Resgate
Postada em 25/09/2019 ás 18h51 - atualizada em 25/09/2019 ás 18h57
Publicada por: Redação Fala Nordeste
Uma mulher identificada como Maria Marta se jogou da ponte no Rio Poti, na zona norte de Teresina. O acidente ocorreu no final da tarde dessa quarta-feira (25).
Segundo testemunhas, a mulher, que já vinha sofrendo com a depressão, se jogou no Rio, mas foi resgatada por populares.
Continua depois da publicidade
Maria Marta foi socorrida e encaminhada para o hospital mais próximo da região.
Busque ajuda
O Fala Piauí tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.
Continua depois da publicidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o assunto não venha a público com frequência, para que o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.
Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
Continua depois da publicidade
Conheça também as organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:
1.Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga);
2.Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742 (faz palestra sobre doenças mentais e suicídio, fornece atendimento psicológico e tem grupo destinado às pessoas que perderam um ente querido por suicídio);
3.Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga, atende presencialmente na sede e também faz visita domiciliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário