quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Central de Flagrantes de Parnaíba registra recorde de superlotação



presos na central de flagrantesA Central de Flagrantes de Parnaíba acumula hoje 40 presos nas celas que somadas tem capacidade para abrigas apenas 17 detentos provisórios. A informação foi divulgada no Jornal do Piauí desta quarta-feira (17) alertando para a situação crítica do local que oferece risco constante de fugas e tentativas de fuga. Este ano um preso já conseguiu fugir do local serrando as grades do banheiro em janeiro e até hoje o local nem sequer foi concertado.
Segundo a reportagem após atingir a lotação de 45 detentos nesta terça-feira, cinco presos foram liberados após os procedimentos, mas outros 40 ainda aguardam o encaminhamento da Justiça.”É uma pena há 16 anos esse problema no PI existe. Eu era delegado geral em 2002 e já tinha esse problema – estamos deixando de atender bem o usuário de Segurança Pública em função de desviar nosso trabalho para vigiar preso”, desabafou o delegado de Polícia Civil Eduardo Ferreira, responsável pela região.
Em entrevista à equipe da emissora, presos do local relataram que há pessoas dormindo no banheiro em chão molhado por conta da superlotação das celas que deixaram de ser passageiras.
patio central de flagrantes
O delegado comparou a superlotação com o ato de “enxugar gelo” e afirma que falta atuação da Polícia Judiciária no andamento e transferência de presos que se encontram na Central. “O que estamos fazendo é enxegando gelo. A Central é um local onde nós devemos receber os presos só para encaminhar para os presídios, mas hoje em dia, presos em delegacia provocam desvio de função e garroteamento de Polícia Judiciária”, pontuou o delegado.
Reportagem de Darival Júnior (TV Cidade Verde) Rayldo Pereira

Nenhum comentário: