sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eco ponto de ônibus em Barra Grande é destruído


Feito por moradores da comunidade há duas semanas, o eco ponto de Ônibus foi queimado hoje (27/12) pela manhã.

Como informamos na matéria sobre a construção desse ponto, ele despertou diferentes reações: enquanto muitas pessoas parabenizaram o grupo envolvido, um pequeno grupo polemizou a sua construção, acreditando que seria uma barraca comercial, mesmo tendo sido explicado com antecedência.

Para o grupo Recicla BG, responsável pelo projeto e pela construção, o tempo e os benefícios iriam se encarregar de ganhar aprovação geral. Mas eles não tiveram esse tempo.

Entretanto, não querem polemizar nem deixar no ar uma energia negativa que vai de encontro a tudo que eles valorizam. E deram uma declaração sobre esse fato: “Nós, membros do grupo Recicla BG, gostaríamos de nos manifestar frente ao ocorrido na madrugada de hoje referente ao ato destrutivo do Eco Ponto de ônibus da Barra Grande.

Primeiramente, apresentamos o nosso grupo, como um equipe de moradores (nativos e de fora) que temos como objetivo realizar ações em beneficio da comunidade e do meio ambiente através da construção de estruturas de utilidade para TODA A POPULAÇÃO feitas com materiais recicláveis, e o compartilhar das nossas experiências e conhecimento nas diferentes áreas envolvidas sem nenhum fim lucrativo ou interesses pessoais.

O nosso desejo com a construção da estrutura do Eco Ponto nunca foi invadir ou incomodar mas, ao contrário, motivar a comunidade na implementação de ações cívicas e de caráter ambiental para melhorar a qualidade de vida no povoado.

Gostaríamos de clarificar que ficamos muito tristes com o ocorrido, mas não estamos procurando culpados nem oferecendo recompensas pela informação dos autores do fato (como vêm sendo divulgado em redes sociais por pessoas que não fazem parte do grupo). Entendemos que este é um momento para assimilar e refletir sobre os motivos que podem ter levado alguém a destruir uma realização que acreditamos ser positiva para todos, para a partir desta reflexão planejarmos os novos passos do projeto.

Nos desculpamos ante a toda comunidade se nos equivocamos em alguma de nossas ações, que em momento algum foram mal intencionadas, mas naquele momento acreditamos que as visitas à vizinhança que fizemos com um mês de antecedência à construção e que aprovadas pela totalidade das pessoas consultadas, representavam a aprovação de nossa ideia pela comunidade.

Estamos abertos à qualquer diálogo claro, honesto e pacifico, além da sensibilidade e escuta ao que tenha motivado este ato, com todas as pessoas que tenham uma opinião semelhante ou diferente à nossa.  Nos comprometemos a retirar todos os materiais que ficaram no local caso seja esta a decisão da comunidade ou, propomos uma nova ação para reconstruir o Eco Ponto com ajuda de um grupo maior de pessoas que apoiam a nossa atividade.”


Fonte: Barra Grande News | Fotos: Recicla BG
Ediçao: José Wilson | Jornal da Parn

Nenhum comentário: