quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DOAÇÃO


Ampliada rede de bancos de leite materno com mais 21 unidades

  

Ministério da Saúde anuncia criação de 21 unidades nas regiões norte e nordeste. Medida vai ampliar assistência principalmente a bebê prematuros. Neste sábado (1º) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano
Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano (1º de Outubro), o Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quinta-feira (29), a ampliação da rede de bancos de leite materno a partir da criação de mais 21 unidades e, ainda, a aquisição de 56 novos equipamentos de pasteurização. Essas estruturas serão direccionadas a localidades prioritárias do Norte e Nordeste, com o objectivo de atender a crescente demanda nestas regiões e manter os padrões de qualidade na captação e oferta do leite doado. O reforço na rede foi anunciado pela secretária-adjunta de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, durante o lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, na sede da Fundação Osvaldo Cruz (Fioruz), em Brasília.
 
 “Temos 203 bancos de leite em um país tão grande como o nosso, presentes em cada estado. Mas, continuamos trabalhando para priorizar a saúde da criança e da mulher, assim como estabelece a Rede Cegonha”, afirmou. “Agradecemos a todas as mães que doam leite, que contribuem para salvar a vida de tantos bebês”, concluiu a secretária-adjunta.  A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior e mais complexa do mundo. Atualmente são 203 bancos de leite e 106 postos de coleta implementados no país. E, continuamente, o governo federal investe na ampliação e modernização da capacidade dos bancos de leite e também na qualificação dos profissionais que atuam nesta área.

“Esses novos bancos de leite humano reafirmam o compromisso do Ministério da Saúde em investir na qualidade dos serviços prestados à população, e nesse caso específico, à mãe e ao bebê prematuro que dependem desse apoio”, destacou João Aprígio, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, vinculada à Fiocruz. Ele explicou ainda que, neste segmento, o Brasil possui uma posição de liderança no cenário internacional. “Exportamos este tipo de tecnologia para 23 países”, acrescentou Aprígio.
Por ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos; principalmente, àqueles que estão hospitalizados.
Luciana Gimenez
CAMPANHA –Com o slogan “Para você é leite. Para a criança é vida”, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (29), a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, que tem como madrinha a apresentadora Luciana Gimenez. “Me considero uma mãe de muita sorte, pois amamentei meus dois filhos. Sou consciente que o leite materno é muito importante para a saúde do bebê”, observou Gimenez, na ocasião do lançamento da campanha, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação como também aumentar o volume anual de leite humano coletado.
Por ano, cerca de 115 mil mães participam deste gesto de solidariedade e amor, que beneficia mais de um milhão de mulheres, gestantes e nutrizes que recorrem aos Bancos de Leite Humano em busca de apoio assistencial para amamentar diretamente seus filhos. Ações incentivadoras ao consumo de leite materno pelas crianças menores de dois anos contribuem para reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, que, além de ser um dos Objetivos do Milênio, é uma das principais metas da Rede Cegonha. A estratégia – lançada pela presidenta Dilma Rousseff em março deste ano, sob a coordenação do Ministério da Saúde – constitui-se em medidas direcionadas à melhoria da atenção à saúde da mulher e do bebê (até o segundo ano de vida da criança).
em parnaiba voce pode doar os vidros e o leite marterno no hospital marques basto na rua riachuelo centro 
MOBILIZAÇÃO -Outra novidade é que, a partir do próximo ano, a doação de leite humano ganhará uma data comemorativa internacional: 19 de maio. O Brasil propôs a criação deste dia e dá início a uma mobilização mundial a favor da valorização da doação de leite materno. A data foi definida em homenagem à assinatura da 1º Carta de Brasília. Este documento concentra os esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil e aponta as estratégias relacionadas aos bancos de leite humano para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
QUALIFICAÇÃO –Os 28 Centros de Referência Estaduais que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano utilizarão, a partir deste ano, uma ferramenta de gestão chamada BLH-WEB, que permite a certificação da qualidade dos bancos de leite. Este dispositivo traz, como diferencial, a possibilidade de monitoramento e avaliação das unidades bem como permite assessoria técnica remota em tempo real.  A ideia é que a utilização da BLH-WEB passe a ser utilizada por todos os 203 bancos de leite do país. A apresentação desta ferramenta consta da programação do III Encontro Nacional de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano.
SOLIDARIEDADE –O leite materno para os recém-nascidos (principalmente, os hospitalizados) é muito mais que um simples alimento, pois aumenta as chances de recuperação do bebê se a alimentação exclusiva com ele for possibilitada durante o período em que a criança está impossibilitada de ser amamentada pela mãe. Isto geralmente ocorre nos casos em que o bebê está internado em UTI neonatal.
contato com o banco de leite de sua cidade para receber o frasco esterilizado, no qual depositará o leite. Depois disso, deverá manter o frasco no congelador ou freezer e aguardar que uma equipe vá à casa dela para o recolhimento do leite doado. Em algumas cidades, os bancos de leite humano realizam parcerias com outros órgãos para a coleta do leite doado.

piada?

Domínio feminino: Mulheres poderão oficialmente ter dois maridos

Lei que permite mulher se casar com dois homens foi aprovada com os votos das mulheres no Congresso, que são maioria


Em 2016 a mulher poderá casar-se oficialmente com dois homens. A novidade foi aprovada no congresso e sancionada pelo presidente, ontem (26 de setembro de 2015). 360 mulheres parlamentares votaram a favor; 42 homens votaram contra. Uma vez que o numero de mulheres dominam o congresso nacional, o projeto foi aprovado com maioria absoluta.

A estudante de Administração de Casa, Gabriela Gouveia, disse que esta Lei veio em boa hora. “Vou me casar com dois homens, um rico e um bom na cama, porque encontrar os dois em um só é impossível”, disse.

A Lei gerou protestos e bate boca no Congresso Nacional. Os homens não querem dividir a mulher com outro homem dentro da mesma casa. Mas uma parlamentar rebateu: “Deixem de bobagem, vocês, homens, já dividem suas mulheres com outros, só que agora será legalizado”, disse a senadora autora do Projeto de Lei.



 
 Lei que permite mulher se casar com dois homens foi aprovada com os votos das mulheres no Congresso, que são maioriafonte: g17 não e verdade

motorista bebado

Na tarde desta quinta-feira (29) por volta das 16:30h um Fusca de placa LWI – 0108 invadiu um estabelecimento comercial  na Av. Dr. João Silva Filho nas imediações do posto de policia. O condutor Marcos Junior da Silva Meneses, estava visivelmente embriagado.
O condutor do fusca disse que foi desviar de uma mulher quando perdeu a direção do veìculo e adentrou a farmácia.
O proprietário do estabelecimento José Airton disse à nossa reportagem que abriu a farmácia há menos de um mês e que toda papelada referente à mesma, esta sob parecer dos órgãos responsáveis, inclusive o seguro.
Segundo populares o fusca de cor bege, seguia no sentido Av. Pinheiro ao Conj. Betania, quando invadiu a farmácia que fica do outro lado da Av. Dr. João Silva Filho. As autoridades policias estiveram no local, registrando o ocorrido e segundo os Policiais do DETRAN, o condutor do veiculo não apresentou nem sua documentação pessoal, falou apenas que reside no Bairro Planalto N° 5880.
Marcos foi conduzido para a Central de Flagrantes à disposição das autoridades.

afogamento no Tabuleiros Litorâneos

Canal dos 
Giovani de Carvalho Sousa, 41 anos, morreu na manhã de ontem (28) no canal dos Tabuleiros Litoraneos, zona rural  de Parnaíba. Segundo informações obtidas, a vítima foi ao local para tirar caju e resolveu tomar banho no canal segurando numa corda.
O homem não sabia nadar e por descuido se afogou. Giovani morava no KM 16. Após o acontecido, o corpo foi resgatado e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA.
fonte pro parnaiba

Homem cai de caminhão e fica gravemente ferido




Um homem ainda não identificado ficou gravemente ferido após cair de um caminhão F-4000 na noite desta quarta-feira (28), no Bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba.

O Acidente aconteceu no cruzamento das Ruas Desembargador Freitas com a Jaicós no Bairro Nova Parnaíba.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e prestou socorro a vítima que estava gravemente ferida foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Semáforo para pedestres recém implantado pela prefeitura virou ponto de acidente



Garupeira de uma das motos, ficou ferida em decorrência da colisão

Os novos sinais comunicando a passagem de pedestres implantados na avenida São Sebastião, pela prefeitura de Parnaíba, que parecem mais com enfeites natalinos, teve seu primeiro acidente registrado pela reportagem, na noite desta quinta-feira, por volta das 19hs 45, em frente ao Campus da Ufpi.

O BPTRAN, não registrou o fato em decorrência de chegar ao local após a retirada dos feridos pelo serviço de urgência do Samu, enquanto a outra moto envolvida no acidente seguiu em caminho desconhecido.
 Paramédicos do Samu socorrendo uma das vítimas
 Condutor de uma das motos socorrido pelo Samu

Moto bros de cor preta, placa NHZ, 4237 - Parnaíba-PI, envolvida no acidente

Bandido é preso em tentativa de assalto em Parnaíba

Elemento é preso após tentativa de assalto a residência do empresario Hot Dog Gasparzinho

Zezim não deu sorte na empreitada e se encontra recolhido na central de flagrantes no bairro São Benedito

Por volta das 17hs 30 de hoje, (29), os elementos José de Fátima Nunes da Silva, o Zezim, residente a rua Nova, no Bairro Santa Luzia, e um outro ainda desconhecido, invadiram uma residência na Avenida Capitão Claro, próximo ao Senai, centro da cidade. A dupla foi flagrada pelo proprietário da casa, onde conseguiu segurar José de Fátima, enquanto o outro escapou do cerco.

Em seguida, Zezim conseguiu sair da arapuca e partiu na fuga indo em direção a Rua Josias de Morais, no Bairro Nova Parnaíba, que foi pego na perseguição por populares. Uma patrulha da PM, comandada pelo sargento Do Vale, chegou ao local e prendeu o elemento, o conduzindo para a central de flagrantes no Bairro São Benedito.
Imagens abaixo flagradas pelo celular de Chico Lobo
 Elemento seguro pelo irmão do empresário Gasparzinho
 Viatura da PM chegando ao local
 Já dominado, Zezim bradava que era inocente
Na ocasião, José de Fátima portava uma faca, conseguindo dispensa-la no ato da fuga para livra-lo do flagrante, mas recuperada por populares e entregue a polícia.

Maré Alta: Mar avança no litoral piauiense e causa prejuízos a comerciantes

fonte ; acesso 343

Maré Alta na Praia do Arrombado
No tarde desta quarta-feira, dia 28/09, por volta das 15 horas teve início uma maré alta no litoral piauiense que causou prejuízos a comerciantes e moradores. A maré alta deixou todos muito preocupados nas praias do Arrombado, Maramar, Macapá e Coqueiro.

A reportagem  percorreu parte do litoral do Piauí e pôde verificar a destruição e os prejuízos causados pela “revolta das águas do mar”.

A visita as praias foi iniciada pelo Arrombado, lá as águas do mar invadiram a área de praia de forma leve, não atingindo os bares. O comerciante Miguel da Silva, proprietário do Bar O Miguel disse “que a maré não foi tão agressiva e que o perigo seria se ela tivesse vindo cavando o chão”.

Na praia do Maramar a maré alta não chegou a causar danos materiais aos donos de bares. No Macapá a maré invadiu as barracas de palha que que ficam em frente ao bar e restaurante Chico Izaura e o quintal de uma residência que fica ao lado do referido bar.

Francisco das Chagas de França, conhecido popularmente por Chico Izaura, de 63 anos, comerciante a 20 anos, disse que “as marés altas já destruíram campo de futebol, chafariz, asfalto, residências e bares desde 1992, falou também que já perdeu 4 bares com as marés e corre o risco de perder o 5º.

Na praia do Coqueiro a maré invadiu a área das barracas de bares dos comerciantes Alberto, Zé Caetano, Gonzaga, Faísca e Carlão. No restaurante Alô Brasil o proprietário Francisco das Chagas Araújo, conhecido popularmente por “Novo”, mandou colocar 300 sacos com areia em frente as barracas para evitar a destruição das mesmas.

Na frente das residências dos empresários Onofre Filho e Virgílio Machado na praia do Coqueiro foram colocados aproximadamente 3 mil sacos com areia para contenção das águas do mar.

Praia do Arrombado




Praia do Maramar




Praia do Macapá









Praia do Coqueiro







Seleção do Brasil vence Superclássico contra a Argentina Brasil aproveita Argentina enfraquecida, bate 1º grande com Mano e é campeão Imprimir Seleção do Brasil vence Superclássico contra a Argentina Imprimir Compartilhar no Orkut Texto: A- A+ O Brasil de Mano Menezes enfim venceu um grande do futebol. Nesta quarta-feira, em um Estádio do Mangueirão eufórico com a presença principalmente de Neymar, a Seleção derrotou a Argentina por 2 a 0 em Belém e, além de conquistar o título do Superclássico das Américas, deu ao treinador fôlego para a sequência do seu trabalho que até a partida de hoje não contava com nenhuma vitória contra um grande centro futebolístico. Lucas, titular pela primeira vez com Mano, mudou a cara do time e ainda fez o primeiro gol da vitória no segundo tempo. O fim da sina refletida na queda para o sétimo lugar do ranking da Fifa veio em um clássico esvaziado pelas estrelas dos dois países que atuam na Europa. Em campo, a superioridade econômica do futebol brasileiro, que permite a manutenção de promissores, prevaleceu diante de um rival muito enfraquecido. Nenhum jogador que atua na Argentina foi convocado para as Eliminatórias, enquanto que o Brasil tem as presenças constantes de Lucas, Ronaldinho, Neyma, entre outros. E foram justamente as jovens estrelas que desequilibraram a partida. Escalado pela primeira vez como titular, Lucas mudou o time brasileiro, com verticalidade e objetividade que compensaram o excesso de individualismo em algumas jogadas. Além de marcar o primeiro gol, criou as melhores chances e protagonizou um jogo definido aos 29 min do segundo tempo, quando Neymar fez o segundo e matou a Argentina. O Brasil entrou em campo com quatro mudanças em relação ao jogo em Córdoba, mas uma em especial mudou totalmente a cara da Seleção e do jogo. Lucas foi o jogador mais participativo do primeiro tempo e, ao mesmo tempo em que abusou de jogadas individuais em alguns momentos, em outros criou oportunidades, deu outra movimentação ao time e ajudou o primeiro tempo a ser muito mais agitado do que toda a partida na Argentina. Ao todo, Lucas tentou seis dribles, acertou quatro e errou dois. Sofreu com faltas não marcadas e criou a melhor chance brasileira, aos 37min, ao passar no meio de dois argentinos e deixar Borges livre para um cruzamento que passou a centímetros do pé de Neymar. Borges, aliás, parecia um pouco ansioso com a pressão de ser o substituto de Leandro Damião com a camisa 9 verde e amarela. O atacante do Santos, apesar de não contar com a sorte na maioria dos lances brasileiros, até que mantinha boa movimentação no setor ofensivo, mas esbarrava em seu próprio posicionamento em algumas jogadas. Seu companheiro de clube Neymar, por sua vez, infernizou a defesa argentina. Deu um drible da vaca (meia-lua) em Papa, o mesmo que levou uma lambreta em Leandro Damião em Córdoba, mas foi menos objetivo que Lucas. A cada toque na bola os gritos femininos se sobressaiam no estádio lotado, ainda mais quando aos 12min exigiu boa defesa de Orion. Com o Brasil mais solto em campo, mas com a Argentina mais firme na marcação, a bola parada surgiu como opção para tirar o zero do placar. Mas Ronaldinho não estava inspirado. Errou três tentativas, duas por muito, e ainda deixou o primeiro tempo com dores na virilha após outro arremate falho, desta vez de fora da área. Com menos posse de bola do que o rival, a Argentina preocupou-se mais em defender do que em arriscar. Quando aparecia no ataque, explorava o lado direito brasileiro, por onde Danilo mais uma vez esteve inseguro. A melhor chance veio em uma falta alçada na área que terminou com uma cabeçada à direita de Jefferson. Montillo e Guiñazú, chamados apenas para este jogo, pouco apareceram e Canteros teve uma atuação segura e destacada à frente da zaga. O Brasil voltou com a mesma postura no segundo tempo e foi para cima da Argentina ainda no início da etapa complementar. Logo no minuto inicial, o lateral-direito Danilo ensaiou "jogada santista" pela direita, ao tabelar com Neymar, passar pela marcação e alçar bola na cabeça de Borges, mas Órion se antecipou e praticou a defesa. Na sequência, a Seleção manteve o domínio do toque de bola em busca de espaços no setor defensivo argentino, e justamente assim chegou ao gol: após uma linda triangulação que começou no meio de campo. Cortês tocou para Borges, que ajeitou para Danilo dar uma espetacular enfiada de bola para Lucas. O são-paulino correu mais que a zaga, avançou com a bola e bateu com firmeza, no canto direito de Órion. A partir daí, o Brasil tomou gosto pelo jogo. Neymar rebolava, dava drible da vaca e passava o pé em cima da bola diante de dois ou três marcadores, Ronaldinho arriscava uma finta mais ousada no meio de campo e Bruno Cortês deixava Guiñazu no chão em jogada individual pela lateral. E, dos pés do botafoguense quase a Seleção ampliou, mas ninguém apareceu para desviar seu chute cruzado, aos 18min. O excesso de firulas do Brasil, aliás, rendeu o primeiro cartão amarelo da partida para a Argentina, aos 25min. Desábato irritou-se com as inúmeras brincadeiras de Neymar com a bola - no lance em questão, por exemplo, o santista pedalou e tentou novo drible da vaca - e deu-lhe um carrinho por trás. Em seguida, ainda reclamou de maneira efusiva com o uruguaio Jorge Larrionda. O show brasileiro renderia o segundo gol instantes depois. Cortês, que fazia partida excepcional, puxou contra-ataque sozinho, penetrou o sistema defensivo argentino e deu bela enfiada de bola nos pés de Diego Souza. O vascaíno, que tinha acabado de entrar na vaga de Lucas, viu Neymar passar no meio da área por trás da marcação, tocou rasteiro e apenas assistiu ao camisa 11 desviar para o fundo das redes. A partir daí, Mano mandou Fred a campo, trocou o consagrado Cortês por Kléber e a Seleção só passou a administrar a posse de bola nos minutos finais. Empolgada, a torcida paraense fazia a "ola" e festejava de maneira empolgante no Mangueirão, apenas aguardando o apito final do árbitro que rendeu ao técnico Mano Menezes seu primeiro triunfo diante de um grande centro de futebol do planeta. E, é claro, o título da Copa Roca no Superclássico das Américas.

Seleção do Brasil vence Superclássico contra a Argentina

Brasil aproveita Argentina enfraquecida, bate 1º grande com Mano e é campeão

Imprimir Seleção do Brasil vence Superclássico contra a Argentina Imprimir Compartilhar no Orkut     Texto: A- A+
O Brasil de Mano Menezes enfim venceu um grande do futebol. Nesta quarta-feira, em um Estádio do Mangueirão eufórico com a presença principalmente de Neymar, a Seleção derrotou a Argentina por 2 a 0 em Belém e, além de conquistar o título do Superclássico das Américas, deu ao treinador fôlego para a sequência do seu trabalho que até a partida de hoje não contava com nenhuma vitória contra um grande centro futebolístico. Lucas, titular pela primeira vez com Mano, mudou a cara do time e ainda fez o primeiro gol da vitória no segundo tempo.




O fim da sina refletida na queda para o sétimo lugar do ranking da Fifa veio em um clássico esvaziado pelas estrelas dos dois países que atuam na Europa. Em campo, a superioridade econômica do futebol brasileiro, que permite a manutenção de promissores, prevaleceu diante de um rival muito enfraquecido. Nenhum jogador que atua na Argentina foi convocado para as Eliminatórias, enquanto que o Brasil tem as presenças constantes de Lucas, Ronaldinho, Neyma, entre outros.


E foram justamente as jovens estrelas que desequilibraram a partida. Escalado pela primeira vez como titular, Lucas mudou o time brasileiro, com verticalidade e objetividade que compensaram o excesso de individualismo em algumas jogadas. Além de marcar o primeiro gol, criou as melhores chances e protagonizou um jogo definido aos 29 min do segundo tempo, quando Neymar fez o segundo e matou a Argentina.




O Brasil entrou em campo com quatro mudanças em relação ao jogo em Córdoba, mas uma em especial mudou totalmente a cara da Seleção e do jogo. Lucas foi o jogador mais participativo do primeiro tempo e, ao mesmo tempo em que abusou de jogadas individuais em alguns momentos, em outros criou oportunidades, deu outra movimentação ao time e ajudou o primeiro tempo a ser muito mais agitado do que toda a partida na Argentina.


Ao todo, Lucas tentou seis dribles, acertou quatro e errou dois. Sofreu com faltas não marcadas e criou a melhor chance brasileira, aos 37min, ao passar no meio de dois argentinos e deixar Borges livre para um cruzamento que passou a centímetros do pé de Neymar.


Borges, aliás, parecia um pouco ansioso com a pressão de ser o substituto de Leandro Damião com a camisa 9 verde e amarela. O atacante do Santos, apesar de não contar com a sorte na maioria dos lances brasileiros, até que mantinha boa movimentação no setor ofensivo, mas esbarrava em seu próprio posicionamento em algumas jogadas.




Seu companheiro de clube Neymar, por sua vez, infernizou a defesa argentina. Deu um drible da vaca (meia-lua) em Papa, o mesmo que levou uma lambreta em Leandro Damião em Córdoba, mas foi menos objetivo que Lucas. A cada toque na bola os gritos femininos se sobressaiam no estádio lotado, ainda mais quando aos 12min exigiu boa defesa de Orion.


Com o Brasil mais solto em campo, mas com a Argentina mais firme na marcação, a bola parada surgiu como opção para tirar o zero do placar. Mas Ronaldinho não estava inspirado. Errou três tentativas, duas por muito, e ainda deixou o primeiro tempo com dores na virilha após outro arremate falho, desta vez de fora da área.


Com menos posse de bola do que o rival, a Argentina preocupou-se mais em defender do que em arriscar. Quando aparecia no ataque, explorava o lado direito brasileiro, por onde Danilo mais uma vez esteve inseguro. A melhor chance veio em uma falta alçada na área que terminou com uma cabeçada à direita de Jefferson. Montillo e Guiñazú, chamados apenas para este jogo, pouco apareceram e Canteros teve uma atuação segura e destacada à frente da zaga.




O Brasil voltou com a mesma postura no segundo tempo e foi para cima da Argentina ainda no início da etapa complementar. Logo no minuto inicial, o lateral-direito Danilo ensaiou "jogada santista" pela direita, ao tabelar com Neymar, passar pela marcação e alçar bola na cabeça de Borges, mas Órion se antecipou e praticou a defesa.


Na sequência, a Seleção manteve o domínio do toque de bola em busca de espaços no setor defensivo argentino, e justamente assim chegou ao gol: após uma linda triangulação que começou no meio de campo. Cortês tocou para Borges, que ajeitou para Danilo dar uma espetacular enfiada de bola para Lucas. O são-paulino correu mais que a zaga, avançou com a bola e bateu com firmeza, no canto direito de Órion.


A partir daí, o Brasil tomou gosto pelo jogo. Neymar rebolava, dava drible da vaca e passava o pé em cima da bola diante de dois ou três marcadores, Ronaldinho arriscava uma finta mais ousada no meio de campo e Bruno Cortês deixava Guiñazu no chão em jogada individual pela lateral. E, dos pés do botafoguense quase a Seleção ampliou, mas ninguém apareceu para desviar seu chute cruzado, aos 18min.


O excesso de firulas do Brasil, aliás, rendeu o primeiro cartão amarelo da partida para a Argentina, aos 25min. Desábato irritou-se com as inúmeras brincadeiras de Neymar com a bola - no lance em questão, por exemplo, o santista pedalou e tentou novo drible da vaca - e deu-lhe um carrinho por trás. Em seguida, ainda reclamou de maneira efusiva com o uruguaio Jorge Larrionda.


O show brasileiro renderia o segundo gol instantes depois. Cortês, que fazia partida excepcional, puxou contra-ataque sozinho, penetrou o sistema defensivo argentino e deu bela enfiada de bola nos pés de Diego Souza. O vascaíno, que tinha acabado de entrar na vaga de Lucas, viu Neymar passar no meio da área por trás da marcação, tocou rasteiro e apenas assistiu ao camisa 11 desviar para o fundo das redes.


A partir daí, Mano mandou Fred a campo, trocou o consagrado Cortês por Kléber e a Seleção só passou a administrar a posse de bola nos minutos finais. Empolgada, a torcida paraense fazia a "ola" e festejava de maneira empolgante no Mangueirão, apenas aguardando o apito final do árbitro que rendeu ao técnico Mano Menezes seu primeiro triunfo diante de um grande centro de futebol do planeta. E, é claro, o título da Copa Roca no Superclássico das Américas.

Polícia reproduz percusso feito por Fernanda para cronometrar tempo

CASO FERNANDA

Fernanda morreu da queda do prédio; veja toda reconstituição

RECONSTITUIÇÃO: Na simulação, Fernanda ficou por 10 minutos na avenida João XXIII até entrar sozinha na obra.

Imprimir Fernanda morreu da queda do  prédio; veja toda reconstituição Imprimir Compartilhar no Orkut     Texto: A- A+
Fotos: Yala Sena

A reconstituição do crime de Fernanda Lages confirmou a hipótese de que a estudante de Direito morreu da queda de uma altura de 27 m da cobertura do prédio do Ministério Público Federal. A Polícia fez três simulações: uma com ela se jogando sozinha, com uma pessoa do seu lado e a última com duas pessoas jogando Fernanda. 


Atualizada às 7h40min

O restaurante Pernambuco foi fechado às 3h da manhã desta quinta-feira (29) para a reconstituição do caso Fernanda Lages. Policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial - Rone - isolaram a rua Gabriel Ferreira no cruzamento com a avenida Miguel Rosa, zona Norte de Teresina, para o trabalho dos investigadores. O local foi o último dos três visitados pela estudante de 19 anos na madrugada de 25 de agosto antes de ser achada morta na obra da Procuradoria Geral da República. O trabalho é um dos últimos necessários para desvendar o mistério que domina a capital há um mês.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A reconstituição começou por volta de 4h20min é comandada pelo delegado Paulo Nogueira, da Comissão Investigadora do Crime Organizado - Cico -, que preside o inquérito. Os promotores Eliardo Cabral, Ubiraci Rocha e Benigno Filho, designados pelo Ministério Público do Piauí para acompanhar o caso, também se fizeram presentes. Ainda foram ao local o advogado da família de Fernanda, Lucas Villa, o secretário estadual de Segurança Pública, Raimundo Leite, e o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra.



Seis pessoas que estavam com Fernanda no Pernambuco horas antes do crime foram colaborar com a reconstituição, enquanto uma policial do Rone vestida de preto e com sapatos vermelhos interpretou Fernanda Lages Veras. São dois rapazes e quatro mulheres que ocuparam duas mesas do bar. O delegado Paulo Nogueira explicou que a reconstituição é importante para saber se os horários batem com o que foi dito pelas testemunhas, além de servir como acareação do grupo de amigos. De acordo com o delegado, há contradições nos depoimentos que precisam ser esclarecidas. 


Para o promotor Eliardo Cabral, "É ver de novo, repetir, trilhar o mesmo caminho que ela percorreu para renovar os fatos e extrair mais conhecimentos". O promotor Ubiraci Rocha acrescenta que o trabalho ajuda a visualizar a cena do crime. "Você tem uma visão mais nítida do espaço antes dela ser morta", declarou.

O secretário de Segurança, Raimundo Leite, informou que a reconstituição não precisa do laudo encomendado a um instituto da Paraíba, que deve chegar nesta sexta-feira a Teresina. O trabalho é realizado apenas com os dados da perícia e do Instituto Médico Legal. 

Despedida no bar


A reconstituição foi pensada com riqueza nos detalhes. Desde o horário da chegada das duas últimas amigas ao Pernambuco até mesmo ao carro da estudante, um Novo Uno preto de placa NIX-2494, levado ao local pela polícia. E enquanto as últimas horas de Fernanda Lages em vida eram encenadas, os passos do vigia na obra da Procuradoria Regional da República também eram repetidos. Para tanto, o trecho da avenida João XXIII entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - Dnit - e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal foram interditados pelo Rone.


Por volta de 5h05min, a polícia refez a despedida de Fernanda do restaurante. A jovem que interpreta a estudante foi até o carro na esquina das ruas Gabriel Ferreira e Tiradentes acompanhada de uma moça e um rapaz. Eles conversaram um pouco e se despediram. O veículo deu marcha ré e depois seguiu pela contramão na Gabriel Ferreira até a avenida Miguel Rosa, por onde Fernanda teria ido até encontrar a rua Coelho de Resende, a avenida Frei Serafim e enfim a avenida João XXIII. 

Reconstituição na obra


A última imagem de Fernanda obtida pela polícia foi gravada por volta de 5h25min, na pista de baixo da avenida João XXIII. O carro da jovem chegou às 5h30min no local e ficou parado por volta de 10 minutos, com som do rádio ligado em volume alto. O segurança de uma concessionária em frente declarou à polícia ter sido esse o tempo passado por ela até entrar na obra. Neste momento da reconstituição, os dois lados da avenida foram interditados. O momento da entrada foi feito duas vezes. A moça abre o portão e entra sozinha. 

A imprensa não obteve acesso ao prédio da Procuradoria durante a reconstituição. 


Às 6h46min, a polícia fez duas simulações da queda de Fernanda. No sexto andar, a cobertura do prédio em obras da futura sede da Procuradoria da República, a altura chega a 27 metros. A jovem que interpresa a vítima chegou a colocar um dos pés no peitoril. Na primeira simulação, a jovem está sozinha. Na segunda, outras duas pessoas a seguram pelo braço, como se a empurrassem.

Incidentes
Na região do bar Pernambuco, uma pessoa foi presa por invadir a área de reconstituição e resistir ao pedido dos policiais para que saísse. O carro do rapaz, um Celta, foi rebocado. Também foi registrado um acidente nas imediações. Vários veículos passaram pelo local com velocidade reduzida para olhar o que acontecia. 


Ampliada às 7h07min
Aguarde mais informações

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com