segunda-feira, 18 de julho de 2016

Proposta de alteração no nome da cidade de Luis Correia



Baia do Igaraçu, ou Amarração em Luis Correia (PI) - Foto: Morais Brito
A proposta de mudança não exclui o nome original de “Luis Correia” e acresce o vocábulo “Amarração” turisticamente bem mais forte na linguagem popular. O nome oficial passaria a LUIS CORREIA DE AMARRAÇÃO DO PIAUÍ, com base em modelo da cidade cearense de JIJOCA DE JERICOACOARA.

A ideia de ver o vocábulo “AMARRAÇÃO” incluso no nome da cidade de Luis Correia nunca deixou de ser lembrada, por parte de sua população, de simpatizantes  e de um grande número de turistas que visitam as praias deste município turístico do litoral do Piauí. A proposta visaria juntar o útil ao agradável.

Nova discussão sobre esta mudança no nome da cidade de Luis Correia foi ventilada por um grupo de turistas, nesta última quarta-feira (14), na cidade cearense de Jijoca de Jericoacoara. O nome “Jericoacoara” foi acrescido ao nome “Jijoca” naquele estado vizinho, que em análise turística, fortalece bem mais, de forma expansiva, a economia de Jijoca do Ceará, através do turismo ali desenvolvido.

O presente registro tem como objetivo a viabilização de uma nova proposta plebiscitária ou outra forma legal de alteração no nome da cidade de Luis Correia, pelos órgãos competentes. A ideia oficial seria a de que se viabilizasse o acréscimo do vocábulo AMARRAÇÃO ao nome LUIS CORREIA, sem a perda do atual nome original deste município.

Seguia-se o modelo da cidade cearense de JIJOCA DE JERICOACOARA. O município piauiense de Luis Correia receberia a denominação de LUIS CORREIA DE AMARRAÇÃO.

Se aprovada a proposta, o nome do grande homem público Luis Correia permaneceria acrescido do vocábulo AMARRAÇÃO, este, turisticamente bem mais forte.

Amarração é mesmo um nome público/popular. AMARRAÇÃO é carinho! AMARRAÇÃO é aconchego! AMARRAÇÃO é apego! AMARRAÇÃO é a cara do turismo do litoral piauiense!

Por Pedro Almeida/Portal AZ | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário :