sábado, 8 de junho de 2013

Boi Novo Lírio hà 7 anos fazendo parte da cultura Parnaibana



O Novo Lírio irá se apresentar na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo) durante o XIII São João da Parnaíba, o maior do Piauí, com uma premiação de R$ 170 mil, a maior do Brasil, previsto para os dias 21 a 29 de junho.
Na cidade de Parnaíba foi fundada uma associação entre Paulo César e Raimundo Nonato de um Bumba meu Boi. O nome foi “Cravo de Rosa” que inicialmente era mirim do ano de 2003 à 2005; Já no ano de 2006 enceraram com o “Cravo de Rosa” e fundaram “Novo Lírio”, na categoria adulto.
O Novo Lírio nesse ano vem com o seguinte tema, “Preservar é viver”.

DESTAQUES: Índia Poranga, Pagé, Porta Estandarte, cacique, Índia Guerreira, sinhazinha e Rainha do Folclore.
ÍNDIOS: 17 fixos no geral. 
CATREVAGENS:  Burrinha, Cabeça de Lata, Folharau, Catirina e Gregório.
BATALHÃO: 20 Caboclos Reais, 24 Boieiros, 10 Vaqueiros Adultos, 8 Vaqueiros Mirim, 2 Sargentos, 3 Amo e 20 na Organização e 8 tambozeiros. 
Os responsáveis são: Raimundo Nonato Seixas (Neto), Paulo César Barbosa, Diana Alves Seixas e Rosário Rodrigues. Neto e Paulo César se esforçam juntos com suas esposas, ao máximo pra manter a cultura e a tradição de “bumba meu boi”.

As competições são levadas muito a sério, deve se pensar que só competir não é o espírito da cultura, deve-se ir para a arena e mostrar ao público o que sabe de bom, colaborando que um dia essa tradição não acabe.
Os integrantes são crianças, adolescentes e adultos, estão nesse grupo pra mostrar que cultura existe e o espírito de viver e vencer não morra, mais VENCER não no sentido de primeiro lugar é só um título, mas, a grande conquista é a felicidade de saber que foi feita a sua parte.
As competições irão acontecer na Praça de Eventos Mandu Ladino, mas, popularmente conhecida como Quadrilhodómo, na cidade de Parnaíba-Piauí, do dia 21 à 29 deste mês. O São João João da Parnaíba conta com a maior premiação em festivais juninos do Brasil com um total de 171.000,00 (cento e setenta e um mil reais), distribuídos entre bois e quadrilhas nas categorias adulto e mirim.
O grupo tem como objetivo levar cultura para população Parnaibana, com o propósito de fazer a animação com a garotada.
fonte
Jornal da Parnaíba com informções de Tainá Caroline

Nenhum comentário: