segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Dunas de areia avançam em direção aos novos quiosques na praia Pedra do Sal, litoral de Parnaíba

 

Um projeto sem estudo prévio está prestes a causar prejuízos aos donos de quiosques que, recém-inaugurados, já enfrentam o avanço das dunas – montes de areia fina que se formam principalmente pela ação dos ventos. Esse fenômeno, impulsionado pelo vento do mar, traz a areia que se acumula na área, formando dunas de diferentes formas e tamanhos.


VÍDEO



Os proprietários dos quiosques atribuem a situação à prefeitura de Parnaíba e à deputada Gracinha Mão Santa (PP), alegando que faltou um estudo geográfico na área antes da demolição dos quiosques de madeira. Segundo levantamento do Portal do Águia, anteriormente, os antigos quiosques, feitos de madeira e cobertos com palhas de palmeiras, poderiam ter ajudado a minimizar a formação das dunas trazidas pelo mar.


Os proprietários, preocupados com a situação, relatam que uma empresa contratada pela Prefeitura de Parnaíba tem tentado remover a areia acumulada, mas sem conseguir resolver o problema de forma definitiva. Segundo eles, "é a vingança da natureza mostrando quem manda aqui – é a própria natureza, e não a deputada Gracinha Mão Santa".


Um turista de passagem pela praia Pedra do Sal, o engenheiro geográfico Paulo Garcez, de Santa Catarina (RS), que não quis divulgar  sua imagem comentou ao Portal do Águia que qualquer obra próxima ao oceano requer um estudo geográfico especializado. "Esses novos quiosques ficaram bonitos, mas vão trazer muitos prejuízos para os proprietários nessa região. Mexer com a natureza sempre gera consequências. Eu vi caminhões retirando a areia trazida pelo vento do mar, mas isso não resolverá o problema sem um estudo adequado. Esse tipo de intervenção pode acabar custando muito caro ao município, com gastos que podem chegar a milhões", observou Paulo Garcez.


O Portal do Águia continua acompanhando o problema das dunas após a retirada dos antigos quiosques de madeira.

Nenhum comentário: