segunda-feira, 26 de maio de 2014

Barragem seria o motivo para a seca da Lagoa do Portinho


Foto: Proparnaiba.com
Uma barragem particular construída no igarapé que deságua próximo a ponte do olho d'água, na BR 402 estria reduzindo o nível da lagoa do Portinho. Na ponte, é controlada o fluxo de água que vai para a Lagoa do Portinho e segundo a denúncia, quando as chuvas são fracas a água fica retida na barragem e não consegue chegar até a lagoa.
Na imagem abaixo aparece quatro grandes reservatórios de água perto da barragem e de acordo com a denúncia, depois da construção da barragem, a água permanece nos reservatórios e não segue para a Lagoa do Portinho. Com a construção da barragem, pescadores também estariam sendo prejudicados por conta da escassez de peixes.



“Ninguém pode fazer qualquer tipo de intervenção na natureza sem autorização de um órgão ambiental, pois, é de domínio público e se tem algo impedindo o curso das águas sem o conhecimento da Semar [Secretaria de Meio Ambiente] ou Instituto Chico Mendes, é considerado irregular”, disse o doutor em Meio Ambiente, Leonardo Madeira.
A Lagoa do Portinho tem uma área de cinco quilômetros quadrados e estende-se por nove quilômetros, no sentido Norte-Sul. A lagoa é abastecida pelos riachos do Portinho e do Brandão, sendo o Portinho o dá nome ao canal de conexão que rompe o campo de dunas e chega até o rio Igarassu, o qual deságua no oceano Atlântico.
A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para comentar o caso, mas obteve sucesso.
Fonte: Portal AZ.

Nenhum comentário: