sábado, 29 de setembro de 2018

Ponte Simplício Dias: Mureta construída gera comentários controversos


Além dos transtornos que vem causando há mais de um ano, desde que o governo do Estado iniciou, em agosto de 2017, a reforma da Ponte Simplício Dias, uma nova “invenção” da empresa que está realizando a obra está provocando os mais controversos comentários da população que diariamente passa pelo local. Trata-se de uma mureta que está sendo erguida para separar a área destinada aos pedestres do espaço por onde trafegam os veículos, o que descaracteriza totalmente o projeto original da ponte e priva da visão do rio as pessoas que trafegam de veículos pelo local.
Para o historiador Diderot Mavignier a modificação “está horrível e pode causar problemas no futuro, pelo sobrepeso que a ponte está recebendo. E por que ao invés do muro não colocam grades?” – sugere.
Nas redes sociais as pessoas têm se manifestado de maneira controversa, após divulgação de fotos da nova visão da ponte. Está muito feio, aliás, horrível. Sei que precisamos de segurança na ponte, mas tem que ser em harmonia com o ambiente”,comenta Mariana Carvalho, moradora da Ilha de Santa Isabel, nas proximidades da ponte.
Um bom engenheiro faz um estudo das avarias da ponte e executa, mas permanece com a mesma beleza que a ponte sempre teve, desde sua inauguração. Mantendo o visual do belo rio Parnaíba. Um cartão de visita para moradores e turistas”, comenta Carolina Silva, sugerindo que justiça seja acionada para que “o Governo se explique do porquê da construção desse horroroso muro. Não teve nenhuma consulta aos moradores. O povo é soberano e nenhuma instituição é maior do que a soberania popular”.
Para o internauta Zé Coutinho “o problema é que nós cidadãos aceitamos tudo calado, ninguém fala nada, só sabemos reclamar.Pra que se tem IPHAN na nossa cidade se todos sabem que Parnaíba é uma cidade histórica? Sabe quando vão tomar uma providência? Quando acontecer o pior, porque a nossa ponte não está sendo reestruturada e sim maquiada de uma forma que está acabando com sua beleza e a vista que nós temos quando estamos atravessando de um lado para o outro”.
Inaugurada em março de 1975, pelo então governador Alberto Silva, a ponte possui cerca de 300 metros de extensão e é a única que liga a cidade de Parnaíba ao município de Ilha Grande. Em Ilha Grande estão localizados importantes pontos turísticos e econômicos da região, como a praia de Pedra do Sal, Porto dos Tatus, saída para o Delta do Parnaíba.
Por: Bernardo Silva; Fotos: Camila Neto

Nenhum comentário: