sexta-feira, 29 de julho de 2016

Estado do Piauí confirma mais de 500 casos de chikungunya



Secretaria de Estado da Saúde mais uma vez chama a atenção da população piauiense para o crescente número de casos notificados de chikungunya. Em um comparativo que compreende os meses de janeiro a julho de 2015 ao mesmo período deste ano, o estado registrou um aumento de 672,9% de casos prováveis. Ao todo, foram 1.971 casos notificados, sendo 592 já confirmados por exames laboratoriais. Os dados equivalem a um aumento de 672,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, comenta que após o cruzamento de dados entre dois sistemas de informações: o online em que os municípios informavam seus casos de chikungunya, dengue, zika e o outro sistema offline, onde passaria pelo banco de dados do estado foi possível perceber um aumento significativo nos casos. “Esse aumento fez com que tivéssemos uma fidelidade maior referente aos casos de chikungunya. Então, essa é uma preocupação sim por parte das autoridades de saúde pública. Não pudemos de forma nenhuma baixar a guarda, ainda estamos numa guerra de combate ao mosquito Aedes aegypti. Portanto, devemos cuidar dos nossos ambientes doméstico e de trabalho”, explica.

No que se refere aos casos de dengue, o Piauí registrou 4.654 casos, em 149 municípios, o que significa uma redução de 34,5% em relação ao ano passado. Seis municípios concentram os maiores números de casos suspeitos: Teresina, Cocal, Simões, Picos, Caldeirão Grande e Marcolândia.

Enquanto no ano passado foram notificados apenas quatro casos suspeitos de zika vírus, em 2016, o estado já registrou 331.

Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 178 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e dois já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 178, doze seguem em investigação e 74 foram descartados.


Fonte: Ascom Piauí

Nenhum comentário: