O enjoo na gravidez está em 80% das mulheres grávidas. Causados pelo desequilíbrio hormonal, os enjoos matinais duram, em sua maioria, até a 16ª semana de gestação, mas podem se estender durante toda a gestação.
Um estudo divulgado pelo Instituto de Saúde Pública, da Noruega, descobriu que o mal-estar no período da manhã pode ser genético. Durante a pesquisa, os cientistas analisaram cerca de 500 mil nascimentos e perceberam que gestantes que possuem mães que enjoaram, tem três vezes mais chances de ter enjoo na gravidez. Além disso, fatores externos, ambientais e a própria alimentação interferem diretamente no bem-estar da grávida.
Mas, os enjoos não são exclusivamente matinais, eles podem ainda ser sentidos durante todo o dia: à tarde ou à noite. Porém, se a mulher vomitar muito, deve mediatamente procurar seu médico. Porque esse quadro, em excesso, pode gerar desidratação.
Não existem maneiras para evitar o mal-estar, mas para diminuir as chances das gravidaz terem enjoo na gravidez se pode seguir algumas dicas para diminuírem o desconforto:
Dicas para evitar/diminuir os sintomas de enjoo na gravidez
- Não fique muito tempo sem comer, principalmente pela manhã. Ao acordar, tome café e em seguida, escove os dentes. O enjoo pode aumentar com a água fria.
- Durante os intervalos das refeições, coma uma fruta;
- Coma alimentos ricos em carboidratos e proteínas;
- Coma a cada duas horas e tenha sempre à mão bolachas de água e sal;
- Durante as refeições não beba nada, isso dificulta a digestão;
- O enjoo pode piorar ao tomar vitaminas. Consulte seu médico se esse for seu caso;
- Evite as comidas fortes, com muita gordura e principalmente as frituras;
- Tomar iogurte, que é rico em vitamina B, reduz o enjoo;
- Limonada sem açúcar e bebidas frias e ácidas, ajudam a diminuir o mal-estar;
- Evite deitar após as refeições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário