quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Operação conjunta faz intervenção educativa junto aos turistas do litoral

Forças de segurança, que atuam no município de Parnaíba, realizaram uma intervenção junto aos turistas que chegaram ao litoral do Piauí na tarde desta quarta-feira (30) na BR-343 próximo ao Balão da Delta.
 blitz (2)
Para promover uma ação educativa, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança fez uma parceria com a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Estado da Saúde e a Escola Piauiense de Trânsito, órgão vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
blitz (1)
A equipe deu as boas-vindas e orientou os visitantes sobre a ingestão de bebida alcoólica e a condução de veículos, bem como os cuidados com a segurança pessoal e medidas para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Na oportunidade a ainda serão recolhidos animais em principais vias de Parnaíba, como a BR-343, a BR-402 e a PI-116. Esta ação será continuada.
Por Daniel Santos

Réveillon na Pedra do Sal reunirá diferentes atrações. Confira a programação

Através de parceria do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Parnaíba e Omega Energia, será realizada hoje quinta-feira (31), na praia da Pedra do Sal, uma programação com diferentes atrações para os parnaibanos e também para os turistas que visitam a cidade nesta época do ano. A festa terá início a partir das 20h com Bruno Lira e Banda Ipede, seguida por Tom de Alerta e Forró Relembrar.
 BRUNO LIRA FORRO RELEMBRAR TOM DE ALERTA
A Superintendência de Turismo e a Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança estão organizando ações estratégicas juntamente com a Guarda Civil de Parnaíba e outros órgãos, para colaborar com a segurança tanto na estrada, como na praia durante a realização do evento.
Fonte: Superintendência de Comunicação

Mulher é presa em Parnaíba acusada de tráfico de drogas

Policiais do Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, sob orientação do major Adriano Lucena, prenderam Gizelle da Conceição, 28 anos, por volta das 12h30 desta quarta-feira (30/12) em uma residência na Rua da Baixinha, Bairro Bebedouro, em Parnaíba.
Os policiais já monitoravam a casa quando em uma movimentação suspeita realizaram a intervenção. Com Gizelle foram apreendidas 14 pedras de crack, dinheiro, três anéis, um colar e uma Carteira de Identidade de um homem que se encontra preso na penitenciária mista de Parnaíba. Conceição foi atuada por tráfico de drogas.
Por Daniel Santos

Turista é baleado durante assalto à uma residência em Luis Correia.


Foto Daniel Santos/costanorte
Um turista foi baleado durante assalto a uma residência de veraneio na praia do Peito de Moça em Luis Correia, fato ocorrido na madrugada desta quarta-feira(30). 

O tiro acertou o ombro esquerdo do turista, que procurou socorro médico no hospital da cidade após o ocorrido. O caso foi encaminhado para delegacia de policia. Ninguém foi preso. 

A policia procura por dois suspeitos no crime. 

CAOS NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARNAÍBA: Enfermeiros do Heda protestam em frente ao Mirante e confirmam paralisação




O grupo de enfermeiros do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) que desde o último dia 24 militam em frente ao hospital em favor do recebimento do benefício da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência à Saúde (Gimas), desta vez concentrou-se no Balão do Mirante, em Parnaíba. O protesto ocorreu no início da noite de hoje (30) e o grupo está cada dia mais descontente, uma vez que até o momento nem o governo, nem a direção do Heda os convocou para um acordo.

Conforme relata uma das líderes da paralisação, Mônica Sat, no momento a classe não está exigindo nenhum outro direito, mas somente a Gimas. Ela denuncia ainda um possível desvio que estaria sendo feito quanto ao pagamento do benefício.  


“Nesse momento não estamos pedindo aumento de salário, nem plano de carreira e sim o pagamento do Gimas, que é nosso direito. O valor do Gimas é repassado ao Heda, mas é desviado para contratos ilícitos. Não existe contrato formal, no papel, tudo é contrato apenas de boca”, dispara.


Eles reclamam também da intransigência da direção do hospital que excluiu os nomes de todos os efetivos grevistas da folha de plantão e substitui por enfermeiros contratados de outros hospitais que irão trabalhar no réveillon.
A partir de janeiro a classe deverá entrar em assembleia por uma possível greve em tempo indeterminado. Os profissionais são firmes ao informarem que somente retornarão as atividades quando o governo cumprir com o acordo feito no passado e que até o momento não foi cumprido.

“Estamos esperando o Estado enviar um ofício ou então depositar nosso dinheiro na conta porque estamos cansados de tanta promessa. Isso já se arrasta há três anos. Não vamos mais engolir mentiras”, finaliza Mônica.

Por Luzia Paula

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Motorista invade preferencial e causa acidente em Parnaíba


Um veículo invadiu a preferencial e acabou colidindo em um outro carro na manhã desta quarta-feira (30/12) no cruzamento das ruas Armando Bulamarque com Afonso Pena no bairro São Francisco, em Parnaíba, por volta das 10h.
Conforme informações, o condutor do veículo Siena não teria respeitado a preferencial e colidiu com a S10. Apesar do susto ninguém se feriu.

A falta de sinalização no cruzamento é uma das principais reclamações de quem convive diariamente com a falta de respeito e a alta velocidade por parte dos condutores. “Todos os dias tem acidente aqui, ontem mesmo teve duas motos que bateram aqui, Graças a Deus não teve nada grave”, relatou um morador.
Ainda conforme os populares, todos os dias é possível presenciar uma ocorrência, já estão cansados e esperam solução por parte do município. 



EM TEMPO: 

O número de acidentes no local é grande, assim como a reivindicação da população quanto à instalação de um semáforo no local, sendo que o Vereador Carlson Pessoa apresentou no dia 11 de dezembro de 2013 o Requerimento 482/13 o qual foi aprovado, solicitando a instalação do semáforo naquele cruzamento.
Por: Gleitowney Miranda (Whatsapp 99406.6716)
Blog do Pessoa

Comissão aprova anulação de multa de empresa por não entrega de guia do FGTS


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7512/14
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7512/14, que anula débito tributário, e a respectiva inscrição em dívida ativa da União, de empresas que deixaram de entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (Gfip).
O autor, deputado Laercio Oliveira (SD-SE), explica que, apesar de previstas em lei de 2009, as multas pela não apresentação do Gfip só foram aplicadas nos últimos anos em razão da junção dos sistemas da Previdência Social e da Receita Federal.
Segundo ele, a cobrança pela adimplência nos anos anteriores ao início da fiscalização prejudicou as empresas que arcaram com multas de até R$ 6 mil em um ano e R$ 30 mil ao longo de cinco anos. “Isso fatalmente inviabiliza a continuidade das atividades, gerando desemprego”, completou.
O relator na comissão, deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), defendeu a medida e propôsemenda para assegurar o reconhecimento direto da dívida declarada pelo próprio contribuinte, sem necessidade de lavratura de auto de infração para prosseguimento da cobrança – regra já prevista em norma da Receita Federal.
Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões, e agora será apreciado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=614512
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Mônica Thaty
Fonte: Agência Câmara Notícias

Motorista colide em motocicleta, arrasta vítima e foge do local em Parnaíba



Um motociclista ficou levemente ferido depois de ser atingido por um carro na BR 343 próximo ao balão da Delta em Parnaíba. O acidente foi registrado por volta das 20 horas da noite de ontem terça-feira (29), o motorista causador do acidente fugiu do local sem prestar socorro a vitima.




O motociclista de aproximadamente 40 anos, foi atingido na traseira pelo carro quando parou para fazer a conversão à esquerda para entrar na rua principal do conjunto Broder Ville, de acordo com testemunhas o motociclista chegou a ser arrastado pelo condutor do carro por pelo menos 100 metros. O motociclista foi levado para o Pronto do hospital Dirceu Arcoverde com ferimentos leves.


No momento do acidente testemunhas não souberam dar informações sobre o modelo ou a cor do veículo.


Blog do Pessoa

Chuva na Lagoa do Portinho.


Água da chuva caída na madrugada de segunda-feira(28) no litoral do Piauí, começa acumular na Lagoa do Portinho, o que é muito bom. 
 Se o inverno em 2016 for pastoso, certamente o turismo na Lagoa do Portinho voltará a crescer.

feliz ano novo cheio de lixo Parnaíba

he mais um fim de ano chegando e o lixo cada vez mais tomando conta da cidade  






































Fonte: Facebook
Fernando Teles 

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

José Luzia Souza da Costa, 36 anos, foi preso acusado de receptação por volta das 10h30min desta terça-feira (29/12) no Bairro Frei Higino, em Parnaíba.


José-Luzia-e-a-apreensão
José Luzia Souza da Costa, mesmo monitorado por tornozeleira eletrônica continuava praticando crimes.
Dotado de um Boletim de Ocorrência (BO), uma equipe de agentes de Polícia Civil, chefiada por Robinson Castillo, foi até a casa de José Costa por ordem do delegado do 1º Distrito Policial, Rodrigo Moreira, por conta de uma denúncia de que o acusado estaria com objetos furtados.
Os policiais prenderam o acusado e foram à casa da vítima de furto, onde solicitaram a comparecer na Central de Flagrantes. José Luzia Souza da Costa é monitorado pela Justiça através de uma tornozeleira eletrônica; pois foi preso há seis meses acusado de furto. José Luzia alegou que comprou parte dos objetos na feira do Troca-Troca e que é inocente. Foram apreendidas cordas, furadeira, alicates, pneus com calhas ente outros objetos.
Por Daniel Santos/PCN

Turistas reclamam de areia na pista na Praia de Atalaia, em Luís Correia


Internautas que já estão nas praias de Parnaíba e Luís Correia, litoral do Piauí, desde a segunda-feira (28/12) a espera das festas de reveillon, registraram alguns dos primeiros problemas já enfrentados neste período de fim de ano.

Entre eles um dos que consideram mais absurdo: a pista da principal e mais agitada praia de Luís Correia, a de Atalaia, está em parte tomada pelas areias. O leitor Rafael Pereira reclamou que “daqui a pouco não passa mais nem carro”.

Pelas imagens enviadas pelo leitor é possível ver um clima de abandono. Alguns carros, com tração, passam por cima da areia, mas carros menores precisam desviar da areia e correm risco de provocar acidentes tendo que diminuir o espaço da avenida.

Fica bem na frente da Orla de Atalaia, a mais procurada pelos turistas que têm o litoral do Piauí como destino. A responsabilidade da limpeza das ruas é da Prefeitura Municipal de Luís Correia, que não se posicionou sobre o problema. O Governo do Estado, através da secretaria de Turismo, promete fiscalização rigorosa nesta época.
MAIS PROBLEMAS
O risco de falta de energia e de água também é constante. Agespisa e Eletrobras Piauí prometem enviar equipes de apoio para acompanhar a região nestas festas de fim de ano. Na Lagoa do Portinho, o clima de abandono faz turistas que se acostumaram a ver aquele paraíso lotado chorarem. Também ha um risco de os caixas eletrônicos acabarem não tendo mais dinheiro. Para completar, informações de que arrastões estão acontecendo assustam turistas. A Polícia promete reforçar a segurança.
Fonte: Oolho

TV EVANGELIZAR CANAL 31 EM PARNAIBA -PIAUI

Resultado de imagem para tv evangelizar

TV Evangelizar entra em parnaiba piaui apartir de hoje canal 31 analogico 


TV Evangelizar entra em rede nacional para 17 estados
No dia 29 de dezembro, terça-feira, às 10h, o mentor, fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Padre Reginaldo Manzotti, fez a abertura oficial da Rede Católica da Igreja (RCI) – TV Evangelizar. O anúncio emocionado, feito em meio às comemorações dos 10 anos da Obra Evangelizar é Preciso, aconteceu ao vivo durante o programa Experiência de Deus. O sacerdote contou que, a partir desta data histórica, a TV Evangelizar é produtora de conteúdo para a Rede Católica da Igreja (RCI) e pode ser sintonizada ao vivo em canal aberto para 31 em parnaiba. Com isso, o alcance da programação será de mais de 72 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 36% da população brasileira. Além disso, a previsão é que até o final deste ano telespectadores de todas as capitais brasileiras possam sintonizar a emissora, que também deverá estar disponível nas principais operadoras de TV a cabo.
O sonho é de Deus, o mandato é de Jesus Cristo e a missão é nossa. Este não é o sonho de um padre, é uma necessidade da Igreja”, afirmou. E reforçou: “Fique atento, porque novos transmissores serão ligados, novas antenas serão transportadas e a próxima cidade a ter a TV pode ser a sua”.
Atualmente, a Obra Evangelizar é considerada benfeitora nacional, pois oferece conteúdo católico gratuito para uma cadeia de mais de 130 TVs-irmãs espalhadas por todo o país, além de 37 canais abertos de televisão e repetidores 24 horas de sua programação. Além disso, 1.589 rádios-irmãs no Brasil e em outros países transmitem parte da programação da Rádio Evangelizar. Sendo assim, a Evangelizar - que já é a maior Rede de Rádios da América do Sul - torna-se agora umas das maiores emissoras Católicas de televisão do Brasil
.

Carro invade preferencial e colide com moto na av.Dr joão silva Filho em parnaiba




Por volta do  12hs35     desta terça feira (28/12), um acidente de  trânsito envolvendo carro e moto foi registrado na av.  Dr joão silva filho no bairro piauí   


Neste acidente, o condutor de uma motocicleta fan /125   , seguia em sua via preferencial pela Avenida Dr joão silva filho   sentido a caramuru  quando foi surpreendido pelo automóvel celta /vermelho   o   qual trafegava no sentido contrario que acabou avançando a via, logo ocorrendo a colisão.


 Com o impacto, o motociclista foi lançado ao solo. O SAMU foi acionado e com brevidade a equipe compareceu ao local e deu início aos primeiros atendimentos à vítima, a qual sofreu varias escoriações pelo corpo. Após ser atendido, o motociclista foi conduzido ao hospital regional Dirceu Arcoverde. Já o condutor do veículo, nada sofreu.

Uma guarnição da Polícia Militar, assim como uma equipe do PPtran, compareceram ao local para realizar os trabalhos de praxe.

PORTAL LITORAL NOTICIA

Com paralização dos enfermeiros do Heda, população e turistas podem ficar sem atendimento no réveillon


A paralisação de advertência dos enfermeiros do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, já vai para a segunda semana e poderá adentrar 2016, caso o governo do estado do Piauí não cumpra com o acordo prometido aos profissionais. Entre as principais lutas eles reivindicam o pagamento da Gratificação de Incentivo a Melhoria da Assistência à Saúde (Gimas), plano de carreira e adicional de horas extras, garantias que já são pagas a classe dos enfermeiros em Teresina e algumas cidades do interior.


Pela regra, no dia 31 quando finda o manifesto, os profissionais deverão se reunir em assembleia quando deverá ser decido se a greve se mantém ou não. De antemão, líderes do movimento já sinalizaram que continuarão de braços cruzados, caso o governo estadual continue ignorando os apelos dos trabalhadores.

Enquanto isso, no Heda somente estão sendo atendidos pacientes em estado grave.

EM TEMPO: Um movimento silencioso entre os médicos contratados que sem receber salários de outubro e novembro ultimo, ameaçam parar no réveillon se não for efetuado até dia 30 de dezembro de 2015.

Sefaz PIAUI vai cobra mercadoria via interner alerta consumidores piauienses

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) alerta que a partir do dia 01 de janeiro do próximo ano (2016)
, os consumidores piauienses que adquirirem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS
, localizado em outra unidade federada, devem ficar atentos ao recolhimento da parcela da diferença de
 alíquota devido ao Estado de destino, no caso o Piauí, para exigir que a mercadoria seja acompanhada
 da Guia Nacional de Recolhimento (GNRE), caso o vendedor não tenha inscrição no Cadastro de Contribuintes
 do Estado do Piauí (GAGEP). Se o contribuinte tiver inscrição, o imposto deve estar destacado no documento
 fiscal.

 “Esse imposto devido ao Piauí tem que ser recolhido através de GNRE, caso o contribuinte não tenha inscrição
 no Estado, pois, em 2016, 40% do valor referente à diferença de alíquota deve ser recolhido para o Estado
 de destino da mercadoria”, afirma a Diretora da Unidade de Administração da SEFAZ, Graça Moreira Ramos.

Essa atenção dos consumidores é necessária em virtude das mudanças na legislação, estabelecidas na
 Constituição Federal e regulamentada no convênio ICMS nº 152/15 (publicado no DOU em 15/12/15),
 que determina que o ICMS deve ser repartido entre o Estado de origem e de destino nas compras feitas
 por pessoa física, ou empresa não contribuinte do ICMS.
Explicando melhor, o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual
 passa a ser partilhado entre as unidades federadas de origem e de destino. Dessa forma, a diferença
 de alíquota do ICMS sobre os produtos adquiridos por consumidores piauienses em outros Estados,
 passa a ser recolhido em favor do Piauí de acordo com os seguintes percentuais: 1) 40% do valor em 2016; 2)
 60% do valor em 2017; 3) 80% do valor em 2018; e 4) 100% do valor em 2019.   
Essa distribuição mais justa do imposto é importante para incrementar a arrecadação estadual e 

ajudar o Piauí a dispor de mais recursos para realizar investimentos.

NARE E 4 presos da justiça fogem do sistema prisional de Parnaíba


Naré com agentes do COP quando foi recapturado em 20 de novembro deste ano. 
 Pelo menos 4 presos fugiram de sábado para domingo(27) da Penitenciária Mista de Parnaíba. Os foragidos foram identificados como: 

AGOSTINHO BERTOLINHO DE CARVALHO FILHO, vulgo Naré,
JEFFERSON SILVA SANTOS
SALUSTIANO PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR
Estes 3 são da comarca de Parnaíba.

TIAGO COSTA ARAÚJO
Comarca de São Miguel do Tapuio.

Naré(foto acima) fugiu no dia 15 de novembro deste ano do presidio de Parnaíba, sendo recapturado horas depois. Na madrugada de domingo, fugiu outra vez.
 Foto de Jeferson Santos quando foi preso por assalto no dia 09 de outubro de 2013. Foto arquivo PC.
 Salustiano também é conhecido por fuga do sistema prisional
Foto divulgação
TIAGO COSTA ARAÚJO responde por tráfico de drogas pela Comarca de São Miguel do Tapuio.

Alguma informação que leve ao paradeiro destes homens, informar com a máxima urgência para qualquer unidade policial.