Dados divulgados ontem pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, mostram que 28% dos endividados são da Classe C
Cerca de 19% dos entrevistados estão com o nome sujo. Deste grupo, 23% estão na classe C, seguidos da D/E (21%). O levantamento ainda aponta que nos últimos dez anos a relação crédito-PIB chegou a 50%, responsável por sustentar o aquecimento do consumo das famílias. Dos entrevistados, 71% possuem alguma conta em banco, sendo 95% na classe A e 56% na D/E. O estudo mostra que 70% das famílias das classes C e D/E possuem conta corrente há menos de dez anos.
“Na última década, experimentamos uma evolução positiva do crédito no País, impulsionado por um cenário de formalização no mercado de trabalho e o aumento da oferta de crédito. Os novos consumidores aprenderam depressa que o crédito é desejável, mas o mercado não pode simplesmente aumentar a oferta e esperar que os consumidores encontrem de forma isolada o equilíbrio, sem planejamento”, avalia o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado.
O desemprego foi apontado por 34% dos entrevistados como o principal motivo para a inadimplência, sendo essa a principal razão apontada por 40% da classe D/E e 36% da classe C. O segundo motivo apontado por 29% dos entrevistados foi o descontrole de gastos, sendo 42% na classe A e 24% na D/E.
O nível de inadimplência no ano deve se manter próximo do verificado em 2011, por volta de 11%, indica Dorival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário