terça-feira, 25 de outubro de 2011

Incêndio dura 4h e destrói todo prédio da Secretaria de Saúde


Prédio também abrigava Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ameaça de fogo na Sefaz foi extinta.

Ampliada às 23h45min

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite desta segunda-feira (24) todo o bloco da Secretaria Estadual de Saúde no Centro Administrativo, que concentra órgãos do Governo do Estado na zona Sul de Teresina. O fogo iniciou por volta das 18h30 e só foi controlado por volta das 22h40.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

No primeiro andar e em parte do segundo funcionava a Secretaria de Saúde. Também no segundo estavam a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologico. Alguns funcionários estavam no local e precisaram sair. No entanto, ninguém ficou ferido.

Segundo o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, um vigia informou ter visto o fogo começar no setor de tecnologia, no segundo andar. 

Por volta de 22h, o Corpo de Bombeiros anunciou que parte do incêndio foi controlado e o risco de propagação para a Secretaria de Fazenda foi afastado. 


Por volta de 20h15min, o governador Wilson Martins chegou ao local para acompanhar o trabalho dos bombeiros, ao lado da secretária de Saúde e esposa Lilian Martins. Bastante abalada, ela chorava muito. O secretário de Governo, Wilson Brandão, também está no local. 

O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, lamentou o incêndio e declarou que se trata da "memória, história e documentos importantes sendo perdidos".


O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, foi até o local do incêndio representando o prefeito Elmano Férrer (PTB) para se solidarizar com a secretária Lilian Martins. "É uma perda inominável. É uma tragédia terrível. Todo o banco da saúde foi destruído".

O comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Bezerra dos Santos, confirmou que este foi o maior incêndio dos últimos anos em Teresina. Ele destacou a dificuldade dos brigadistas em função do material bastante inflamável no local e que a presença da escada magirus foi fundamental no combate às chamas. Bombeiros de folga foram chamados para ajudar. 

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros foi deslocado para o local. Até 20h50, só no terceiro andar o incêndio havia sido controlado e as chamas ainda eram vistas nos pavimentos inferiores. O esforço foi concentrado para impedir a propagação das chamas para o prédio ao lado, o da Secretaria de Fazenda. 

Por volta de 21h, o governador obteve informações Corpo de Bombeiros de que aos poucos a possibilidade do fogo atingir a secretaria de Fazenda era controlada. Wilson Martins declarou que a Sefaz é o coração do Estado e demonstrou muita preocupação com a chance de incêndio no prédio.

A chefe de gabinete Silvana Castro (foto acima) foi uma das últimas funcionárias a sair do prédio. Ela estava de plantão e saiu correndo com o início das chamas.

Os brigadistas encontram problemas para reabastecer os carros. Não há hidrantes no Centro Administrativo e os veículos precisam se deslocar para a avenida Pedro Freiras e o posto da companhia Cosme e Damião (Codam), da Polícia Militar, para buscar mais água. 

Três veículos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, inclusive com a escada magirus. Antes, a Eletrobrás Piauí desligou o fornecimento de energia na região. Há muito fogo no local e barulho de objetos caindo. Policiais Militares, inclusive das Rondas Ostensivas de Natureza Especial - Rone - foram acionados para isolar a área.


fonte: Yala Sena (flash do local)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: