quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ressaca? Veja 20 alimentos que ajudam na cura


 Foto: Getty Images


Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parecer bem-vinda
Exagerou nas doses ou algo não caiu bem e aparece aquela ressaca. Alguns alimentos e bebidas podem ajudar, mesmo que a ideia de colocar qualquer coisa na boca possa não parecer bem-vinda. A revista Glamour inglesa elaborou uma lista com 20 itens que devem entrar da dieta de quem está sofrendo do problema. Confira: 
Água: é o item principal que deve ser consumido. O álcool desidrata o corpo e o líquido torna-se mais essencial do que nunca. Ajuda inclusive a tratar a dor de cabeça, típica do quadro de ressaca.
Alho: antibiótico natural, protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Os componentes alicina e ajoeno têm ação anti-inflamatória, auxiliando em problemas digestivos.
Arroz integral: dose de energia com a vantagem de conter boa quantidade de vitamina B e proteína.
Atum em lata: o peixe ajuda a repor uma série de minerais que o corpo perde quando em contato com o álcool.
Azeite de oliva: o óleo diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.
Banana: a desidratação provocada pelo consumo do álcool reduz os níveis de potássio no organismo. Isso pode causar cansaço excessivo, náuseas, câimbras e ânsias. E para ajudar a evitar esses sintomas, uma banana, rica no mineral, pode ser boa aliada.
Chá de camomila: bom para curar problemas digestivos e náuseas. De preferência adoçado com mel, para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue.
Chá de hortelã: outra bebida que ajuda no processo digestivo, e também na desintoxicação do corpo.
Cogumelos: são fontes de selênio, antioxidantes e vitamina B que ajuda o fígado no processo de desintoxicação.
Espinafre: o vegetal contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.
Feijão: fonte de fibra e ácido fólico, além de proteína, é bom alimento para ajudar na recuperação do corpo.
Gengibre: combate a náusea, pois tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.
Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos essenciais, são aliados no processo de desintoxicação que o fígado coloca em ação para se livrar dos excessos cometidos.
Leite: a bebida é um dos itens que pode ser consumido antes da balada, para ajudar a forrar o estômago e amenizar os efeitos da bebedeira.
Nozes: a dica seria beliscar um pouco durante a bebedeira, para que as proteínas, vitamina E e outros nutrientes ajudassem o corpo a não entrar num quadro de ressaca.
Ovos: quando o corpo detecta a presença do álcool, produz acetaldeído, que é o produto tóxico resultante da primeira fase do metabolismo da bebida. O corpo então produz glutationa para combater essa intoxicação, mas não dá conta. Por isso, o corpo sofre com os efeitos do álcool e vem a ressaca. Os ovos são ricos em cisteína, proteína que contém glutationa. Portanto, inclua-os no cardápio.
Picles: o álcool tira do corpo vitaminas, sais mineiras e sal. E essas pequenas guloseimas são ricas em vitamina A, ferro, potássio, vitamina A, cálcio e manganês.
Quinoa: o grão é repleto de aminoácidos e nutrientes que são essenciais para a saúde, principalmente em momentos de recuperação.
Suco de frutas: a bebida ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue que caem drasticamente após terem ficado altos durante a bebedeira. Também repõe sais mineiras perdidos devido o consumo do álcool.
Tomates: ricos em vitamina C e glutationa, substância da qual o corpo necessita para se livrar das toxinas deixadas pelo álcool no corpo.
Terra.com

Nenhum comentário :