sábado, 9 de abril de 2016

Mais uma fuga é registrada na Penitenciária de Parnaíba

Os agentes penitenciários de Picos (306 km ao sul de Teresina) e Parnaíba (318 km ao Norte de Teresina) registraram tentativas de fuga nas unidades prisionais das duas cidades na noite de domingo (4). 
Em Parnaíba, o Sindicato declarou que apenas um preso tentou fugir, mas a Secretaria de Justiça informou que não houve a tentativa. Em Picos, 16 homens foram capturados já no pátio do presídio. A Sejus destacou o trabalho dos agentes para evitar as fugas.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), em Parnaíba a ocorrência foi registrada por volta das 23h. O preso Hamilton Carneiro foi flagrado pelos agentes tentando saltar o muro para deixar o pavilhão. Ele estourou o cadeado da cela e saiu pelo telhado, tendo acesso ao pátio.
A informação é de que os agentes plantonistas acionaram o reforço da Guarda Militar do Presídio e conseguiram capturar o preso ainda nas dependências do local. Esta foi a 6ª tentativa de fuga do presídio este ano. O gerente da unidade negou que tenha havido qualquer tentativa de fuga ou problemas no local.
Já em Picos, a tentativa de fuga foi percebida às 21h. Os agentes, durante ronda de rotina, perceberam a movimentação nas celas 9 e 10 do pavilhão A. No lugar, os presos haviam quebrado cadeados e serrado grades das celas, além de terem quebrado uma parede de tijolos, para fugir pela parte de cima.
Quando chegaram, os agentes notaram um dos detentos no teto e outros já no pátio do presídio, somando 16 presos. De acordo com o Sinpoljuspi, alguns dos presos são considerados de alta periculosidade. Três deles são de Teresina.
A informação do Sindicato é de que cada cela possui apenas duas vagas e abriga oito presos. Nos pavilhões, a capacidade é de apenas 30 vagas, mas possui 90 detentos. Em todo o presídio, há apenas 140 vagas e hoje existem no local 416 homens.
Em todo o sistema prisional piauiense, de acordo com o Sindicato, foram registradas 22 tentativas de fuga.
A Secretaria de Justiça divulgou nota sobre o ocorrido em Picos. Leia abaixo:
Agentes penitenciários abortam tentativa de fuga na Penitenciária de Picos
Agentes penitenciários e policiais militares de plantão abortaram, na noite desse domingo (3), uma tentativa de fuga na Penitenciária José de Deus Barros, que fica no município de Picos.
Cerca de 16 presos tentaram fugir por um buraco feito na parte de cima no pavilhão A, no local que dá aceso ao corredor que fica sobre os pavilhões. Após a tentativa, uma contagem foi feita e a ordem restabelecida.
Segundo o subgerente da unidade, Hemerson Barbosa, a ação aconteceu por volta das 20h30 e foi coibida durante a ronda de rotina realizada pelos agentes e com auxílio do sistema de câmeras de monitoramento.
O diretor adjunto da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça (DUAP), Leandro Oliveira, destaca o trabalho dos agentes de segurança, que têm conseguido controlar a unidade.
Fonte: Jornal da Parnaíba
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário: