sexta-feira, 24 de março de 2017

Estrada irregular impede curso do Rio Marruás até a Lagoa do Portinho



Uma estrada vicinal construída irregularmente na região interiorana de Bom Princípio, vizinho a cidade de Parnaíba, está impedindo o curso natural do Rio Marruás até a Lagoa do Portinho. O rio é um dos principais afluentes da lagoa que mesmo com o inverno rigoroso na região, continua agonizando. Não foi feito nenhum estudo ambiental para a liberação da estrada que acaba passando por cinco pontos de onde a água fluiria normalmente até a lagoa. No entanto, com a construção, a água fica acumulada e por fim é absorvida pelo solo arenoso.
A barragem também irregular que havia sido notificada pelo Ministério Público continua a represar a água para o balneário, e agora com esse novo impedimento, a possível solução para aumentou o problema. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente recebeu a denúncia por parte de moradores da região e deverá protocolar uma ação junto ao órgão estadual que irá até a Prefeitura de Bom Princípio notificar os responsáveis pela construção da estrada.
A auditora de campo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Parnaíba (Semar), Waneska Vasconcelos, informou que na próxima semana uma equipe da Semar de Teresina acompanhará os técnicos locais até a Prefeitura de Bom Princípio para averiguar o caso junto aos responsáveis pela construção da estrada para que sejam tomadas as devidas providências.











Fonte: Edição Blog do Pessoa - Imagens Gleytwonei Miranda

Nenhum comentário: