MOMENTO COM DEUS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto prevê desvio do rio Parnaíba para combater seca no Piauí

As águas seriam usada para perenizar os rios Longá e Maratauã.

 
Um projeto do deputado federal Hugo Napoleão (PSD), apoiado na Assembleia Legislativa do Piauí por Antônio Felix (PPS), prevê o desvio de águas do rio Parnaíba na tentativa de perenizar os rios Longá e Maratauã no combate à seca que assola a região norte do Piauí.


 
“Tentaram viabilizar esse projeto anos atrás e não deu certo. As retiradas de água seriam realizadas apenas quatro ou cinco vezes porano. Seria retirado apenas 5% do volume do Parnaíba na tentativa de perenizaros outros dois rios”, disse Antônio Felix.
Ainda segundo o parlamentar, o projeto não trata de uma transposição e não prejudicaria o rio Parnaíba. O recurso seria utilizado para consumo humano, além de ser investido na pecuária e na agricultura pelointerior do Piauí.




“Cerca de 30 municípios seriam beneficiados como União, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Barras, Batalha e Luzilândia. Estamos viabilizandoainda uma parceria técnica com o CREA Piauí, o Dnocs e a Codevasf para aelaboração projeto”, informa o parlamentar.

Os recursos para a pesquisa de viabilidade do projeto foram garantidos em Brasília através do Programa de Aceleração do Crescimento dasÁguas, o PAC das Águas. Além da necessidade de material e mão-de-obra, será verificado no estudo o impacto social da medida.

Participação do CREA PiauíO Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado será responsável pela execução do projeto. Os recursos já estão na Codevasf, mas o CREA é quem ficará responsável pela contratação de técnicos para atuar noprojeto.

“A Codesvaf não pode executar sozinha. Fizemos parceria para formalizar o projeto de desvio do rio. Há tempos o Dnocs fez um estudo informal sobre essa possibilidade. No projeto estarão envolvidos engenheiros civis, de pesca, agrônomo, geólogo,  entre outros profissionais”, conta o assessor do CREA, Paulo Chaves.
fonte:
Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário