segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Poluição sonora e trotes lideram ranking de denúncias em Parnaíba


A Central de Operações Policiais Militares (COPOM) é o caminho mais curto entre o denunciante e a polícia. Foto: Daniel Santos
A Central de Operações Policiais Militares em Parnaíba, COPOM, recebe, em sua maioria, ligações relacionadas a trotes, furtos a residência, poluição sonora, confusões e brigas. Segundo o major Antonio Pacífico de Castro Neto, subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, a poluição sonora é o motivo das maiores denúncias, principalmente, nos finais de semana.
 Um dos problemas que mais dificulta as ações da Polícia Militar está no trote, pois resultam em gastos de combustível, tempo e disponibilidade dos policiais. A própria sociedade sai prejudicada por conta de ações irresponsáveis de pessoas que ligam para a polícia.  De acordo com o major Pacífico, algumas pessoas ligam para xingar os policiais sem motivo ou simplesmente ficam ocupando as linhas telefônicas.
Para se ter ideia da situação, somente no mês de setembro foram registrados 154 casos de denúncia por conta de poluição sonora; 126 casos de agressão em via pública; 45 trotes confirmados, sem levar em conta os casos em que as linhas são ocupadas por pessoas sem propósito algum e 36 casos de furto a residências. O alerta do subcomandante é para que as pessoas se conscientizem de utilizar a central de operações policiais militares somente em situações necessárias para não prejudicar os denunciantes que realmente precisam das ações preventivas.

Nenhum comentário :