quinta-feira, 20 de julho de 2017

Qual seria o sentido de trazer o helicóptero da PM para “voos panorâmicos” na cidade de Parnaíba?



Por: Bruno Santana

Qual a finalidade do uso de helicópteros para policiamento? Alguns estudiosos no assunto definem o uso da aeronave como: "visão de olho de pássaro se comparado com a visão de uma minhoca que é o ponto de vantagem disponível para um policial em uma viatura em patrulhamento. Um helicóptero tem 30 vezes o alcance visual de algo cuja contrapartida em alcance visual está restrita pelas ruas".

No entanto, trazendo para a realidade de Parnaíba, que conta com apenas 06 viaturas (com 03 homens em cada) para patrulhar mais de 30 bairros, é realmente necessário o uso desse “olho de pássaro”? Temos que ter em mente que, por mais que o helicóptero seja útil (e ninguém discute que seja), ele é um “complemento” para uma boa estratégia de segurança pública e, não substitui viaturas em terra, como ao que parece ser a intenção da Secretaria de Segurança.


Ao custo de R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais) por dia, não seria melhor poupar esse dinheiro para investir na infraestrutura do nosso cansado batalhão Major Osmar e seus homens?

O que ganha Parnaíba com esses pousos e decolagens em praças de nossa cidade? Qual a necessidade de tanta “ostentação”?

Nossos bravos homens do 2º BPM estão municiados e com os coletes balísticos dentro do prazo de validade? Nossas viaturas estão com as revisões em dias e abastecidas para pronto emprego?

Nesta terça-feira, 18 de julho, chegamos ao terceiro dia de uso do pássaro policial. Já foram “gastos” R$ 4.500,00. Esse dinheiro não seria melhor utilizado de outra forma?

Com a palavra o Sr. Governador W. Dias e os gestores da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Nenhum comentário: