domingo, 19 de fevereiro de 2017

Tubarão é Capturado por pescador na Praia da Pedra Sal em Parnaíba-PI




Os banhistas que estiveram na Praia da Pedra do Sal na tarde deste sábado(18) ficaram surpresos, quando um pescador nativo desembarcou com um tubarão de tamanho médio capturado em alto mar. O animal lendário conseguiu chamar a atenção de muitos curiosos.
Por ser um animal de grande porte, foi preciso utilizar da força para contê-lo ao ser capturado, para isso os pescadores tiveram que desferir alguns golpes na cabeça do pescado e ao ser desembarcado foi preciso arrastá-lo até a margem, tamanho era seu peso.
A espécie capturada é popularmente conhecido por tubarão-lixa por ter a pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. Mas ele também é conhecido por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos "bigodes" entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.
Ele pode medir até 4 m de comprimento e chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas da espécie são, em média, maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 metros, enquanto que os machos ficam entre 2,2 e 2,57 metros. Tem dentes pequenos e bem poderosos, capazes de infligir ferimentos graves. No entanto, não são muito agressivos, exceto se ameaçados. Em geral, nadam para longe quando são aproximados por nadadores e mergulhadores.
Uma espécie de hábitos noturnos, durante o dia costumam ficar imóveis por longos períodos no fundo arenoso, em águas rasas. Enquanto dormem, ficam empilhados em grupos de até 30 indivíduos. À noite são muito ativos e bastante vorazes: se alimentam de peixes que habitam no fundo do mar, camarões, lulas, polvos, caranguejos e lagostas. 

Nenhum comentário: