quarta-feira, 30 de novembro de 2016

GE apreende arma de fogo e evita suposto homicídio em Parnaíba


 Uma denúncia anônima levou os policiais do GE em uma casa localizada na rua Valéria Castelo Branco, nº 855 - bairro João XXIII em Parnaíba, cujo imóvel investigado seria da pessoa conhecida como Serrano, e no local havia uma arma de fogo.

Ao chegarem no endereço, os policiais encontraram a esposa de Daniel Lucas dos Santos Silva, 23 anos, que indicou a gaveta do guarda-roupas onde o revólver estava guardado. 

Os militares foram até o local de trabalho de Daniel e efetuaram sua prisão, o conduzindo até a central de flagrantes. 

O acusado disse aos policiais que o revólver era de sua propriedade e estaria com pretensões de ceifar a vida da pessoa conhecida por 'Novinho'. 
Revólver calibre 32 com duas munições intactas, que seria usado para um suposto homicídio.

O delegado João Rodrigo Luna, iria estabelecer um despacho de concessão de fiança para que o acusado de 'posse ilegal de arma de fogo' fosse liberado do xadrez. 

PRF apreende aves silvestres em Parnaíba; uma pessoa foi presa



Por volta de meio dia desta quarta-feira (30), no Km 18 da BR 343, em Parnaíba/PI, policiais rodoviários federais avistaram pessoas adentrando uma residência com diversas gaiolas. Chegando ao local, puderam perceber que se tratavam de 14 aves silvestres, tendo encontrado ainda 5 equipamentos ilegais de captura, conhecidas popularmente como “armadilhas”.

Uma mulher foi identificada como a responsável pelos animais, sendo presa, os pássaros e equipamentos apreendidos e a ocorrência encaminhada à Delegacia local e ao IBAMA. O crime, que está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, tem pena prevista de detenção de 6 meses a 1 ano e multa.
Fotos PRF
No ano de 2016, apenas nas BR´s que cortam o Piauí, a PRF já apreendeu 298 animais silvestres, atuando no combate a crimes ambientais com o objetivo de proteger a flora, fauna e garantir um meio ambiente saudável para as gerações atual e futura.

PRF – SEGURANÇA COM CIDADANIA

Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal deflagram operação 'Areia Branca' em Cocal


O serviço de inteligência da Polícia Civil com o apoio ostensivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal, sob a coordenação da Delegada Daniella Dinali, deflagrou na manhã desta terça-feira (29/11), a operação "Areia Branca" que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de três animais da espécie bovina, quatro caminhonetes modelo D-20, duas motocicletas, joias, materiais de uso agrícola, dentre outros produtos oriundos de furto e roubo, além de duas espingardas de fabricação artesanal e munições. 


A ação é resultado de uma investigação policial que aponta um homem identificado como Edmar Francisco da Silva, conhecido popularmente como "Edmar Rosa", morador da localidade Areia Branca, zona rural de Cocal, de ser o executor de uma série de furtos a propriedades rurais da região Norte do Estado do Piauí. Ele encontra-se na qualidade de foragido. 


Foram presos a esposa de Edmar Rosa, de nome Maria Aparecida Pereira da Silva, de 35 anos, por ser conivente com as ações criminosas do marido; o lavrador Jeová Domingos da Silva, de 34 anos, que confessou a sua participação em alguns delitos junto com Edmar; e em cumprimento a um mandado de prisão, os agentes detiveram no povoado Santo Hilário, o também lavrador Fábio Muniz dos Santos, de 27 anos, apontado pelas investigações como o autor de um assalto a mão armada registrado no mês de agosto deste ano, que teve como alvo uma joalheria localizada no centro de Cocal . Jeová e Fábio são funcionários de confiança de Edmar Rosa. O trio encontra-se recolhido a disposição da justiça na Delegacia de Polícia Civil de Cocal.

