Os mesmos eram da Penitenciária Feminina de Teresina (um) e Colônia Agrícola Major César (demais). Em Parnaíba não há registros.
Penitenciária Mista Fontes Ibiapina em Parnaíba. Não houve registro de falta em retorno. Imagem: Bruno Santana
Dos 233 presos do sistema prisional do Piauí que receberam o benefício da saída temporária do Dia das Mães, 13 não retornaram para as unidades prisionais. Os mesmos eram da Penitenciária Feminina de Teresina (um) e Colônia Agrícola Major César (demais).
De acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas, a saída aconteceu no dia 03 de maio e o retorno deveria acontecido até o dia 09 de maio. “220 apenados retornaram aos presídios e isso representa 95% do total. Mas, ainda falta eu receber o comunicado oficial e determinar a regressão da pena para aqueles que descumpriram a ordem”, afirmou ao GP1.
Os presos beneficiados ganharam esse direito por ter um comportamento adequado dentro da unidade prisional e por cumprirem pelo menos um sexto da pena. Além dos Dias das Mães, a Justiça também autoriza a saída temporária de detentos em outros feriados durante o ano, como Dias dos Pais e Natal.
Ainda segundo o juiz, “aqueles que não retornaram no prazo estabelecido pela justiça, são considerados foragidos e passam a ter regime fechado, quando recuperado”, complementou José Vidal.
Fonte: GP1 / Edição: Tribuna de Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário