano.       

Bombeiros resgatam corpo de trabalhador da Construção Civil no Rio Igaraçu


Equipes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba resgataram o corpo de um jovem identificado como José Augusto Costa do Santos, 26 anos, no Rio Igaraçu, por volta das 7h, desta segunda-feira (30). De acordo com o comandante da corporação, Major Costa Lima, a vítima havia desaparecido há quase 48 horas nas proximidades da ponte Simplício Dias. 

"Ele seria trabalhador da Construção Civil e sumiu nas águas na noite do último dia (28). O corpo já estava em avançado estado de decomposição. A família acompanhou as buscas e o resgate. Ele foi encontrado cerca de 3 km do local onde desapareceu", explica o major Costa Lima.


O corpo de José Augusto- que morava em Parnaíba- foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Parnaíba, para ser periciado e liberado para velório

Buraco no meio de avenida pode causar acidentes em Luís Correia


(Fotos: Ivan Souza)
Um problema que pode parecer pouca coisa, mas há mais de um mês chama atenção dos motoristas que por aquela avenida trafegam, pois é uma zona de grande fluxo de pessoas e próximo da praia o que pode a qualquer momento provocar um grave acidente.

Como é possível observar na imagem, o buraco formou-se bem no meio da pista no Bairro Atalaia, ou seja, até o momento a prefeitura municipal não tomou as devidas providencias podendo a qualquer momento ocasionar algo mais grave.

(Fotos: Ivan Souza)
“Já fui à prefeitura falar disso, mais o pessoal de lá só faz anotar e nunca apareceram aqui pra ajeitar. a iluminação aqui desse poste eles nunca vem, mais eu pago a taxa no meu talão, está um descaso em Luís correia”. Falou uma senhora que mora próximo ao buraco.

 A reclamação esta feita e aguardaremos para a resolução do problema, pois é melhor que seja providenciado o conserto a esperar que alguém venha a ocasionar algum acidente ao passar por ali. Mesmo que tenha uma sinalização precária com paus e sacolas velhas colocadas pela população, mas já faz muito tempo e a tendência nestas condições é o risco ser cada vez de acidentes.
FONTE

Por Wilton Veras – Da Redação

Acidente envolvendo carro e moto deixa uma mulher ferida, em Parnaíba


Hoje por volta das 18:00, houve mais uma colisão no cruzamento das ruas Prudente de Moraes com Aimorés, envolvendo uma motocicleta Fan 125 e um Palio de cor branca.
Segundo informações colhidas no local do ocorrido, o veiculo Palio seguia na Rua Prudente sentido Parnauto, já a motocicleta seguia na Aimorés, sentido Av. São Sebastião. Devido às duas ruas serem asfaltadas e não conter nenhum tipo de sinalização é comum acontecer acidentes.
Neste, uma mulher ficou ferida e foi socorrida por uma unidade do SAMU. Segundo populares era ela que pilotava a motocicleta. No local tinha bastante sangue da vítima, além um risco feito pela moto, que foi arrastada há vários metros do local.
A pancada foi tão violenta que deixou a frente do veiculo destruída, além dos pneus estourados na calçada de uma residência.
      Fonte:Portal PHB em Nota

Prefeito de Ilha Grande realiza sua maior obra em dois anos

Ainda hoje o foguete tá comendo na cidade de Ilha Grande do Piaui. É que o prefeito Herbert Silva (PMDB) mandou fazer duas lombadas (quebra-molas), na cidade. A primeira fica próximo a oficina da M motos o "Marquim", e a segunda na Avenida Martins Ribeiro, em frente a Igreja Assembleia de Deus, no centro.
De parabéns está o prefeito anunciando esta grande obra de construção de quebra molas, com esse trabalho o homem já pode se considerar reeleito !!!
Edição:Folha de Parnaíba
Imagem:Portal do Junnior

domingo, 29 de março de 2015

LADRÃO ASSALTA FARMÁCIA E É ROUBADO POR OUTRO LADRÃO


LADRÃO RECLAMA DA VIOLÊNCIA E VAI EM CANA

Jovem que se jogou de cima da Ponte Simplício Dias, era skatista e dançava black


Atualizado ÁS 17:55
Foto: Retirada de uma rede social do jovem


Informações colhidas pela nossa reportagem dão conta que na noite de ontem (28) por volta das 21h30min, o jovem José Augusto Costa, mais conhecido com Junior, de 23 anos, chegou em motocicleta Honda/CG 125 FAN KS preta, deixou o capacete no chão e depois se jogou de cima da ponte Simplício Dias, que dá acesso à praia da Pedra do Sal e a cidade de Ilha Grande do Piauí.

Foto: Retirada de uma rede social do jovem

Junior morava na Rua projetada 53 no Bairro Piauí, e trabalhava na marmoraria Teresina no balão do Betânia, nas horas vagas andava de skate e dançava black. O jovem era casado e tinha uma filha. Ainda não se sabe a razão do mesmo ter se jogado de cima ponte. Segundo Informações Junior teria ido trabalhar e não voltou. A família esperava o mesmo chegar do trabalho mas no lugar disso receberam a triste noticia!




As informações colhidas pela equipe do Portal PHB em Nota, dão conta que houve blitz ontem e que pessoas estavam comentando que este teria sido o motivo, mas esta informação não foi confirmada ainda!

A nossa reportagem esteve no local agora há pouco e registrou uma equipe do Corpo de Bombeiros realizando buscas no rio Igaraçu. Em seguida estivemos na sede do Corpo de Bombeiros para obter mais informações e o major Rivelino relatou que não poderia dar detalhes do caso, pois não estava autorizado.


Então seguimos até a sede do DETRAN/PI, onde foi confirmado que houve blitz depois da ponte na noite de ontem, mas a equipe que esteve no Plantão estava de folga e retornarão a ativa só na segunda.



Nossa equipe está neste momento colhendo mais informações sobre o caso e a qualquer momento estaremos trazendo mais informações.






AGUARDEM...

Renato Farias para o Portal PHB em Nota

Homem é morto a pauladas e pedradas por ex-presidiário em Luis Correia

Por volta das 21:00 de ontem (28),na rua principal do Residencial Brisa Mar em Luis Correia,Clauberty Mariano Meneses Ribeiro vulgo "Claudio Chinês" matou com requintes de crueldade Antônio Nivaldo de Sousa Abreu 37 anos natural de Teresina PI,após uma discussão entre os dois "Claudio Chinês"derrubou a vítima no chão e passou a dar pedradas na cabeça do mesmo,em seguida pegou um pedaço de madeira e passou a bater na cabeça de Antônio Nivaldo,chegando a expor parte do crânio da vítima uma unidade do SAMU chegou ao local chegando a conduzir o mesmo ao HEDA,ainda agonizando mais ao passar pela ponte que liga Parnaíba /Luis Correia, Antônio não resistiu e veio a óbito,policiais militares da CIPTur estão a procura do acusado que encontra-se foragido.

Claudio Chinês é EX presidiário, e encontra-se em regime condicional.


Daqui a pouco as imagens reais.

má estrutura do IML prejudica atividades EM PARNAIBA


Funcionários reclamam de falta de estrutura e atrasos nos salários.
Diretor disse que uma vistoria não identificou motivos para atividades pararem.

O Instituto de Medicina Legal (IML) deParnaíba, no Litoral do Piauí está com a estrutura prejudicada. Segundo os funcionários, faltam suprimentos e equipamentos para o funcionamento da instituição que atende a 11 municípios na região.
Um caso que chamou a atenção nesta semana foi o fato de uma família esperar mais de 17 horas para a liberação do corpo do senhor Francisco das Chagas Ferreira de Sousa, vigia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) da cidade, morto a tiros no local de trabalho.

O diretor informou que realizou uma vistoria na estrutura do órgão e disse que não existiam irregularidades que impedissem o funcionamento do instituto.

De acordo com Robson Castilho, um dos funcionários do IML, faltam equipamentos e suprimentos para o funcionamento do órgão e os que ainda existem no local, pode faltar a qualquer momento.
"Está faltando simplesmente tudo. Não tem bisturi. As luvas só tem uma caixa que já está quase vazia, e o material de limpeza que foi adquirido recentemente foi comprado com o dinheiro de uma das funcionárias", contou.

O vigia Expedido Nonato, que também trabalha no IML como porteiro, recepcionista, zelador e ainda ajuda nas necropsias informou que está sem receber o salário há dois meses e o auxílio alimentação há sete meses.

O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, disse que as providências já estão sendo tomadas. "Em relação à reforma do IML, que foi entregue há pouco tempo, e a questão dos servidores já estamos resolvendo. O pagamento dos meses de janeiro e fevereiro já foram realizados. Todas as providências que são de competência da Polícia Civil, já estão sendo encaminhadas", disse.