domingo, 22 de abril de 2018

Campanha de Vacinação contra Influenza inicia nesta segunda-feira (23)


Vacinação acontece de 23 de abril a 1 de junho nos 45 postos de saúde do município.
A Secretaria de Saúde de Parnaíba inicia a partir desta segunda-feira, dia 23 de abril a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A Campanha prossegue até 1 de junho de 2018 e o dia D é 11 de maio.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A população deve procurar o posto de vacinação do seu bairro.

O objetivo maior da campanha é a redução do número de hospitalização por casos da gripe H1N1, bem como diminuir a mortalidade. Desse modo, estamos sensibilizando toda a população para que possamos buscar esses mecanismos para prevenção.

A meta é atingir 90% da população nos grupos elegíveis para a vacinação. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contudo algumas condições pessoais devem ser observadas, indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados têm contraindicação para a vacina. Além disso, doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer uma doação.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: