quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Campus da UFPI de Parnaíba ganha novos espaços para projetos de Aquicultura


Projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, elaboração de novas tecnologias destinadas para a pesca, procura por novas patentes para a pesquisa do Estado e inserção da comunidade local. 


Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelo Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba, e apresentadas ao Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, no último final de semana.

Galpão inaugurado no Centro de Aquicultura no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba

Terreno cedido por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFPI

Na oportunidade, foi apresentada uma propriedade que será cedida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para a UFPI, no município de Cajueiro da Praia-PI. O espaço será usado para a capacitação de produtores rurais da região com contribuições de pesquisas voltadas a agroecologia da UFPI, entre outras funções.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Segundo o Professor José Arimatéia, a cessão da propriedade e a inauguração do Galpão representam um passo importante para ampliar o crescimento da Universidade. "A nossa Instituição ganha em melhorar sua capacidade na geração de pesquisas e prestação de serviços à comunidade. A propriedade que será cedida à Universidade será utilizada na instalação de um centro de qualificação profissional. Oportunidade essa que leva a UFPI para além dos seus muros, chegando aqui na cidade de Cajueiro da Praia", destacou.

Diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho

A instalação do centro de capacitação em Cajueiro da Praia vai proporcionar aos trabalhadores rurais uma qualificação direcionada à agricultura e pesca sustentável. "Nós pretendemos montar uma escola com cursos direcionadas as áreas específicas, como por exemplo, Biologia, Engenharia de Pesca, entre outros cursos afins. É válido ressaltar que o centro não será apenas destinado aos alunos do Campus de Parnaíba, mas também aos estudantes dos outros quatro campus da UFPI", frisou o Diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho.

Prof. Josenildo de Souza

Durante a visita, foi inaugurado o Galpão de Hipofização Artificial de Espécies da Aquicultura, no Centro de Aquicultura do Campus. Inicialmente, o Galpão vai possibilitar o tratamento de animais com enfermidades, posteriormente seu uso será potencializado. "Dentro do novo galpão acontecerá o desenvolvimento de aulas práticas, seja para os nossos alunos, seja para os piscicultores e aquicultores da região. Nós também vemos a oportunidade de fazer a propagação artificial de espécies, reprodução animal de um modo geral", explicou o Professor Josenildo de Souza.

Edição Tribuna de Parnaíba / Fonte: Portal da UFPI

Nenhum comentário: