sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Seminário do Sebrae trabalha as características empreendedoras de empresários de sucesso

Hoje 18:08
Empreendendo na Crise


Empretec acontecerá este mês, em Teresina
O atual momento econômico, com quedas nos índices de produção e de vendas, inspira cuidados. Mas as oportunidades existem até em tempos de crise. Para se sobressair em meio a esse cenário é preciso inovar, empreender, oferecer algo diferente, fazendo os clientes perceberem aquilo que não esperavam.
Falar de empreendedorismo é trabalhar com o abstrato, pois as mesmas ações podem gerar resultados diferentes. Para empreender não existe fórmula. Porém, algumas atitudes são indispensáveis para um bom empreendedor: motivação, criatividade, empenho, foco, dedicação e coragem são alguns atributos das pessoas de sucesso do mundo dos negócios.
Mas o que fazer para desenvolver essas características? O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, tem uma solução para as pessoas que desejam empreender e não sabem por onde começar.
O Empretec, aplicado a mais de 20 anos no Brasil, é um programa concebido pela Organização das Nações Unidas, ONU, sendo baseado em uma série de pesquisas com empreendedores de sucesso de diversos países. É um seminário voltado para atuais e futuros empresários, que tem como objetivo estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, por meio de uma metodologia vivencial desenvolvida para este fim.
A próxima turma do Empretec acontecerá em Teresina entre os dias 29 de fevereiro e 05 de março. Para participar do seminário, os interessados devem se submeter a uma entrevista individual, na qual será avaliada a aptidão do candidato, obedecendo aos requisitos exigidos na seleção para esse treinamento. O período de entrevistas para essa turma será até a próxima sexta-feira, 19 de fevereiro.
“Nesse seminário, o participante tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, revendo conceitos e atitudes. A metodologia trabalhada direciona todo seu talento para perceber e aproveitar oportunidades que podem transformar o seu negócio e sua vida. As pessoas começam a observar as coisas de forma diferente e empreender passa a ser algo simples”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
No Empretec, são trabalhadas dez características empreendedoras: Busca de Oportunidades e Iniciativa, Persistência, Comprometimento, Exigência de Qualidade e Eficiência, Correr Riscos Calculados, Estabelecimento de Metas, Busca de Informação, Planejamento e Monitoramento Sistemáticos, Persuasão e Rede de Contatos, e Independência e Autoconfiança.
EMPREENDENDO NA CRISE
Para quem acredita, a crise é só mais um motivo para empreender. Mas é importante investir o tempo e o dinheiro em algo que traga satisfação. Definido o segmento no qual pretende atuar ou a melhoria que se pretende fazer em um negócio já existente, faz-se necessário pesquisar o mercado e as oportunidades latentes, analisando todos os pontos fortes e fracos do empreendimento.
Com o plano de negócios em mãos. É hora de ir à luta. Dedicação e garra são essenciais. Toda mudança é desafiadora, mas é preciso vencer os obstáculos e mostrar o diferencial do negócio, se destacando frente à concorrência.
Atitudes positivas fazem toda a diferença. Ficar se lamentando porque os clientes compram menos ou não compram, não resolve o problema. Procure fazer diferente, acredite. Só assim os resultados virão.
EMPRETEC
De 29 de fevereiro a 05 de março
Entrevistas de Seleção: Até 19 de fevereiro
Informações: (86) 3216-1384

Nenhum comentário: