domingo, 29 de maio de 2016

suicidio-crescente-motiva-discussao-entre-a-juventude-crista-de-parnaiba

O suicídio, que é um terrível mal na humanidade, vem aumentando e deve ser combatido por todos. Para conscientizar a respeito das consequências do ato foi realizada uma atividade informativa na manhã deste domingo (29/05), no salão São Francisco, da Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba. O encontro teve como principal público, jovens ligados à igreja católica. A ação teve como tema “Juventude, a Vida Vale Mais: uma reflexão acerca do suicídio”.
O suicídio é uma das três principais causas de morte entre pessoas de 15 a 34 anos, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Segundo o psicólogo e mestre Demétrio Beltrão, especialista em Tanatologia, estudo científico sobre a morte, são várias situações e fatores que levam a pessoa a cometer o suicídio. O psicólogo defendeu que as pessoas devem procurar identificar as razões para que a pessoa, que passa por exemplo por um momento de depressão, possa evitar tal situação crítica e lamentável de descontrole mental.
Wedno da Silva Gomes, um dos organizadores do evento, informou que a iniciativa se deve aos suicídios ocorridos em Parnaíba e que a juventude é muito acometida desta realidade. Vera Ribeiro, uma das entusiastas que busca implantação de um Centro de Valorização à Vida, o CVV, em Parnaíba, chamou a atenção para a necessidade de voluntariado afim de que o autoextermínio nesta cidade seja reduzido.
O suicida é a primeira e maior vítima do seu próprio engano. Pra tanto, a informação e conscientização sugere que as pessoas dialoguem com bondade e paciência com indivíduos propensos para o suicídio e doem mais tempo de si. É importante que não sejam oferecidas bases ilusórias para esperanças fugazes que o tempo desmancha; estimular a valorização pessoas, entre os outros recursos que possam constituir uma terapia preventiva. O frei Roberildo Sousa recomendou para que as pessoas, em condição de sofrimento, se espelhem no exemplo de Jesus que sofreu adversidades em todas as ordens e as superou pelo exercício do amor.
suicídio (2)suicídio (3) suicídio (4)suicídio (5)
Por Daniel Santos

Nenhum comentário: