sábado, 7 de maio de 2016

Delta do Parnaíba! Um raro fenômeno da natureza


Localizado entre o Maranhão e o Piauí, o destino conta com uma das paisagens mais belas do mundo.

delta do parnaibaEntre os estados do Maranhão e Piauí está uma das paisagens mais belas do mundo, o Delta do Parnaíba. O raro fenômeno da natureza ocorre também em outros locais do planeta, como no Rio Nilo, na África e em Me Kong, no Vietnã. O cenário é formado por dunas, mangues, praias, piscinas naturais, lagos e animais silvestres.
A beleza esplêndida da paisagem é mérito do imponente rio homônimo, que se divide em vários braços até encontrar o mar. Como resultado você vai ver um arquipélago que abriga mais de 70 ilhas fluviais.
Terceiro maior delta do mundo e o único das Américas que deságua no oceano, o Delta do Parnaíba é um passeio para deixar gravado na memória para sempre. Está preparado? Então confira, a seguir, dicas de viagem para este santuário ecológico!
delta do parnaiba 1Como chegar?
Para chegar ao município de Parnaíba, no Piauí, a melhor opção é partir da capital do estado, Teresina, onde fica o aeroporto mais próximo. São, no total, 330 quilômetros de estrada bem pavimentada. Já do lado maranhense, as cidades de Tutóia e Araioses contam com serviços de transfer.
Quando ir?
A melhor época para fazer um passeio pelo Delta do Parnaíba é no verão, quando as praias exibem cenários mais convidativos. As temperaturas, no entanto, são altas em qualquer estação do ano, uma vez que o clima na região é tropical úmido.
delta do parnaiba 2O que levar na mala?
Você não pode esquecer de levar roupas de banho e roupas leves, já que estes são os trajes que você mais vai usar para curtir os dias quentes e as praias da região. Também é recomendado levar repelente, um par de tênis confortável e uma mochila, que serão fundamentais caso você queira conhecer as florestas de mangue do delta.
Onde ficar?
Para conhecer o Delta do Parnaíba você vai precisar se hospedar em um hotel ou pousada na cidade de Parnaíba. Para isso confira, abaixo, algumas opções de hospedagem:
Pousada Paraíso das Canárias – Ótima opção para quem não quer gastar muito com hospedagem, a Pousada Paraíso das Canárias oferece quartos baratos simples, mas confortáveis. Nas áreas comuns os hóspedes podem usufruir de uma piscina.
Portal dos Ventos – A propriedade oferece quartos amplos e equipados com TV de LCD e ar condicionado silencioso. A Suíte Master tem ainda uma varanda.
delta do parnaiba 3O que comer?
Em Parnaíba é claro que você não pode deixar de comer caranguejo, uma comida típica da região. Nos passeios até o Delta, os barcos costumam parar nos igarapés, onde catadores mostram o método de captura do caranguejo-uçá, espécie de costas azuladas.
Durante o preparo, o crustáceo é escaldado com pode, cebola, cebolinha e pimentão a gosto. Existem cinco formas diferentes de servir o prato. A mais tradicional é a corda de caranguejo, com quatro unidades que devem ser desmembradas e quebradas com um pauzinho. As outras são mais práticas: patinha à milanesa, casquinha, ensopado ao leite de coco e como recheio de torta.
delta do parnaiba 5Como é o passeio pelo Delta do Parnaíba?
O passeio para conhecer o belo arquipélago tem início no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, situada a nove quilômetros de Parnaíba. Todos os dias barcos e lanchas regionais levam turistas interessados em conhecer o santuário ecológico do Delta. As lanchas com capacidade para cinco pessoas costumam cobrar a partir de R$ 25, enquanto os barcos que abrigam até 60 indivíduos custam a partir de R$ 60 por pessoa.
A Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba, é um dos destinos mais procurados da localidade. A ilha é tida como área de preservação ambiental e faz parte da reserva extrativista marinha do Delta. A população é divididaa em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Caiçara e Torto. O lugar oferece uma boa infraestrutura, com opções de pousadas e restaurantes e é ideal para os interessados no ecoturismo.
delta do parnaiba 4Outros passeios por Parnaíba:
Passeio de Jipe – Você pode fazer o passeio por dois roteiros. O primeiro percorre o litoral oeste. A partir da Praia da Pedra do Sal, você vai conhecer as dunas do Urubu e o Gemedor, além de lagoas que ficam cheias entre os meses de maio a setembro. Já pelo litoral leste a aventura é feita pelo afasto, com direito a paradas para banho nas praias de Atalaia, Coqueiro, Carnaubinha, Maramar e Macapá.
Lagoa do Portinho – Não deixe de conhecer esse pedacinho da natureza em Parnaíba. A paisagem é formada por dunas que rodeiam parte da lagoa que é própria para banho. Na praia, bares, restaurantes e passeios de lancha, banana boat e caiaque garantem diversão para toda a família.
Praia Pedra do Sal – A Praia Pedra do Sal é dividida por um morro de pedras que é usado para pesca de arremesso. Do lado direito da faixa de areia você vai ver barracas simples e ótimas ondas para a prática do surfe. Do outro lado, na parte esquerda, águas calmas se tornam o paraíso dos que pretendem relaxar.
Casa das Rendeiras – Conhecidas por seus enfeites de flores de renda, as rendeiras também fazem a produção de artigos diversos, como gargantilhas e saias. Você pode aproveitar pra conhecer de perto o trabalho dessas mulheres de segunda a sábado, das 8h às 18h, na Ilha Grande de Sta. Isabel.
Porto das Barcas – Localizado na beira do Rio Igaraçu, o porto das barcas abriga prédios que datam dos séculos 18 e 19. Na localidade você também vai ver bares, restaurantes, lojas de artesanato e agências que vendem passeios pelo Delta do Parnaíba.
Com informações de Pure viagem

Nenhum comentário: