Na madrugada deste domingo, um raro fenômeno meteorológico conhecido como micro-explosão causou destruição na zona rural de Parnaíba. Ao menos quatro residências, localizadas às margens da BR-402, próximo ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), foram severamente afetadas. Os imóveis ficaram sem energia elétrica, tiveram os muros destruídos e foram destelhados.
Batista Vieira, proprietário de uma das casas atingidas, descreveu o momento do incidente. “Por volta de meia-noite, ouvi um grande estrondo que acreditava que era um raio. Quando saí para verificar, vi que mais de 60 metros do muro estavam no chão”, relatou Vieira.
Apesar da violência do fenômeno, os danos foram apenas materiais, segundo os moradores das imediações.
O impacto da micro-explosão não se restringiu às residências. A cerca de 500 metros das casas, várias árvores foram arrancadas e destroçadas, e uma placa situada sobre o anel viário Antônio José de Moraes Souza foi danificada.
O climatologista Werton Souza explicou o fenômeno. “A micro-explosão ocorre quando há um deslocamento brusco vertical de uma coluna de ar no interior de uma nuvem. Ao atingir o solo, essa coluna desliza horizontalmente, formando uma rajada intensa que pode atingir velocidades superiores a 100 quilômetros por hora”, esclareceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário