Milhares de besouros estão tomando as casas e as ruas do município.
Milhares de besouros estão tomando as casas e as ruas da cidade de São João do Piauí. O fenômeno pode ser o resultado da eliminação de sapos causada pela poluição do principal rio da cidade, o rio Piauí, que elimina a fase aquática da vida dos anfíbios.
Fotos: Portal Sanjoanense
O professor de Biologia da Uespi, Paulo Lopes, que é sanjoanense, explicou que um fenômeno parecido ocorreu há dois anos. “Em 2009, essa proliferação de insetos aconteceu. No ano passado, não foi tão forte, mas voltou este ano. Provavelmente isso acontece porque a população de sapos, que são os maiores predadores deste inseto, caiu”, pontua.
Uma das possibilidades é que o nível de poluição do rio Piauí esteja muito elevado impedindo o desenvolvimento dos girinos. “O anfíbio é um dos animais mais sensíveis à poluição porque a pele dele absorve o que está na água e ele acaba não resistindo”, pontua.
O professor diz ainda que o leito do rio Piauí está enfraquecido por conta do açude Jenipapo que dificulta a liberação do fluxo de água para o rio, impedindo que este fique mais caudaloso. Isso, somado à vegetação e o esgoto domiciliar que ocupam o leito, dificulta a vida dos batráquios predadores do besouro.
Besouro
O professor afirma que a espécie do besouro elimina uma espécie de álcool bastante malcheiroso e que, em contato com a pele humana, pode causar queimaduras semelhantes à do potó.
Carlos Lustosa Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário