Vinte seis detentos da Penitenciária Irmão Guido, nas margens da rodovia BR-316, na zona rural de Teresina, fugiram durante a manhã de sábado (25), incluindo os gêmeos Alan e Alex, que eram acusados de controlarem, no presídio com telefones celulares e visitas de parentes e amigos, uma organização criminosa especializada em estouro de caixas eletrônicos e de assaltos a empresários, médicos e empresas em Teresina e Parnaíba (345 km da capital).
Buraco feito no muro do presídio (Crédito: Reprodução)
Buraco feito no muro do presídio (Crédito: Reprodução)
A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) disse que três presos que fugiram foram recapturados, entre eles um, dos gêmeos, Alan.
A Sejus informou que os fugitivos ocupavam celas no Pavilhão C, cavaram um buraco para fora o pavilhão, mas ainda dentro da penitenciária e, em seguida, furaram um buraco no muro da Irmão Guido e fugiram. A secretaria de Justiça irá afastar toda a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa, por não ter detectado o plano de fuga e nem reforçado a guarda externa. O Sindicato dos Agentes Penitenciarios do Piauí informou que irá fornecer auxílio jurídico para os servidores afastados. 
Os fugitivos foram identificados como Francisco Carvalho da Cunha, Gilson de Sousa Cruz Filho, Francisco Flávio de Melo Silva, Francisco de Assis Barros Costa, Francisco Douglas de Sousa Oliveira, Vitor da Silva Sousa, André Ferreira Lima da Silva, Erikles Gomes da Silva, Eulenilson Passos Gomes, Magno Diego Castro Rodrigues,  Marcos William da Silva Nascimento, Thiago Santiago Gomes, Francisco Gerlane Lima da Silva, Bernilson Wanderson Gomes da Silva, Alex dos Santos Nunes, Alan Vitor Alves de Araújo, Antonio Marcio Sales Pereira, Mycael César Rodrigues Barros, Rodolfo Rodrigues Mendes, Antonio Francisco Barros, Teodorico Monteiro Ferreira, José Igor Santana da Cruz, Maciel Rocha, Edivan de Sousa Monteiro e Jailson Reis dos Santos.
Alan, um dos gêmeos recapturados  (Crédito: Reprodução)
Alan, um dos gêmeos recapturados (Crédito: Reprodução)
As equipes da Segurança Penitenciária, homens da Polícia Militar, dos Serviços e Diretoria de Inteligência e de Proteção Externa, Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária e o diretor da Penitenciária Irmão Guido, Fábio Keyller estão dentro do presídio fazendo a contagem dos pregos e iniciaram as buscas dos fugitivos.
O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, determinou o afastamento de suas funções dos agentes penitenciários que estavam de plantão na manhã de sábado durante a fuga e a instauração de inquérito policial e de procedimentos administrativos.
Enquanto o inquérito policial e os procedimentos administrativos não forem concluídos, os agentes penitenciários continuarão afastados de suas funções.

Túnel feito pelos fugitivos (Crédito: Reprodução)
Túnel feito pelos fugitivos (Crédito: Reprodução)



Tópicos Irmão Guido