Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (31) um alerta de chuvas intensas para municípios das regiões Norte e Centro-Norte do Piauí. Ele inclui, além da capital Teresina, outras 77 cidades piauienses dessas faixas.
O alerta amarelo tem duração de 24 horas, valendo até às 9h dessa segunda-feira (1º) e representa perigo potencial com possibilidades de chuvas entre 20 e 30mm/h ou de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Por causa das chuvas há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com a climatologista Sônia Feitosa, apesar do alerta valer para todas essas regiões, serão chuvas isoladas que podem atingir com mais potência alguns municípios e outros não.
“São chuvas isoladas, não são chuvas que vai abranger toda a região norte, e isso significa que em alguns municípios pode ter uma chuva forte e em outros não”, aponta.
Sônia Feitosa esclarece ainda que essas chuvas estão sendo provocadas pela convergência de ventos em altitude, ventos úmidos, conjugado com a alta temperatura.
“É algo atípico, não é um sistema especial, tanto que é coisa rápida, não vai durar vários dias”, finaliza a climatologista.
Orientações
Ainda no alerta, o Inmet destaca algumas orientações que devem ser seguidas em caso de fortes chuvas com rajadas de vento:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Inmet
Baixa umidade
Já em outro cenário, a baixa umidade predomina em algumas cidades do Sudoeste do Piauí. De acordo com o Inmet, são dois alertas que deverão prevalecer até as 19h deste domingo (31).
No primeiro alerta, o amarelo, a umidade relativa ficará variando entre 30% e 20%. Ele atinge os municípios de:
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Curimatá
- Gilbués
- Júlio Borges
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Parnaguá
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Santa Filomena
- São Gonçalo do Gurguéia
- Sebastião Barros
Já no aviso laranja, o mais perigoso, a umidade estará entre 20% e 12% e afeta as cidades de Corrente, Cristalândia do Piauí, Sebastião Barros. Segundo o Inmet, nesses locais, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
“Tem dois alertas, o amarelo e o laranja que é mais grave e mais pesado onde a umidade vai está muito mais baixo e requer mais cuidados naquela pequena faixa do extremo Sul”, ressalta a climatologista Sônia Feitosa.
Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com