sexta-feira, 22 de abril de 2016

Cão de estimação é atropelado por quadriciclo na Praia do Coqueiro


Tráfego de veículos na faixa de praia é proibido conforme lei ambiental. Fato foi registrado na tarde do feriado desta quinta (21) na Praia do Coqueiro, em Luís Correia.


Dona do cão se desesperou ao ver que ele tinha sido atropelado
 (Foto: Janaina Leocadio/Arquivo Pessoal)
Um cachorrinho de estimação que passeava com seus donos na Praia do Coqueiro, em Luís Correia, Litoral do Piauí, foi atropelado no início da tarde desta quinta-feira (21) por um veículo que trafegava de forma irregular pelo local. A turismóloga Janaina Leocadio presenciou o fato e relatou ao G1 que um quadriciclo foi o responsável pelo acidente.
É crime a circulação de carros, motos e caminhões nessas regiões costeiras, segundo a Lei de Crimes Ambientais nº 6905, o Decreto Federal nº 5300 de 2004 e resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 303/2002.
 “Estava com meu irmão e uma amiga banhando e vi quando duas senhoras e umas mocinhas apareceram com um cachorrinho. Daí surgiu o quadriciclo, que chegou a ir até uma área mais movimentada e quando voltou acertou o cachorrinho”, relatou.

Ainda conforme a turismóloga, uma das mulheres foi até a residência para pegar gelo e colocar no animal. A jovem relatou ainda que o cachorro não conseguiu andar e mordia a língua de tanta dor.

Imagem mostra as marcas deixadas pelos veículos na praia
(Foto: Janaina Leocadio/Arquivo Pessoal)

Eu fiquei sem reação quando vi a dona chorando.  Vi que não machucou as patas e pode ter sido a coluna. Levaram ele pra casa. É muito perigoso e podia ter sido uma criança também. No começo do ano as prefeituras foram notificadas e tinha mais fiscalização. Por algumas vezes fui pedalar na orla da Praia de Atalaia e vi a polícia indo atrás de quem insistia em circular pela praia em carros”, falou ainda Janaina.

A reportagem tentou contato com a Companhia de Policiamento Turístico de Luís Correia (Ciptur) para saber sobre o trabalho de fiscalização. No entanto, o G1 não teve retorno.

A Secretaria Estadual do Turismo chegou a fazer no mês de fevereiro, uma semana antes do Carnaval, uma campanha para alertar os turistas sobre os riscos de circular com veículos pela faixa de praia.

Além da perturbação da população em área de lazer, a entrada de carros nas praias afeta o processo de desova das tartarugas marinhas. A Praia do Coqueiro, em Luís Correia, é área para essa atividade ambiental.

Por Patrícia Andrade/G1 PI

Nenhum comentário: