PRF irá trabalhar com os 170 Policiais que já atuam na fiscalização em regime de escala
Na operação serão utilizadas 30 viaturas operacionais, 15 etilômetros e um radar do tipo estático, que pode ser montado e desmontado para promover a fiscalização em diversos pontos onde haja necessidade de controle do excesso de velocidade.
DEMANDA
A BR 343 ainda é a rodovia que apresenta maior demanda de tráfego em razão do fato de dar acesso às praias do litoral piauiense. Neste feriado prolongado do Dia do Piauí, estima-se um aumento aproximado de 30% do fluxo de veículos em direção a região de Oeiras, na BR-230, onde ocorrerá uma competição de Montain Bike.
A BR 343 ainda é a rodovia que apresenta maior demanda de tráfego em razão do fato de dar acesso às praias do litoral piauiense. Neste feriado prolongado do Dia do Piauí, estima-se um aumento aproximado de 30% do fluxo de veículos em direção a região de Oeiras, na BR-230, onde ocorrerá uma competição de Montain Bike.
ÁREAS DE RISCO
Como de costume, o alerta deve ser feito em relação às curvas que apresentam angulação bastante fechada, dificultando o traçado quando contornado em velocidade excessiva, podendo levar à perda do controle do veículo e provocando acidentes.
Como de costume, o alerta deve ser feito em relação às curvas que apresentam angulação bastante fechada, dificultando o traçado quando contornado em velocidade excessiva, podendo levar à perda do controle do veículo e provocando acidentes.
Atenção, portanto, à chamada Curva da Raposa, no município de Altos/PI, Volta da Jurema em Piracuruca e Curva sobre o Rio Piranji, todas na BR 343, acesso ao litoral. Pela BR 316 atenção deve ser dispensada às curvas no município de Monsenhor Gil e em Barro Duro, onde se verifica curvas, aclives e declives acentuados necessitando cautela e velocidade compatível.
Em relação a estas áreas uma medida de segurança que deverá ser adotada pelos motoristas é observar as chamadas placas de sinalização de advertência. As curvas ou aclives e declives são sinalizadas com placas que apresentam fundo amarelo e borda preta, contendo gravuras com o ângulo da curva. Se for observada e atendida não há risco de acidente.
Não se pode deixar de fazer este alerta em relação às curvas. Todavia, os dados estatísticos indicam que 75% dos acidentes e mortes ocorrem nas retas. É nestes locais que se imprime velocidade excessiva, comprometedora da segurança no trânsito. Para flagrar e coibir as infrações por excesso de velocidade, a PRF utilizará equipamento de radar durante a Operação Dia do Piauí.
PREOCUPAÇÃO
4.1 – Ultrapassagem – sobressai-se como a maior causadora de acidentes com morte nas rodovias federais do Estado do Piauí. Provocam o acidente tipo Colisão Frontal, resultado de manobras de ultrapassagens mal sucedidas. Dados de 2011 apontam que 109 acidentes desse tipo levaram a morte 60 pessoas. Praticamente a cada 2 acidentes tem-se uma vítima fatal.
4.1 – Ultrapassagem – sobressai-se como a maior causadora de acidentes com morte nas rodovias federais do Estado do Piauí. Provocam o acidente tipo Colisão Frontal, resultado de manobras de ultrapassagens mal sucedidas. Dados de 2011 apontam que 109 acidentes desse tipo levaram a morte 60 pessoas. Praticamente a cada 2 acidentes tem-se uma vítima fatal.
4.2 – Atropelamento de pessoas – esta é a segunda maior causa de acidentes nas BRs do Piauí. É comum durante as viagens nos feriados os motoristas não reduziram a velocidade dos veículos quando adentram as vias urbanas das cidades cortadas pelas rodovias. Tem-se verificado acontecer atropelaram pedestres ou ciclistas. Em 2011 foram registrados 101 acidentes desse tipo que levaram à morte 31 pessoas.
4.3 – Motocicletas – o gravidade dos acidentes envolvendo este tipo de veículo vem alertar a fiscalização PRF para o risco a que estão sujeitos os ocupantes deste tipo de veículo. Em 2012, os 701 acidentes com motocicletas nas rodovias federais resultaram em 81 mortes, representando o tipo de acidente mais fatal, considerando-se o tipo de veículo envolvido.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
a) Antes da sair para viajar providenciar revisão do carro, atentando para os equipamentos obrigatórios, dentre eles o sistema de iluminação, freios e pneus.
a) Antes da sair para viajar providenciar revisão do carro, atentando para os equipamentos obrigatórios, dentre eles o sistema de iluminação, freios e pneus.
b) Verificar a documentação de porte obrigatório, citando-se a carteira de motorista e o documento do veículo que deverão estar dentro do prazo de validade.
c) Ao programar a viagem considerar a possibilidade de realizá-la durante o período diurno. Há dados que revelam ser a viagem noturna mais insegura e sujeita aos acidentes.
d) Realizar ultrapassagens somente onde a sinalização assim o permita. Mesmo que haja permissão, avaliar se há tempo e espaço suficiente para que a manobra seja realizada sem o risco de colidir com veículos em sentido contrário.
e) Obedecer aos limites de velocidade. Onde não houver placa estabelecendo a velocidade máxima, é permitido aos automóveis, camionetas e motocicletas circularem a 110 Km/h; ônibus e micro-ônibus a 90 Km/h e caminhões a 80 Km/h.
f) Fazer uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo. É um importante equipamento que protege os ocupantes de lesões quando das colisões. Este equipamento também é obrigatório para os passageiros de ônibus fabricados a partir de 1999.
g) Não fazer ingestão de bebidas alcoólicas se for dirigir, e não dirigir caso tenha consumido bebidas alcoólicas.
OBJETIVO
O objetivo da PRF é de reduzir o número de acidantes, feridos e mortos em comparação com o mesmo período de 2011, quando houve 19 acidentes, 14 feridos e 03 mortos.
O objetivo da PRF é de reduzir o número de acidantes, feridos e mortos em comparação com o mesmo período de 2011, quando houve 19 acidentes, 14 feridos e 03 mortos.
FONTE 180 GRAUS EDIÇÃO COTIDIANO DE PARNAIBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário