quinta-feira, 14 de abril de 2016

VÍDEO: Água do canal chega a Lagoa do Portinho e reativa esperanças da população



Por muitos anos, a Lagoa do Portinho foi um dos maiores atrativos para turistas de toda parte do mundo que buscam no litoral do Piauí um pouco de paz e tranquilidade. A falta de chuvas regulares nos últimos 4 (quatro) anos fizeram de um dos mais belos cartões postais do Piauí um cenário desolador de lama, morte e podridão.

A novela do caso da Lagoa do Portinho parece que, finalmente, terá um final feliz. Nessa última sexta-feira (08), o Secretário, Moura Fé, da Secretária do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos ? SEMAR atendeu aos apelos e liberou a continuidade da 2ª etapa da reabertura do canal que ligará o Rio Portinho com a Lagoa do Portinho, o que trará esperança de sobrevida para o Meio Ambiente da região Norte do estado.

Acompanhe o vídeo do local com imagens feita na quarta feira (13.04)

Foram necessárias muitas polêmicas e especulações por parte do coordenador da SEMAR, em Parnaíba, o Professor Rarison Albuquerque que, desde o final da 1ª etapa vem tentando desestabilizar o projeto, com embargos fictícios e muitos fogos de artifícios na imprensa do estado. ?Fizemos 50% do que nós pretendíamos. Primeiro houve toda aquela celeuma, com uns dizendo que tinha embargo, mas na realidade nunca existiu o embargo oficialmente. Nós sofremos todo o tipo de boicote que possa se imaginar, mas, felizmente, vamos conseguir concluir o nosso objetivo?, ressaltou Tibério Nunes, um dos idealizadores do projeto, juntamente com o engenheiro de Pesca Almir Sergio e o empresário Carlos Augusto.


O objetivo final, segundo o engenheiro Almir Sergio é pegar outras pequenas lagoas (como podemos ver em algumas fotos) e interligar todas elas, juntamente com o canal já aberto na 1ª etapa do projeto, ao canal da 2ª etapa para que a Lagoa do Portinho receba um fluxo grande de água. Sobre a polêmica criada pelo coordenador da SEMAR, em Parnaíba, Professor Rarison Albuquerque, Almir Sergio foi enfático: ?Analises e conclusões sobre um projeto desses se faz é aqui onde estamos agora, no campo e não simplesmente ficar no escritório falando bobagens?.

Polêmicas à parte o importante para todas às pessoas envolvidas no projeto e, principalmente, para toda à população de Parnaíba e região norte do estado é que as esperanças de vermos a Lagoa do Portinho cheia e servindo de local de lazer estão mais vivas do que nunca.

Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb

Nenhum comentário: