segunda-feira, 19 de setembro de 2016

EXCLUSIVO: TV Band Piauí se prepara para entrar em HD e lançar programação


O público pode até andar meio descrente com as notícias a respeito da TV Band no Piauí, mas a verdade (e isso foi checado através de fontes seguras) é que a emissora já se ramifica pela comunicação piauiense nos bastidores.

A TV Band Piauí tem tudo para fechar 2016 com programas locais no ar e transmissão em full HD.

MITO X VERDADE

A emissora é uma filial própria da TV Bandeirantes. O projeto de antes que atendia pelo nome de TV Perspectiva foi arquivado.

Isso porque os sócios, dentre eles um dos filhos do empresário João Claudino e o dono de uma renomada escola de Teresina, desistiram da ideia de levar a frente um empreendimento na área da comunicação. Com isso, a própria diretoria da Bandeirantes assumiu o projeto.

Cogitou-se, no passado, a possibilidade de o Portal O Olho ser um dos componentes do sistema de comunicação "poderoso" que se formaria. Entretanto, a informação não passou de mera especulação, sendo negada inclusive pelo próprio Alisson Paixão, diretor executivo do portal.

Realmente a TV Perspectiva foi um projeto ousado no ramo da comunicação e que prometia abalar o cenário local. Tanto que grandes profissionais como Ieldyson Vasconcelos, Vanusa Coelho, dentre outros foram sondados. Mas, em janeiro desse ano os empresários desistiram de ir adiante com a montagem do sistema. 

Ainda assim, restam dúvidas na cabeça do telespectador de quem seja o "empresário poderoso" ou o "político influente" que esteja a frente da montagem do meio de comunicação. Entretanto, trata-se de uma iniciativa da própria cúpula do Grupo Bandeirantes que tem como diretor presidente, Johnny Saad.

Desde o mês de maio deste ano, a TV Band Piauí (esse é o nome definitivo) possui um diretor executivo que já realizou intervenções em outras emissoras do Nordeste. Trata-se do jornalista pernambucano Diego Trajano. 
HORÁRIOS LOCAIS

Apesar da pouca estrutura e mesmo sem gerar nenhum programa local, a filial piauiense já comercializa espaços na sua grade de programação. Esse é o caso dos games shows exibidos no horário "nobre" da TV piauiense. O produto trata-se de uma locação de horário.

Em off, a equipe responsável pela implantação da TV tem visitado meios de comunicação do Estado para apresentar e esclarecer o projeto da Bandeirantes. A intenção é fechar o ano de 2016 com programas locais produzidos aqui.

Há ainda a possibilidade de a TV Band Piauí investir em produção de eventos culturais assim como já o fazem TV Antena 10 e TV Meio Norte. Não se descarta, por exemplo, a possibilidade de criar-se um protótipo do que acontece na Bahia (Band Folia) aqui no Litoral piauiense.

SINAL DIGITAL
Fanpage oficial da emissora já começa a soltar cenas do que vem por aí

Muitos se perguntam o por quê de tanta demora para que a TV Band Piauí finalmente passe a transmitir em qualidade digital, já que até mesmo emissoras de menor potencial como TV Assembleia, Rede Vida e outras já o fazem.

Segundo contam as nossas fontes, a TV Band Piauí já comprou todo o arsenal necessário para viabilizar a transmissão com qualidade HD. Entretanto, não se pode precisar uma data porque os equipamentos são comprados fora do Brasil e dependem da disponibilidade do fabricante. 

A certeza é que tanto a programação local (e, para tanto, os piauienses não devem esperar várias estreias) quanto o sinal digital começarão a funcionar antes do fim do ano. 

A outra novidade é que com a implantação do sistema digital, a emissora terá um alcance ainda maior podendo chegar em várias outras cidades ainda não abrangidas pelo sinal analógico.
CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Ao que tudo indica, essa será a última etapa a ser concluída com a instalação da Band Piauí. Há pouco tempo atrás, a emissora buscou através de anúncios nas redes sociais alguns profissionais, mas, para compor uma equipe própria de reportagem. Na ocasião chegou a receber mais de 700 currículos de profissionais interessados em trabalhar na empresa.

Mesmo não tendo programação local, a Band Piauí hoje, tem potencial para que frente algum fato de relevante repercussão aconteça por aqui, possa produzir reportagens sobre tal para levar ao ar pela Rede Bandeirantes. Mas isso ainda por intermédio de produtoras já que a TV não possui equipamentos como câmeras, microfones e estúdios. 

A prova disso foi a recente matéria exibida no São João Band Nordeste gravado em um bar da capital com a Banda Xenhenhem mostrando as peculiaridades da nossa culinária, música e claro, a cajuína.


A SEDE DA EMISSORA

Em consonância com o já publicado por outros portais de notícia, como o 180, a TV Band Piauí já conta com estrutura própria no Monte Castelo na Rua Climério Bento Gonçalves, 2102. Lá está fixada a sua antena que transmite para 11 municípios incluindo toda a região metropolitana de Teresina e cidades como Timon, Matões e Parnarama no vizinho estado do Maranhão.

CANAL 12

  • Teresina
  • União
  • Altos
  • Demerval Lobão
  • Timon
  • Coelho Neto
  • Parnarama
  • Matões
CANAL 5

  • Parnaíba
  • Luís Correia
  • Barra Grande
Por Igor
portalp8@gmail.com


Nenhum comentário: