sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

prefeitura de parnaiba nao tem recurso para combate a dengue

 para festa tem 


Mesmo que tímido, até o momento, o período chuvoso chegou a nossa região. Com isso, a necessidade de redobrar os cuidados com o lixo e com recipientes para não acumular água, um ambiente favorável para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Após um trabalho de prevenção da equipe de vigilância epidemiologia, larvas foram encontradas na manhã desta quinta-feira (15/02) no cemitério da Igualdade, onde é possível encontrar recipientes cheios de água e oferecendo risco.
Lixo no Bairro Pindorama com condições de acúmulo de água.
Recipiente acumulando água no cemitério da Igualdade, no Centro de Parnaíba.

Em Parnaíba, desde o início do ano de 2024 até hoje (15/02), foram registrados casos de dengue, pela Vigilância Epidemiológica, sendo 26 notificações com 16 casos confirmados, cinco descartados e cinco em andamento. Já referente à chikungunya houve quatro notificações com três casos descartados e um em andamento.

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue, tem evoluído e mesmo apresentado sintomas perigosos como hemorragia, até dores de barriga já foram registradas. É importante que a sociedade colabore na prevenção desta doença sazonal; pois é fácil achar na cidade de Parnaíba, lugares com condições de armazenamento de água, em meio ao lixo, resultado da negligência. Vítor Dourado, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses em Parnaíba, alerta que além das atenções de praxe, os cidadãos limpem bem e regularmente recipientes de água dos animais de estimação. Recipiente com água para gatos no cemitério da Igualdade.


A dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti se proliferam onde há descuido, irresponsabilidade, falta de educação e mesmo indiferença com a sociedade. Pois a dengue é um problema social.


Fonte: Portal Costa Norte

Um comentário:

Anônimo disse...

Como não tem se gastou milhões em festa de carnaval cambado de corruptos