Na foto: Fábio Muniz dos Santos, de 27 anos
A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão na propriedade de Edmar Rosa, onde foi localizado em meio a mata, a aproximadamente trezentos metros dos fundos da casa, um curral com três animais (gado), uma caminhonete D-20, de cor vermelha, suspeita de ser utilizada no transporte dos animais e objetos furtados, parte da lataria e algumas peças de uma outra D-20, de cor azul, além de uma forrageira desmontada e outros materiais espalhados (escondidos) em meio ao terreno. Na casa ainda foi apreendido duas espingardas tipo "bate-bucha", algumas peças de joias subtraídas da joalheira por Fábio; uma caminhonete D-20, de cor azul, em perfeito estado de funcionamento, duas motocicletas, duas máquinas forrageiras, e um automóvel modelo celta, de cor branca, que foi confiscado para averiguação. Todo o material apreendido é de origem ilícita, exceto as espingardas e o carro modelo celta.


A policia ainda localizou em uma oficina durante a noite uma caminhonete D-20, cabine dupla, de cor verde, de placas NAJ-0597, pertencente a Edmar Rosa. O dono do estabelecimento informou que o carro estava no local para ser reformado. Ao inspecionar o veiculo os agentes descobriram que o motor do carro é de outra caminhonete do mesmo modelo. O referido veiculo também foi apreendido para averiguação.

Material apreendido é restituído aos seus legítimos donos no inicio da tarde


* A viçosense Maria Antônia do Nascimento Gale, compareceu ao distrito policial para reaver sua caminhonete D-20, de cor vermelha, de placas HUH-7414/Viçosa do Ceará-CE, que foi furtada da frente de sua residência no dia 20 de agosto deste ano.

* A lataria e algumas peças da caminhonete D-20 encontrada no terreno é pertencente ao senhor Cornélio Pedro Barreto, conhecido popularmente como "Cornélio Barreto", de 91 anos. O veiculo foi subtraído da frente do hospital de Cocal no dia 13 de julho deste ano


* Uma máquina forrageira encontrada sem o motor e sete sacas de milho é pertencente ao senhor Antônio Carlos Araújo da silva, conhecido popularmente como "Toin Passos". O material restituído, bem como muitos outros ainda não localizados pela polícia, foram subtraídos de sua propriedade localizada próximo ao povoado Poço da Pedra, zona rural de Cocal, no dia 14 de novembro .

* Uma máquina forrageira também subtraída de uma propriedade no dia 14 de novembro, no povoado Poço da Pedra, foi entregue ao seu legitimo dono, que é o senhor Adonias Raimundo de Sousa, conhecido como Adonias do Poço da Pedra. 


* Dois animais da espécie bovina (vacas) foram entregues ao criador Crispim Veras Portela, morador da cidade de Caraúbas do Piauí. Ele informou que seus bichos foram furtados de sua propriedade localizada no povoado Tamboril, zona rural de seu município, no dia 17 de novembro. Disse ainda que ao chegar em seu curral horas depois do crime, encontrou outras quatro vacas amarradas. Ele acredita que elas também seriam levadas pelos criminosos. 


* Um animal da espécie bovina foi restituído ao criador Geovane dos Santos Sousa, morador do povoado Palmeirinha, zona rural de Cocal. De sua propriedade ainda foram furtados outros três bichos. O fato aconteceu na noite do dia 11 de novembro. Ele disse aos policiais que uma vaca que o bando não conseguiu levar foi espancada e morreu dias depois em consequência das lesões.

Veículos apreendidos aguardam a chegada de seu legitimo dono para restituição


* Uma caminhonete D-20, de cor azul, ano/modelo 1994, que ostentava placas JKU-4160/Cocal-PI, é roubada e clonada. A sua verdadeira procedência é de Tianguá-Ceará, cujo as placas são HUQ-9557.

* Uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, ano/modelo 2008, de cor preta, localizada sem a placa é pertencente ao Senhor Antônio Olavo Rodrigues, residente no Sitio Araticum em Viçosa do Ceará-CE. Ao periciar o Chassi os Civis descobriram a sua verdadeira origem, na qual a placa é OCQ-4997, com restrição de roubo datada em 18/11/2016.


* Uma motocicleta Honda NXR 150 Bros ES, de cor branca, também localizada sem a placa, tem restrição de roubo datada em 19/05/2016. Consultado o chassi junto ao sistema infoseg os policiais identificaram os algarismos de sua placa como sendo ORZ-6250/Tianguá-Ceará. O veiculo é registrado no nome de Angélica Parente de Aguiar, mas o noticiante do fato criminoso trata-se de Dione Menezes de Sousa.


Praça da Graça, Cartão postal de Parnaíba vive dias de abandono



Na manhã desta quarta-feira (30) a Praça da Graça estava assim, lixo ra todo lado.
Que diria! A histórica Praça da Graça, cartão postal de Parnaíba, localizada no centro da cidade onde abriga o Monumento da Independência do Brasil no Piauí e reúne em seu entorno as igrejas Nossa Senhora do Rosário, e a Catedral de Nossa Senhora das Graças que ainda conta com prédios importantes como agências bancárias, Receita Federal, Correios, Hotel Delta, Câmara Municipal, escritórios, lojas comerciais e prestação de serviços, vive momentos de total abandono onde até a varrição está deixando de ser realizada.
Praça da Graça vive dias de abando, canteiros sem plantas e lixo acumulado
Na manhã desta quarta-feira (30) este era o retrato da Praça da Graça
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Polícia Militar prende “tarado do banheiro” na UFPI


Um homem acusado de ser o “Tarado do Banheiro” foi preso às 19h40 de terça-feira (29/11), na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, depois de abusar de uma estudante que estava dentro do banheiro feminino da Instituição de Ensino Superior.
Gustavo
Gustavo da Silva Soares, 29 anos, natural do município de Ourém estado do Pará, foi preso por uma guarnição comandada pelo tenente Vagno Aguiar, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA) e levado para a Central de Flagrantes. Segundo o tenente Vagno, foi denunciado que Gustavo teria agarrado a força uma estudante dentro do banheiro feminino. Inclusive, o acusado já estava famoso; pois as denúncias já circulavam nas redes sociais fazendo referência a perseguições e assédio no banheiro feminino.
Gustavo da Silva SoaresGustavo Soares
Por Daniel

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Piauí é destaque em energias renováveis


O Piauí está em segundo lugar como estado que possui mais fontes renováveis na sua matriz energética, entre os estados nordestinos. Os dados foram divulgados pelo boletim do Ministério de Minas e Energia, onde apresentam a evolução no setor do Estado e as indicações que as fontes ocupam 49,1% da oferta interna de energia em âmbito local.
O secretário de Mineração e Energias Renováveis, Luís Coelho, afirma que o Piauí está vivendo um bom momento no setor de energia renovável. “Os resultados são muito confortáveis para o Estado, pois mostra que estamos no caminho certo. O nosso corredor de vento tem projeção maior que os demais Estados, e estamos caminhando para que o Piauí seja o maior produtor de energia eólica da América Latina”, declara.
De acordo com os dados lançados no boletim, a perspectiva é que o Estado passe por um avanço ainda maior nos próximos anos, na fonte eólica, pois o Piauí já possui 29 parques instalados e em operação e tem mais 23 em construção, segundo o relatório da Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE).
Segundo o secretário Luís Coelho, a oscilação entre segundo e terceiro lugar do Piauí ocorre devido a estes parques energéticos em construção. “À medida que as construções são realizadas, é descontado energia no sistema nacional”, informa.
Os dados atualizados destacam que o potencial de produção chega atualmente a 808,4 Megawatts (MW) e chegará a 1445,8 MW assim que os empreendimentos forem concluídos no Estado. Os resultados são ainda mais positivos embasados na capacidade total de potência prevista nestes empreendimentos, na posição de segundo lugar do país, com 640,2 Megawhats (MW).
ccom

Ciptur encontra maconha dentro de moto abandonada em Luis Correia



Por volta das 23hs do dia 24\11\16, uma guarnição da Ciptur comandada pelo capitão Monteiro, atendeu uma ocorrência de denúncia anônima, e apreendeu uma motocicleta modelo Crypton de cor preta, placa LWC - 5544, que se encontrava próximo a rodoviária de Luis Correia, localizada na praça Núbia Suely. O veículo foi levado ao pátio da Ciptur.

De acordo com informações de populares, o condutor da motocicleta ao perceber a presença da Polícia, evadiu-se do local, deixando seu pertence abandonado.

O fato é que na data de hoje(29\11\16), não havia comparecido na Ciptur nenhuma pessoa para reclamar a posse do veículo. Porém, por volta das 11hs, os policiais do plantão sob orientação do Major Pacifico Neto, resolveram abrir o bagageiro da motocicleta.

Para espanto, aproximadamente 1kg de maconha foi encontrado dentro do veículo, além de um colete de mototáxi e uma pequena quantia em dinheiro trocado.
 Maconha encontrada dentro de bagageiro de uma motocicleta abandonada em Luis Correia





Idosos são humilhados em transportes coletivos de Parnaíba.


Um internauta enviou para nossa redação um protesto contra o tratamento dado aos idosos nos transportes alternativos de Parnaíba. Em tais veículos, os idosos são proibidos de entrarem pela porta de trás e de passarem a roleta. Dessa forma, eles são obrigados a disputarem as duas únicas cadeiras localizadas na parte dianteira das vans. Com apenas dois ou quando muito, três assentos disponíveis, muitas pessoas da terceira idade que se vêem obrigadas a ficarem em pé, correndo o risco de cair.

“Eles ficam amontoados lá na frente e já vi muito idoso deixando de pegar a van porque já não tinha mais lugar pra eles. É muita humilhação. Os idosos têm o direito garantido por lei de não pagarem passagem. Não sei porque não deixam eles entrarem por trás e sentar, de forma dignar”, denuncia o leitor.

DELEGADO DENUCIA LEI PARA LIVRA LADROES


FUCIONARIOS DA EMPRESA TERCEIRIZADA DA ELETROBRAS DISTRATA FORNERCEDOR


               NA MANHA DESTA TERÇA FEIRA UM CARRO DADA EMPRESA TERCEIRIZADA ELETROBRAS PI ESTAVA FAZENDO CORTE IRREGULAR NO BAIRRO PINDORAMA OS MORADORES MOSTRANDO O COMPROVANTE DE PAGAMENTO FEITO DIA 08 /11/2016 ELE NAO ACEITARAM POR CONTA NAO TINHA CAÍDO NO SISTEMA DA EMPRESA 
MESMO COM O COMPROVANTE DE PAGAMENTO EM MÃO

 MORADOR FICOU IDIGNADO E PARTIU PARA CIMA FAZENDO A FILMAGENS AGORA A PEGUNTA ESTA ELES DISTRATA A POPULAÇÃO E NIQUEM FAZ NADA
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 O DIRETOR DA ELETROBRAS PIAUI PROCUROU NOSSA EQUIPE E ESCLARECEU O PROBLEMA 
* OS FUNCIONÁRIOS NÃO SÃO DA ELETROBRAS PI E SIM DE UMA EMPRESA TERCEIRIZADA E NÃO TEM ORDEM NENHUMA DE AGRIDE COM PALAVRAS O CIDADÃO DE BEM.
**O CORTE E REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO E NÃO DE SETEMBRO ONDE A FONTE CONSUMIDORA ESTA COM TOTAL DIREITO.
A ELETROBRAS PIAUI VEM PEDIR DESCULPA AO TRASTORNO QUE OS FUNCIONÁRIO DA EMPRESA TERCEIRIZADA AGREDIU COM PALAVRAS E TRATARA O ASSUNTO COM A DIREÇÃO DA MESMA 
************ A ELTROBRAS PI CELA PELO CONSUMIDOR A ENERGIA FINAL ESTABELECIDA AO CONSUMIDO MEDIANTE O PAGAMENTO DA FATURA DE OUTUBRO DE 2016 .

VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE USO DO SOLO


COM MUITA INDIGNAÇÃO QUE VENHO EXPOR NOSSA REVOLTA SOBRE  ATITUDE DOS FISCAIS DO  SPU  (SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO) FOI GERADA TODA ESSA POLEMICA SOBRE QUEM MANDOU FAZER A ESTRADA E CORTADO OS GALHOS DA ARVORE,POREM QUEM PAGOU O PATO FOI MEU PAI QUE É HERDEIRO DE UM TERRENO TAMBÉM EM VOLTA DO PE DE CAJU REI, MORADOR ANTIGO DO TERRENO COM PLANTAÇÃO DE COQUEIRO HÁ MAIS DE 100 ANOS, FOMOS NÓS QUEM PRIMEIRO CUIDOU DO PÉ DE CAJUEIRO REI, MUITO ANTES DESSA FAMA, POIS DE LA TIRÁVAMOS O FRUTO E CASTANHA, FOMOS NÓS QUEM PRIMEIRO DE TUDO LANÇOU AO MUNDO VIRTUAL A IDEIA DE QUE ESSE PODERIA SER O MAIOR PÉ DE CAJU,POREM HOJE A RECOMPENSA É ESTA,OQUE A MÍDIA NÃO SABE É QUE ESSA COPA QUE SE VER DE CIMA NÃO É APENAS UM PÉ DE CAJU, SÃO TRÊS TIPOS DE CAJUEIRO TRÊS TIPOS DE CASTANHAS DIFERENTES.

BEM FOMOS SURPREENDIDOS PELOS FISCAIS DO SPU QUE NÃO AGIRAM CORDIALMENTE COM MEU PAI  SOB UM LINGUAJÁ AUTORITÁRIO QUE SEMPRE AGEM, INFORMANDO QUE  DERRUBARIAM A CERCA DO NOSSO TERRENO QUE TIRAMOS O FRUTO DE NOSSAS PLANTAÇÕES HÁ MAIS DE 100 ANOS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA, EXPRESSÃO DITA POR UM DOS FISCAIS “ SE VOCÊ NÃO TIVESSE ENERGIA NEM TETO VOCÊ IRIA TER PRA MORAR”, OQUE MAIS ME REVOLTA É QUE TODA A ÁREA DE PRAIA DA CIDADE FOI VENDIDA PARA  OS RICOS INFLUENTES DONOS DE POUSADAS, MAS SÃO RICOS , PORQUE A CORDA SÓ QUEBRA  DO LADO MAIS FRACO, ENFIM ACORDAMOS HOJE CEDO PELO BARULHO DE ALGUNS TRABALHADORES DERRUBANDO A NOSSA CERCA VIOLANDO NOSSO DIREITO DE PRIVACIDADE  EXPONDO NOSSA PLANTAÇÃO E NOSSOS ANIMAIS AO RELENTO, ALEGANDO ELES QUE FOI POR ORDEM DO SPU, COMO PODERIA FAZER ALGO SEM  NOTIFICAREM AGENTE ? CADE  O PROTOCOLO DO SERVIÇO?  NÃO SE JOGA NO LIXO AS MUITAS  DÉCADAS DE CUIDADO DE DEDICAÇÃO  DE PRESERVAÇÃO E LUTA POR UM TERRENO,  O CRIME CONTRA O CAJUEIRO REI NÃO FOI MEU PAI QUEM PRATICOU CORTANDO OS GALHOS DO NOSSO CAJUEIRO REI,  PORQUE ERAMOS DONOS DESSE PÉ DE CAJU ANTES DESSA FAMA, PASSAMOS A SER VITIMAS DESSA FÚRIA , DESSE EXCESSO DE PODER  QUEREMOS RESPOSTA,A CIDADE ESTÁ SENDO INVADIDA E VENDIDA PARA OS DE FORA, NÃO SERIA ESSAS TAMBÉM ÁREA DE PRESERVAÇÃO JÁ QUE TODA A ÁREA DA CIDADE É PERTENCENTE A UNIÃO?
















Por Tiago Neves